Jump to content

Rio pode ser a primeira cidade a receber o A380

jambock

Recommended Posts

Meus prezados:

O Galeão pode ser o primeiro aeroporto da América do Sul a receber o Airbus A380-800 e o Boeing 747-8, as maiores aeronaves do mundo. A Air France já demonstrou interesse em usar o modelo A380, com capacidade para até 853 passageiros, na rota Paris-Rio. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) elevou o patamar do Aeroporto Internacional Tom Jobim para o nível 10, categoria mais alta no combate a incêndios.

Fonte: Thalita Cardoso para o site MERCADO E EVENTOS (RJ) 22 nov 2014

• Replies 122
  • Created
  • Last Reply

Meus prezados:

O Galeão pode ser o primeiro aeroporto da América do Sul a receber o Airbus A380-800 e o Boeing 747-8, as maiores aeronaves do mundo. A Air France já demonstrou interesse em usar o modelo A380, com capacidade para até 853 passageiros, na rota Paris-Rio. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) elevou o patamar do Aeroporto Internacional Tom Jobim para o nível 10, categoria mais alta no combate a incêndios.

Fonte: Thalita Cardoso para o site MERCADO E EVENTOS (RJ) 22 nov 2014

O 748 já voa para GRU. Ou então a jornalista se referia a operações simultâneas...

Seria interessante mesmo se a AF operasse um voo unico com A380 no RIO para CDG .

Não seria tão interessante não..

Primeiro porque o Lounge da AF no GIG não tem capacidade para 1 A380 da AF, mais o B777 da KLM, mais o A333 da Alitalia (ainda bem que a Delta está em outro terminal e a Aerolineas só opera com avioes menores).

Segundo porque você reduz as possibilidades de conexões, tanto em CDG quanto no GIG (ter dois vôos diários é bem mais interessante).

Trocar dois vôos diários por um A380 só se justifica em termos de custos para a AF e pelo fato de invevitabelmenfe passarmos a ter a La Première.

Eu particularmente prefiro ter 2x B777 diários. Um com três classes e um com quatro classes.

Não seria tão interessante não..

Primeiro porque o Lounge da AF no GIG não tem capacidade para 1 A380 da AF, mais o B777 da KLM, mais o A333 da Alitalia (ainda bem que a Delta está em outro terminal e a Aerolineas só opera com avioes menores).

Segundo porque você reduz as possibilidades de conexões, tanto em CDG quanto no GIG (ter dois vôos diários é bem mais interessante).

Trocar dois vôos diários por um A380 só se justifica em termos de custos para a AF e pelo fato de invevitabelmenfe passarmos a ter a La Première.

Eu particularmente prefiro ter 2x B777 diários. Um com três classes e um com quatro classes.

Lounge é coisa fácil de resolver. Ainda mais que a tendência é o A380 operar no T2.

Mas são detalhes operacionais... o pior é a pista, pátio e incêndio, e os tres estão OK.

Que justamente é o que farão em GRU ano que vem.

Acho que o GIG poderia ter o A332 + B77W com F, já que cairá para 4F, e com a executiva nova.

Que justamente é o que farão em GRU ano que vem.

Acho que o GIG poderia ter o A332 + B77W com F, já que cairá para 4F, e com a executiva nova.

SQ-GRU,

Que eu saiba GRU mantém o 77W + 772 com 4 classes em ambos diariamente.

Interessante essa discussão. Significa então que o A380 faz sentido apenas em rotas muito demandadas e com restrição de slot, de resto o 777 é competitivo em custo e possibilita maior flexibilidade operacional?

Interessante essa discussão. Significa então que o A380 faz sentido apenas em rotas muito demandadas e com restrição de slot, de resto o 777 é competitivo em custo e possibilita maior flexibilidade operacional?

Não sei se o CASK do A380 é maior que o B77W, mas o A380 foi concebido para aeroportos congestionados e com restrições de slot ou bilateral. No caso da AF, ela sempre mandava suas maiores aeronaves para GIG, pois era uma das únicas que faziam diariamente GIG-Europa. Não sei os horários da AF no GIG, mas se tiverem 2 vôos com menos de 2-3h de diferença, é melhor mandar o A380.

Não sei se o CASK do A380 é maior que o B77W, mas o A380 foi concebido para aeroportos congestionados e com restrições de slot ou bilateral. No caso da AF, ela sempre mandava suas maiores aeronaves para GIG, pois era uma das únicas que faziam diariamente GIG-Europa. Não sei os horários da AF no GIG, mas se tiverem 2 vôos com menos de 2-3h de diferença, é melhor mandar o A380.

Eles são em bancos diferentes. O 77W é red eye, chega cedo no GIG e parte no meio da tarde. Já o A330 chega no Rio no final da tarde e retorna em seguida para CDG.

SQ-GRU,

Que eu saiba GRU mantém o 77W + 772 com 4 classes em ambos diariamente.

Sim, você está correto.

Porém GRU será o quarto destino no mundo a operar o 772 retrofittado, que perde F e ganha os assentos Cirrus modificados para a AF na C.

Então à partir de Março, o vôo diurno CDG-GRU passa a ser 3 classes, com a Nova Executiva da AF.

O engraçado é que estamos quase em 2015 e não temos nenhum voo de A380 no Brasil ainda.

LH, EK e AF já de demonstraram há tempos real interesse em operar em GRU, mas ainda falta a adequação da pista, ou seja em GRU veremos um 380 no inicio de 2016 somente. A prioridade da GRU Airport foi a construção do T3 e agora da reforma dos T1 e T2. A pista ficará, conforme exigência do contrato, para o 1T 2016. A AF está "desesperada" para mandá-lo ao Brasil e como GIG estará pronto antes, deve recebe-lo já em 2015. Como muitos aqui, só acharei uma pena se cancelar ou diminuir as freq do segundo vôo pois ele carrega muitos pax que chegam de vôos da Ásia, África e mesmo da Europa logo cedo em CDG. Estes pax para chegar ao Rio terão que fazer cnx em GRU ou BSB caso isto ocorra.

JA voei no 380 da AF e a configuração é a mesma dos 777, tanto na F quanto na C. Está na hora da AF colocar a nova C nos 380 também pq os atuais assentos e C nao são lie-flat beds.

Sim, você está correto.

Porém GRU será o quarto destino no mundo a operar o 772 retrofittado, que perde F e ganha os assentos Cirrus modificados para a AF na C.

Então à partir de Março, o vôo diurno CDG-GRU passa a ser 3 classes, com a Nova Executiva da AF.

Legal! Mas os 77W também serão retroflitados? E manterão a F? A "La Première" é bem requisitada em GRU, tem um publico cativo em SP e compete diretamente com a F da LH (FRA e MUC), LX (ZRH), BA (10 semanais LHR) além da nossa favorita SQ.

LH, EK e AF já de demonstraram há tempos real interesse em operar em GRU, mas ainda falta a adequação da pista, ou seja em GRU veremos um 380 no inicio de 2016 somente. A prioridade da GRU Airport foi a construção do T3 e agora da reforma dos T1 e T2. A pista ficará, conforme exigência do contrato, para o 1T 2016. A AF está "desesperada" para mandá-lo ao Brasil e como GIG estará pronto antes, deve recebe-lo já em 2015. Como muitos aqui, só acharei uma pena se cancelar ou diminuir as freq do segundo vôo pois ele carrega muitos pax que chegam de vôos da Ásia, África e mesmo da Europa logo cedo em CDG. Estes pax para chegar ao Rio terão que fazer cnx em GRU ou BSB caso isto ocorra.

JA voei no 380 da AF e a configuração é a mesma dos 777, tanto na F quanto na C. Está na hora da AF colocar a nova C nos 380 também pq os atuais assentos e C nao são lie-flat beds.

Discordo, boulos.

Quem vem da Ásia, África e Europa e antes se conectava em CDG no A333 para o Rio, não deve fazer conexão em BSB ou GRU e sim em AMS com a KLM que tem uma malha fantástica. Assim permanece fazendo apenas uma conexão.

O voo da KLM tem horário bem semelhante ao "segundo voo" da AF.

Discordo, boulos.

Quem vem da Ásia, África e Europa e antes se conectava em CDG no A333 para o Rio, não deve fazer conexão em BSB ou GRU e sim em AMS com a KLM que tem uma malha fantástica. Assim permanece fazendo apenas uma conexão.

.

Concordo em parte. Ha cidades servidas por CDG que nao sao por AMS. Ou seja, sempre haverá pax chegando em CDG de manhã com destino ao Brasil e caso a AF diminua no GIG terao que vir via BSB ou GRU, o que nao é de todo ruim já que com a parceria com a GOL, poderão pousar diretamente no SDU.

Discordo, boulos.

Se a AF cancelar o segundo voo, fará sentido tornar AMS diário e até trocar algumas frequências(2/3 por semana) para o 77W, assim absorve parte da perda de capacidade gerada pela redução da AF.

Passaria de

Atualmente(contando com o anuncio da klm do 6º voo e 11 voos da AF)

Klm: 210C / 204W / 1494Y

AF: 454C / 252W / 2807Y

Para(klm diario + 380)

Klm: 245C / 238W / 1743Y

AF: 9F / 560C / 266W / 2723Y

A diferença seria de +9F/ +141C / +48W / -165Y

Como disse, a diferença poderia ser suprida pela alternância do 772 com um 77W da KLM duas ou três vezes por semana.

Não acho essa mudança positiva pois sair do Rio no meio da tarde é horrível, assim, é preferível o voo que sai a noite, mas há quem prefira, então bom mesmo seria manter os dois voos, o que é improvável tendo em vista uma economia fraca e um crescimento pífio.

Numa terceira hipótese, se o 442/443 fossem substituídos por 77W com F e o 445/444 por 772 com a nova configuração, ganharíamos mais de 200C, em contrapartida, perderíamos 550Y, o que é um numero grande demais para um mercado que tem um forte apelo turístico como o GIG.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

.

Concordo em parte. Ha cidades servidas por CDG que nao sao por AMS. Ou seja, sempre haverá pax chegando em CDG de manhã com destino ao Brasil e caso a AF diminua no GIG terao que vir via BSB ou GRU, o que nao é de todo ruim já que com a parceria com a GOL, poderão pousar diretamente no SDU.

A AF reduziu o GIG quando iniciou BSB mas a pressão de demanda forçou a companhia a aumentar novamente as frequências do AF444/5.

Atualmente as operações da AF/KL no GIG são:

AF442 - CDG 23:20 - 07:50 GIG - DIÁRIO - 77W

AF443 - GIG 17:55 - 08:00 CDG - DIÁRIO - 77W

AF444 - CDG 10:30 - 19:25 GIG - 2__5_SD - 332

AF445 - GIG 21:15 - 11:35 CDG - 2__5_SD - 332

Oferta de assentos semanal: 454C / 252W / 2807Y

KL705 - AMS 10:40 - 19:40 GIG - _3_56SD - 772

KL706 - GIG 21:45 - 12:15 AMS - _3_56SD - 772

Oferta de assentos semanal: 175C / 170W / 1245Y

A KLM irá colocar mais uma frequência no KL705/6 em 2015.

Substituindo o 77W pelo A388 (sem mexer no AF444/5), a oferta da AF passaria para: 63F / 560C / 266W / 2723Y. Ou seja, a troca apenas tornaria o mix do GIG mais premium com a oferta da primeira classe e o aumento da oferta da executiva.

+63F +106C é muito, se o 380 entrar na rota acredito que o 444/5 não continua mais 4x por semana.

O problema é que já se perde Y em uma troca simples do 77W pelo 388. Se você tirar o 332 a perda se acentua.

A tendência é que realmente o AF444/445 perca 2 frequências, que iriam para BSB.

Em contra-partida, a KLM passa a diário no inverno IATA 2015/2016 com alguns voos de 77W e virá o A380 no voo noturno CDG-GIG.

A tendência é que realmente o AF444/445 perca 2 frequências, que iriam para BSB.

Em contra-partida, a KLM passa a diário no inverno IATA 2015/2016 com alguns voos de 77W e virá o A380 no voo noturno CDG-GIG.

Quando diz perder duas frequencias, diz 7-2 ou 5-2?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade