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Empresas aéreas abusam do luxo para atrair milionários


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Por SCOTT MCCARTNEY

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014 00:04 EDT



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Mordomo da Etihad Airways mostra parte dos “apartamentos de luxo” oferecidos pela empresa nos seus aviões A380. Mohamed Somji/Getty Images Assignment for The Wall Street Journal


Há uma batalha sendo travada no ar com mordomos, cozinheiros, talheres folheados a ouro, produtos de toalete da Chanel e até camas para casais.


No próximo sábado, a companhia aérea Etihad Airways vai lançar um apartamento de 11,6 metros quadrados situado no nariz dos seus jatos superjumbo Airbus A380. O apartamento vai se chamar “A Residência” e será servido por um mordomo treinado pelo Savoy Hotel. Uma pessoa ou um casal pode pedir qualquer coisa que queira comer ou beber, desfrutar de uma sala de estar com uma televisão de 32 polegadas, um banheiro privativo com uma pia envidraçada e um chuveiro, e então ir descansar num quarto, igualmente dotado de TV. Os ocupantes terão privacidade completa e nunca verão os demais passageiros ou a tripulação.


A passagem para uma ou duas pessoas custará, por exemplo, US$ 20.000 num voo de ida de oito horas entre Londres e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde fica a sede da Etihad. Metade dos voos de Londres já foi reservada até meados de janeiro, diz o diretor-presidente da Etihad, James Hogan.


A Residência, montada no nariz de um avião de dois andares, vai estar disponível em maio nos voos de Abu Dhabi para Sydney e até o fim do ano nos voos para Nova York. Os passageiros vão desde autoridades de governos e executivos de firmas de investimento até celebridades e milionários querendo comemorar um aniversário com estilo.


“Enxergamos uma oportunidade de usar aquele espaço para criar algo diferente”, diz Hogan.


Empresas aéreas do mundo todo estão competindo entre si para atrair passageiros endinheirados para a primeira classe e tirá-los dos jatos particulares, que podem custar US$ 100.000 em uma viagem de Nova York ao Oriente Médio e ainda requerem uma parada para abastecer.


A classe executiva se tornou o que a primeira classe costumava ser: fileiras de poltronas amplas com um serviço e comida de qualidade. Isso significa que a primeira classe precisa ter algo realmente especial para justificar o preço elevado, que pode ser até 20 vezes maior que uma passagem na classe econômica. Nos novos aviões de grande porte capazes de voar distâncias maiores, as empresas têm mais espaço interior para dedicar aos clientes de alta renda.


“Há um foco crescente das companhias aéreas nos padrões de serviço, qualidade e comida que não existia até dois anos atrás”, diz Terry Daly, vice-presidente da Emirates, outra empresa dos Emirados Árabes.


A Singapore Airlines tem suítes de primeira classe nos seus A380s, camas dobráveis separadas e portas deslizantes com cortinas para proporcionar privacidade.


Já a Lufthansa instalou camas separadas das poltronas na primeira classe de seus jatos Boeing 747-400. Em alguns outros aviões, poltronas se desdobram em camas cobertas com colchões de espuma.


A divisória entre as suítes no meio do avião pode ser baixada para formar uma cama de casal. Os comissários de bordo, porém, podem ver as suítes de cima e elas não são à prova de som. A Singapore pede aos passageiros de primeira classe, contudo, que não façam nada proibido para menores em respeito aos demais passageiros.


A United e a American Airlines, as únicas grandes companhias aéreas dos Estados Unidos com serviço internacional de primeira classe (a Delta só tem classe executiva nos voos internacionais de longa distância) melhoraram um pouco as suas primeiras classes, mas ainda estão longe de oferecer suítes privativas. As Suítes Flagship que a American Airlines instalou nos voos internacionais de seus aviões Boeing 777-300ERs contam com poltrona giratória que pode se desdobrar numa cama de cerca de dois metros de comprimento, mas elas não possuem portas de privacidade.


Os A380s da Emirates possuem dois chuveiros na primeira classe. Passageiros têm direito a cerca de cinco minutos de suprimento de água à pressão máxima. Um medidor muda de verde para amarelo e vermelho à medida que a água é usada. No total, os passageiros podem passar perto de 20 minutos no chuveiro.


O avião normalmente carrega em torno de 500 litros de água potável para uso nos chuveiros, o que acrescenta meia tonelada ao seu peso, o semelhante a transportar cinco passageiros a mais e suas bagagens. “O custo é menor que as pessoas pensam”, diz Hubert Frach, vice-presidente sênior da Emirates.


A Emirates também está desenvolvendo novos produtos de luxo, diz ela, mas observa que há um limite para o espaço que a empresa está disposta a conceder aos passageiros. “Temos que ser lucrativos”, diz.


A Etihad afirma que será. Os dez A380s que a empresa vai receber da Airbus terão 70 assentos de classe executiva no andar superior, juntamente com nove cabines regulares de primeira classe e a Residência. Os novos assentos das cabines regulares de primeira classe ficarão atrás de portas corrediças e terão 74% mais espaço que uma cabine de primeira classe típica da Etihad.


A Etihad já tem equipes de cozinheiros para a primeira classe nos seus voos. Eles preparam carnes de frango e peixe já temperadas em terra e cozinhadas no ar. Enrico Nanchioli, um chef de Turim, Itália, que já trabalhou em restaurantes na Suíça, Alemanha, Brasil e Estados Unidos, conversa com passageiros sobre o que eles gostariam de comer. “É como ter se próprio restaurante”, diz Nanchioli.


A Residência, que tem três quartos, é localizada numa área do andar superior do A380 que as empresas aéreas têm dificuldade de aproveitar com eficiência, acima da cabine do piloto. O espaço é muito estreito para assentos regulares. De fato, algumas empresas decidiram usá-lo como uma área comunitária, dotada de um sofá comprido ao longo da parede do avião. Outras a usam para chuveiros e banheiros.


Hogan diz que a área era praticamente um “espaço morto”. Um projeto de sete anos para o A380 resultou na Residência, que a empresa inicialmente cogitou chamar de Penthouse.



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Acho algo fenomenal o que a Etihad vai oferecer,usou um espaço morto para fazer algo que nenhuma outra aérea no mundo tem,só estranho da Cia ter encomendado "apenas" 10 A380, nas demais rotas usarão B777?

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Acho algo fenomenal o que a Etihad vai oferecer,usou um espaço morto para fazer algo que nenhuma outra aérea no mundo tem,só estranho da Cia ter encomendado "apenas" 10 A380, nas demais rotas usarão B777?

Sim, a EY aposta mais em parcerias que voar com seu próprio avião, ao contrário da EK.

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Acho algo fenomenal o que a Etihad vai oferecer,usou um espaço morto para fazer algo que nenhuma outra aérea no mundo tem,só estranho da Cia ter encomendado "apenas" 10 A380, nas demais rotas usarão B777?

40 A350-900

10 A350-1000

17 B777-9X

08 B777-8X

12 opções B777-X

41 B787-9

30 B787-10 + 12 opções

 

36 A320Neo

01 A330F

01 B77F + 2 opções

 

Até 2025-30 mais de 200 aviões a receber.

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Até 2025-30 mais de 200 aviões a receber.

Nossa,que salada de frutas essa frota, um pouco de tudo,difícil entender a lógica do planejamento de frota

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Comparado comEk,ET e Singapure Airlines,não tem nada demais essa First, não à toa que desistiram da First para oferecer apenas classe executiva nas demais aeronaves da frota

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Nossa,que salada de frutas essa frota, um pouco de tudo,difícil entender a lógica do planejamento de frota

Compra muito grande x Risco/Moedas/Financiamento/Prazos de entrega

 

Nossa LAJJ fez a mesma coisa dividindo suas encomendas entre 787s e A350s.

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