Jump to content

TAM perde cachorra e oferece outro cão no lugar

lucasherrera

Recommended Posts

Mais um sério caso de descuido no transporte de animais pela TAM ocorre cerca de um mês após o incidente envolvendo a cadelinha Sofia.

Dessa vez, o caso continua sem uma explicação plausível 15 dias após o desaparecimento da cachorra Mel, mestiça de vira-lata e boxer, com porte médio e sete anos de idade.

Mel deveria ter viajado no dia 18 de janeiro no voo TAM JJ3398 entre o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e a cidade de Salvador, na Bahia, mas acabou sumindo antes mesmo de ser embarcada.

A cachorra vivia em Santo André (SP) com a estudante de administração Amanda dos Santos, 17, e sua mãe, a auxiliar de escritório Marlene dos Santos, 46.

Mel estava viajando com a avó de Amanda, a aposentada Francisca Salustiana dos Santos, 68, para Feira de Santana, interior da Bahia.

Seguindo as normas da TAM para o transporte de animais, Mel havia passado por consultas veterinárias e tomado as vacinas exigidas para a viagem.

Mel estava acomodada em uma caixa de transporte grande, com porta de metal e um cadeado na trava durante o check-in, seguindo a regulamentação para o transporte de animais.

Como a cachorrinha e a caixa pesavam juntas 12,60 kg –acima dos 7 kg permitidos pela TAM para o transporte dentro da cabine– Mel precisava ser embarcada no bagageiro.

A TAM cobrou R$ 354 pelo transporte da cadelinha no percurso, que deveria durar cerca de duas horas.

O voo JJ3398 estava previsto para 21h50, mas atrasou. Ainda na sala de embarque, Francisca foi informada por funcionários da TAM de que Mel havia fugido e não chegaria ao destino com ela.

“Disseram à minha avó que só começariam a procurá-la no dia seguinte, pois já estava escuro e não havia nada que pudessem fazer naquele horário. Falaram para ela não se preocupar, que assim que ela fosse encontrada a entregariam na casa dela, na Bahia”, conta Amanda, indignada.

Descaso

O pesadelo estava apenas começando. Na manhã seguinte, em busca de informações via telefone, a TAM e a GRUAirport, administradora do aeroporto de Guarulhos, passaram a responsabilizar uma à outra pelo caso, conforme narra Amanda.

“Abri um processo com a ouvidoria da TAM, que confirmou que a responsabilidade é mesmo da companhia aérea”, conta a estudante.

“Ficaram de me dar um retorno em até cinco dias, ou antes, se encontrassem a Mel, mas ninguém dá nenhuma informação. Quando tento retornar a ligação para a ouvidoria, passo muito tempo esperando, não me atendem ou a ligação cai assim que menciono o meu caso. É um total descaso e desrespeito”, diz.

Um supervisor de bagagens da TAM que se identificou como Allan passou a trocar com Amanda mensagens instantâneas às quais o Todos a Bordo teve acesso.

Allan enviou uma foto frontal (abaixo) pouco nítida da caixa de transporte de Mel, onde se percebe que a porta de metal está inteira, com o cadeado intacto, mas deslocada para o interior da caixa.

Como é impossível tirar qualquer conclusão a partir da foto, Amanda solicitou que Allan enviasse mais imagens. O pedido não foi atendido.

Em e-mails ao setor de bagagens da TAM aos quais a reportagem também teve acesso, Amanda exigiu respostas concretas sobre as buscas de sua cachorra e a análise das câmeras de segurança do aeroporto –a empresa também ignorou essa solicitação.

Em resposta aos e-mails, em 24 de janeiro, uma funcionária da TAM chamada Cleonice diz que: “Estamos fazendo as buscas de sua cachorra diariamente, pois a aérea externa do aeroporto é bastante grande, com vários equipamentos que ficam estacionados, no entanto [sic] até o momento ela não foi encontrada”.

A mensagem diz ainda: “Os departamento [sic] de indenização já foi acionado, e entrará em contato com a senhora em breve”.

Amanda respondeu que não estava interessada em indenizações, mas sim em sua cachorra.

O paradeiro da caixa de transporte é outra incógnita no caso. Segundo Amanda, funcionários da TAM se recusam a mostrar a peça.

“Disseram que a caixa estava com Polícia Federal em uma área restrita do aeroporto à qual não poderíamos ter acesso, o que não faz o menor sentido.”

Sem se convencer, mãe e filha fizeram um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil do aeroporto e procuram advogados para mover uma ação judicial contra a TAM.

A família também mobilizou ONGs de proteção animal e iniciou uma campanha em redes sociais pela busca de Mel e contra a companhia aérea.

Ao longo da última semana, Amanda foi contatada por dois funcionários da TAM.

“Na última quarta-feira (28/1), um funcionário chamado William me telefonou para perguntar se aceitaríamos que a TAM nos desse outro cão, de qualquer raça, à nossa escolha. Fiquei furiosa. Disse que não, que eu queria a minha Mel e não qualquer outro cachorro”, conta Amanda.

“Ele voltou a ligar para minha mãe com a mesma oferta e quis conversar pessoalmente conosco. Obviamente não aceitamos. É muita falta de sensibilidade”, explica.

No dia 30 de janeiro, ainda de acordo com Amanda, uma nova funcionária da TAM entrou em contato para dizer que a empresa se responsabilizaria pelos custos relacionados ao desaparecimento de Mel e que ressarciria os R$ 354 cobrados pelo transporte do animal.

Segundo Amanda, Mel é dócil e sociável. “Estamos desesperadas sem saber onde ela pode estar e como ela está passando. Estamos decepcionadas e indignadas com o descaso, mal atendimento e falta de sensibilidade da TAM”, diz.

Resposta da TAM

Procurada pelo Todos a Bordo, a TAM respondeu que “se sensibiliza com o ocorrido e informa que empreende todos os esforços para localizar a cachorra Mel a fim de devolvê-la a sua dona”.

A empresa diz não ter conhecimento da oferta de um cão feita às donas de Mel.

A companhia afirma “que pratica controles rígidos para aceitação e transporte de animais a bordo e preza pela integridade física, pela saúde e pela segurança ao transportá-los em seus voos. Mensalmente, a companhia transporta 4 mil animais em suas aeronaves”.

http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2015/02/02/tam-perde-cachorra-e-oferece-outro-cao-no-lugar/

aconteceu dessa vez com a TAM, mas o problema é geral. Eu não viajo com meus cachorros, não confio em aérea nenhuma (brasileira ou estrangeira) nesse quesito.

Foi a Varig ou a Tam que uma vez reviveu um cachorro? A dona estava levando o bicho morto na caixa, porque ele havia morrido durante as férias e queria enterrar o animalzinho de estimação em 'casa', quando chegou no destino os caras da Rampa viram o bichinho morto e foram atrás de outro parecido no pet shop hahahaha e pra ferrar com tudo, ainda incineraram o coitadinho que estava morto!

Foi a Varig ou a Tam que uma vez reviveu um cachorro? A dona estava levando o bicho morto na caixa, porque ele havia morrido durante as férias e queria enterrar o animalzinho de estimação em 'casa', quando chegou no destino os caras da Rampa viram o bichinho morto e foram atrás de outro parecido no pet shop hahahaha e pra ferrar com tudo, ainda incineraram o coitadinho que estava morto!

Pois é!!

Que eu lembre era na Varig mesmo, mas a estória era outra, era que o cachorro morto (vira-lata) viria para um exame de laboratório e, achando q tinham matado o bicho, acharam outro na rua parecido com ele.

Pois é!!

Que eu lembre era na Varig mesmo, mas a estória era outra, era que o cachorro morto (vira-lata) viria para um exame de laboratório e, achando q tinham matado o bicho, acharam outro na rua parecido com ele.

Essa lenda tem com a TBA, VASP, VARIG, CRUZEIRO, etc...

olha ou duas ou uma, ela pode ter caido de uma certa altura a caixa e a cadela e morreu, so pode ser isto,, abrir a caixa e ela sair e meio complicado,

Rídicula a posição da TAM! Muito estranho um cachorro sumir assim! Fico com essa hipótese do Sandro, o cão sofreu um acidente - até pela questão da foto da caixa - e aí não sabem o que fazer... agora simplesmente ligar como se fosse uma calça jeans que rasgou e é só comprar outra, sinceramente aí sim, tem que por no pau na justiça sem dó e arrancar um "A319" de indenização.

Isso é simplesmente inaceitável. Não vou nem comentar a crueldade que é despachar um animal sem que seja extremamente necessário, como mudança de continente ou adoção com necessidade de transferência. Eu também não faria isso por não confiar nem a pau nessas empresas brasileiras (não sei como é no resto do mundo).

Se tem uma coisa que me deixa p... é quando empresas aéreas perdem algum bichinho. Nesse caso eu apóio um belo processo.

Nunca vou me esquecer de quando eu estava voando de extra e vi um cachorrinho gritando dentro de um kennel, após o pouso, com certeza estressado com o voo e aquela barulheira que é um pátio de aeroporto. Já é crueldade suficiente... e ainda fazem o favor de perder alguns pelo caminho.

Eu fico pensando se é uma obra faraônica da engenharia moderna cercar um pequeno espaço na área de bagagens, para que os kennels sejam guardados até o momento de embarque nas aeronaves. Um local que seja ventilado, com boa iluminação e MONITORAMENTO 7x24.

Outro procedimento que ajudaria a evitar fugas no trajeto até a aeronave seria o de envolver o kennel em uma tela até que fosse colocado na aeronave, removendo esta tela tão logo o kennel fosse acondicionado no bagageiro.

Desde que vi meu cachorro sendo levado para embarcar em outro avião da mesma companhia (TransBrasil), nunca mais transportei nenhum animal meu aos cuidados de companhia aérea nenhuma, a sorte estava do meu lado no dia e pela janela da aeronave eu vi, mas e se não tivesse visto?

Agora minha pergunta é a seguinte: Com tamanha insensibilidade por parte da TAM, se fosse um menor viajando desacompanhado, e ele se perdesse, eles iam ligar para os pais depois oferencendo outro filho?

Perda de um animal de estimação causa uma dor tão grande quanto a perda de uma pessoa, mas muita gente ainda não tem essa sensibilidade.

Abraços

• 2 weeks later...

Pq que os animais não podem acompanhar o pax até a porta do avião sendo despachado lá como acontece com bagagens de mão que excedem peso/dimensão? Ao chegar no destino o Pax receberia tb na porta do avião. Seria mais fácil em termos de logística, menos estressante para o animal e seu dono e reduziria drasticamente o risco desses incidentes.

Em GRU os Cães/Gatos não passam em raio-x, existe apenas uma inspeção visual (olhada beeeeem básica) dentro da caixa e um abraço, sendo assim acredito que seria possível sim o animal acompanhar o dono e ser despachado apenas na porta da aeronave, pouparia muito stress do animal, do dono e acredito que facilitaria muito a logistica..

Uma dica simples que as empresas deveriam aceitar ,seria colocar um veiculo especifico para embarques especiais , chegando por ultimo poucos minutos antes do fechamento do porão .

Na maioria das vezes os animais quando despachados como cargas ou excesso de bagagem vão na prancha junto das malas e muitas das vezes não é incomum vermos gaiolas equilibrando encima de malas ou caixas . O pessoal da rampa deixa o kennel ao lado da porta do porão e depois de todo o embarque , depois de todo barulho é que embarcam os animais . Se o animal está estressado ele fica pior e é ai que temos alguns registros de animais que fogem e ninguem nunca mais vê. Mas a tatica do menor esforço , concentrar tudo sem verificar o que está no carregamento e vai do jeito que está é que queima a imagem da empresa .

Outra dica vai para os passageiros e usuarios de cargas que despacham animais vivos , se vai viajar daqui a 30 dias , acostuma o animal na gaiola de transporte para que o mesmo não estranhe o local onde vai ficar algumas horas . É muito comum o cliente chegar com a caixa novinha em folha e o animal nunca ter sido colocado nela . Os animais ficam muito alterados e as vezes se ferem na propria gaiola por não aceitarem a caixa.

Mas nada disso justifica os abusos que rotineiramente vemos nos transportes de animais vivos nas empresas atualmente.

uma coisa muito fácil de fazer seria o comissário avisar o passageiro que seu animal está a bordo, já passei por esta situação onde o comissário fez o anuncio pelo sistema som.

Opinião minha, baseada no fato da recusa de não mostrar outras fotos da caixa: Essa caixa caiu do avião, o cachorro morreu e aí deram o migué de que não embarcaria pois fugiu, sensibilidade é algo bem DISTANTE da galera dessa operação.

Pq que os animais não podem acompanhar o pax até a porta do avião sendo despachado lá como acontece com bagagens de mão que excedem peso/dimensão? Ao chegar no destino o Pax receberia tb na porta do avião. Seria mais fácil em termos de logística, menos estressante para o animal e seu dono e reduziria drasticamente o risco desses incidentes.

Desculpe HFJ, mas reduzir o risco de incidentes dessa maneira poderia gerar acidentes.

O AVIH pode ser bem pesado, pesando em média de 20 a 30kg. Para despachar o animal na porta da aeronave em um finger por exemplo, precisaria de pelo menos 2 funcionários da rampa para levar a caixa do AVIH para o porão.

Agora imagina que esteja chovendo no aeroporto, se você trabalha na área, sabe que as escadas dos fingers não são seguras e são bastante escorregadias quando molhadas. Os 2 funcionários pegam a caixa e um deles escorrega e cai, vai virar efeito dominó, pois a caixa do AVIH vai cair e o outro funcionário também. No final das contas você perdeu 1 cachorro, 2 funcionários por alguns dias (afastados devido acidente de trabalho) e receberá 3 processos na justiça, o do dono do cachorro perdido e dos funcionários.

O despacho do AVIH pode não estar perto do ideal, mas sugerir despacho dos mesmo na porta da aeronave, pode complicar a vida da empresa invés de facilitar.

Abs

Desculpe HFJ, mas reduzir o risco de incidentes dessa maneira poderia gerar acidentes.

O AVIH pode ser bem pesado, pesando em média de 20 a 30kg. Para despachar o animal na porta da aeronave em um finger por exemplo, precisaria de pelo menos 2 funcionários da rampa para levar a caixa do AVIH para o porão.

Agora imagina que esteja chovendo no aeroporto, se você trabalha na área, sabe que as escadas dos fingers não são seguras e são bastante escorregadias quando molhadas. Os 2 funcionários pegam a caixa e um deles escorrega e cai, vai virar efeito dominó, pois a caixa do AVIH vai cair e o outro funcionário também. No final das contas você perdeu 1 cachorro, 2 funcionários por alguns dias (afastados devido acidente de trabalho) e receberá 3 processos na justiça, o do dono do cachorro perdido e dos funcionários.

O despacho do AVIH pode não estar perto do ideal, mas sugerir despacho dos mesmo na porta da aeronave, pode complicar a vida da empresa invés de facilitar.

Abs

Isso falando de Finger...

Sem falar em remotas de grandes aeroportos.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade