Jump to content

Investigação aponta que selfie pode ter causado queda de avião nos EUA


Net_Fox

Recommended Posts

Uma investigação feita por autoridades federais dos Estados Unidos determinou que o piloto de um pequeno avião que caiu no ano passado perto de Denver perdeu o controle da aeronave enquanto fazia selfies, o que provavelmente foi a causa da queda, segundo o jornal "USA Today". O piloto Amritpal Singh, de 29 anos, e seu passageiro morreram na queda. O avião caiu em uma plantação de trigo na madrugada do dia 31 de maio. O acidente só foi descoberto mais de sete horas depois.

 

Uma câmera GoPro que estava instalada no vidro da frente da aeronave registrou o piloto e diversos outros passageiros fazendo selfies com seus celulares durante diversos voos antes da queda, informou a Diretoria Nacional de Segurança em Transportes (NTSB, na sigla em inglês). A câmera não registrou o voo no qual ocorreu a queda, mas os investigadores determinaram que o piloto tinha um padrão de fazer selfies e enviar mensagens de texto durante os voos. É provável que o uso de celular durante o voo distraiu o piloto e contribuiu para o desenvolvimento de uma desorientação espacial e a subsequente perda de controle, disse o órgão.

 

Leis federais proíbem pilotos comerciais e a tripulação de usar celulares ou outros equipamentos eletrônicos pessoais durante o pouso, a decolagem e enquanto estão trabalhando em voo. Entretanto, as regras são diferentes para pilotos em aviões privados. Eles não devem agir de maneira arriscada, mas as regras não banem especificamente o uso de celulares.Muitos pilotos usam seus celulares ou tablets no lugar dos tradicionais papeis ou sistemas de navegação.

 

As evidências do caso sugerem que Singh ficou distraído, desorientado, perdeu o controle do avião e caiu, segundo o NTSB. Ele não tinha certificação para voar a noite por instrumentos nem para transportar passageiros durante a noite.

Link to comment
Share on other sites

Esse selfie no Citation aí é real??? não quero crer...

Sim, ele tirou a foto naquele modo "multi-burst", era uma seqüência de umas 5 fotos, do momento que o avião rodou até recolher o trem...

Link to comment
Share on other sites

É bem bizarro lembrar quantos amigos estão mais focados em tirar aquela selfie bacana, filmar naquela gopro que fazer uma boa aproximação ou manter a disciplina de voo.

 

por uma questão de sorte nada pior aconteceu aqui no brasil. Ainda.

Link to comment
Share on other sites

Eu já tive a chance de ver na geral em solo, para fora das aeronaves, alguns brancinhos segurando smartphones ou hastes com GoPro na ponta, mas é a primeira vez que vejo um stunt destes ai; "uma GoPro ao vento".

Link to comment
Share on other sites

A questão é que hoje em dia, com o Instagram principalmente, qualquer um que poste fotinhos legais vira "celebridade".

 

Olhem a quantidade de pilotos Brasil e mundo afora com 10, 20, 30, 100, 200 mil seguidores. Isso mexe com a cabeça e ego do(a) piloto. A pessoa meio que se sente na obrigação de se corresponder com seus "fãs", de postar fotinho pra eles dando bom dia, boa noite, de fazer posts explicativos, e etc.

 

E no fim das contas, passam o voo mais preocupado em qual vai ser o melhor momento pra tirar a foto do dia do que voar o avião de verdade.

Link to comment
Share on other sites

A distração é inconveniente e incompatível com a segurança em voo. Os temas que roubam atenção são diversos, mas o fato é que o piloto precisa ter bom senso para saber o que deve ou não fazer para não comprometer a segurança nos procedimentos de pouso e decolagem. Sei que aqui muitos são favoráveis ao cafezinho na galley (e que as vezes acontece durante a descida). Sem ataques pessoais, acho que não é uma prática aceitável. Não há como justificar um incidente que ocorra durante uma dessas ausências da tripulação técnica.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade