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Em avião de guerra, servidor diz ter feito chover durante seca há 50 anos


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Em avião de guerra, servidor diz ter feito chover durante seca há 50 anos

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/03/1599823-em-aviao-de-guerra-servidor-diz-ter-feito-chover-durante-seca-ha-50-anos.shtml

 

Em 1964, o jovem Jorge Luiz Grappeggia entrou em um avião com a missão de fazer chover em São Paulo.

O encarregado de serviços técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica, hoje o servidor mais antigo do Estado, subiu 5 km de altura em uma aeronave de guerra e despejou gelo seco em uma nuvem.

Naquele dia, um temporal alagou a região do ABC. A eficácia do método hoje é questionada pela Sabesp.

Marlene Bergamo/Folhapress 15066487.jpeg Jorge Luiz Grapeggia, funcionário público mais antigo de SP

*

Depoimento...

Arrisquei a vida para fazer chover em São Paulo.

Eu tinha 28 anos e trabalhava no Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do governo do Estado [onde trabalha até hoje, sendo o servidor mais antigo de SP].

Fazia a medição dos rios na região do Médio Tietê. Certo dia, estava num barco com dois colegas quando a embarcação virou. Um deles não sabia nadar, e eu consegui salvá-lo. Acho que isso fez com que eu ficasse com fama de valente lá no departamento...

Fato é que, em seguida, fui incumbido de participar de uma experiência de indução de chuvas: subir num avião e despejar gelo seco na nuvem mais alta e mais densa que houvesse para tentar provocar chuvas que atingissem a represa Billings.

Nunca gostei de viajar de avião. Sempre tomo remédios por causa de enjoos.

Mas São Paulo vivia uma estiagem muito grave. A represa estava quase seca, e o fornecimento de energia elétrica já sofria racionamento.

A experiência com gelo seco foi feita a pedido do então governador, Adhemar de Barros. Ele queria que algum funcionário do Daee executasse o método do professor Janot Pacheco, engenheiro mineiro que desenvolvera uma forma de semeadura de nuvens.

Editoria de arte/Folhapress 15065902.png

Bastaria despejar, a partir de um avião, gelo seco (dióxido de carbono solidificado) dentro de uma nuvem, provocando chuvas.

Janot criou o método, mas quem quase morreu fui eu!

A Kibon doou o gelo seco e a FAB (Força Aérea Brasileira) disponibilizou um B-25. O avião, usado na Segunda Guerra Mundial, já era quase uma sucata voadora.

No dia 12 de fevereiro de 1964 o piloto da FAB disse que tinha encontrado as condições perfeitas para fazermos chover na represa Billings.

Era uma nuvem do tipo "cumulus nimbus", muito densa, considerada o terror da aviação [dentro dela, ventos correm de baixo para cima a uma velocidade de até 100 km/h]. Ela estava entre Cumbica e a Lapa, a 5.000 metros de altura, e ventos eram favoráveis.

Perguntei ao piloto se havia paraquedas para o caso de emergência. Ele riu: disse que o avião era tão pesado que se esborracharia contra o solo em poucos segundos caso os motores falhassem.

Mesmo sabendo dos riscos, colocamos um tonel com 200 quilos de gelo seco dentro do avião e subimos.

A pessoa que se mete nisso tem que correr algum risco, ora bolas! É como quem pratica esporte radical: sabe do perigo e vai em frente.

Decolamos e, não demorou muito, já estávamos entrando na nuvem. De repente, fez-se uma bruta escuridão.

Não se enxergava nada. Era raio para tudo o que é lado: clarões pertinho do avião.

Senti um dos motores parar. Foi uma turbulência danada. Mas não houve tempo para desespero, só para pensar: desta vez, não escapo.

Nessa confusão, jogamos todo o gelo seco dentro da nuvem de uma vez. Queríamos fugir daquele inferno.

De imediato, deu uma chuva violenta. Fiquei surpreso: o processo foi instantâneo. Quando o piloto percebeu o temporal, tratou de cair fora.

Saímos daquela escuridão, e achei que já estava tudo bem. Mas aí deu o perereco.

Na hora de pousar em Cumbica, as chuvas eram tão densas que não se enxergava nada. E o avião perdeu o freio.

O piloto jogou o trem de pouso contra marcos de iluminação: os pneus estouraram, e o avião deitou o nariz no asfalto, soltando fogo para todo lado, até parar, a 20 metros do final da pista.

O camarada deveria ser o melhor piloto da FAB.

Choveu tanto que deu enchente em São Paulo. Transbordou o rio Tamanduateí. Alagou a região do ABC. No dia seguinte, as chuvas estavam em todos os jornais.

Arrisquei minha vida para beneficiar milhões de pessoas, e aquele voo ficou marcado na minha alma.

Esperava pelo menos um muito obrigado. O próprio governador deveria ter nos agradecido. Mas não o fez. Achei muita falta de educação.

 

 

--------x-x-x----------------

Quem não gostaria de ter voado um B25? o camarada voou e ainda chamou de sucata voadora :D

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