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Concessões e privatizações dos aeroportos no Brasil


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Para todos os tópicos em andamento aqui no CR a respeito de concessões e privatizações dos aeroportos:

 

Fonte:http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/03/24/concessao-de-aeroportos-a-empresas-deve-ficar-para-2016-diz-ministro.htm

 

Concessão de aeroportos a empresas deve ficar para 2016, diz ministro

 

O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, disse que a concessão dos aeroportos de Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Florianópolis (SC) ocorrerá no início do primeiro semestre do ano que vem.

Na abertura de um evento sobre gestão aeroportuária, Padilha informou a representantes do setor de aviação civil que a parceria do Estado com a iniciativa privada, do ponto de vista temporal, é "infinita".

Padilha destacou, no entanto, que os aeroportos de Congonhas, Santos Dumont e Manaus não serão repassados à iniciativa privada para "subsistência" da Infraero.

De acordo com o ministro da SAC, as concessões dos aeroportos elevaram o nível de gestão e operação dos terminais brasileiros.

Aeroportos devem ser licitados juntos

Padilha afirmou que a intensão do governo é licitar os três aeroportos juntos, mesmo considerando que a elaboração do edital referente ao Aeroporto Salgado Filho seja mais complexo do que os demais.

"A ideia é licitar todos juntos, no primeiro semestre do ano que vem, porque lá [em Porto Alegre] teremos a construção de um aeroporto novo. Faremos a concessão do já existente [salgado Filho] com a obrigação do concessionário construir um novo. Já fizemos sondagens no mercado com possíveis operadores", ressaltou Padilha.

O novo terminal, segundo Padilha, será construído a cerca de 20 quilômetros do Aeroporto Salgado Filho e deve ficar pronto em 2029.

"O novo terminal será construído na cidade de Portão, na região metropolitana de Porto Alegre. Atualmente, o Salgado Filho está em obras e vai começar [a construir] um hotel, vai haver uma extensão de pista. Ele está sendo adequado para atender o Rio Grande do Sul até 2029. Até lá, o outro vai estar pronto".

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Operador de aeroporto privatizado poderá participar de novos leilões

 

Publicado em: 27/03 - 10:00

 

O governo vai permitir que os atuais concessionários de aeroportos entrem na disputa da terceira rodada de privatização dos terminais, quando serão leiloados Porto Alegre, Salvador e Florianópolis.

Segundo o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, a participação desses operadores será condicionada a um raio de distância dos terminais já concedidos (São Gonçalo do Amarante, Brasília, Guarulhos, Viracopos, Galeão e Confins). Está definido que o administrador de São Gonçalo do Amarante não poderá arrematar Salvador, por exemplo.

 

http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/115967/operador-de-aeroporto-privatizado-podera-participar-de-novos-leiloes

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Meus prezados

Concessão de aeroportos

O governo Dilma retoma nesta semana o programa de concessão de aeroportos. Três planos de manifestação de interesse (PMI) estão prontos, aguardando o decreto presidencial. As modelagens dos negócios passam para a iniciativa privada as administrações dos terminais de Porto Alegre, Florianópolis e Salvador. No caso do Salgado Filho, a proposta prevê que o vencedor do pregão será o responsável por construir o Aeroporto 20 de Setembro, em Portão. Abrir o PMI é apenas o primeiro passo. Enquanto as empresas estudam as premissas das concessões, a Secretaria de aviação Civil (SAC) avança na parte jurídica da concorrência pública. Na prática, os leilões estão previstos para o início de 2016.

Fonte: Carolina Bahia para jornal Zero Hora via CECOMSAER 01 ABR 2015

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"Agradeço se alguém tiver informações sobre algum aeroporto fora dessa lista, que tenha sido concedido a iniciativa privada."

AEROPORTOS COM ADMINISTRAÇÃO PRIVADA NO BRASIL

01 - Aeroporto Internacional de Guarulhos - Governador André Franco Montoro - GRU AIRPORT
(pistas - 3.700x45 / 3.000x45)

02 - Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos - Aeroportos Brasil
(pista - 3.240x45)

03 - Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek - INFRAMÉRICA
(pistas - 3.300x45 / 3.200x45)

04 - Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante - Natal - INFRAMÉRICA
(pista - 3.000x60)

05 - Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Antônio Carlos Jobim (Galeão) - Aeroporto Rio de Janeiro S.A.
(pistas - 4.000x45 / 3.180x45)

06 - Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Tancredo Neves (Confins) - BH AIRPORT
(pista - 3.000x45)

07 - Aeroporto Internacional de Cabo Frio - Costa do Sol Operadora Aeroportuária
(pista - 2.550x45)

08 - Aeroporto Regional da Zona da Mata - Multiterminais Alfandegados do Brasil
(pista - 2.550x45)

09 - Aeroporto de Feira de Santana - Aeroportos Bahia
(pista - 1.500x30)

10 - Aeroporto Regional de Maringá - Silvio Name Junior - Terminais Aéreos de Maringá SBMG S.A.
(pista - 2.100x45)

11 - Aeroporto de Porto Seguro - SINART
(pista - 2.000x45)

12 - Aeroporto de Lençóis - Horácio de Mattos - SINART
(pista - 2.082x30)

13 - Aeroporto de Vitória da Conquista - Pedro Otacílio Figueiredo - SOCICAM
(pista - 1.775x30)

14 - Aeroporto de Ipatinga - Usiminas - SOCICAM
(pista - 2.005x45)

15 - Aeroporto de São João del-Rei - Prefeito Octávio de Almeida Neves - SOCICAM
(pista - 1.400x30)

16 - Aeroporto de Angra dos Reis - SOCICAM
(pista - 1.015x30)

17 - Aeroporto Regional de Bonito (MS) - Dix Empreendimentos
(pista - 2.000x30)

18 - Aeroporto Ilha de Comandatuba - UNA - Hotel Transamérica - SOCICAM
(pista - 2.000x30)

19 - Aeroporto Comercial Aerovale - Caçapava - AEROVALE
(pista - 1.550X30)

(Fora Estados e Prefeituras)

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SSA já liberaram a segunda pista nas dunas?

 

AF085, ainda não existe uma definição. Desde que começaram os primeiros rumores da concessão de SSA, a Infraero praticamente abandonou o aeroporto. Essa questão vai ficar nas mãos do consórcio.

 

Espero que priorizem o segundo terminal, ao invés de uma segunda (terceira) pista. O maior problema de SSA é espaço, principalmente nos períodos de pico durante o dia, onde todas as novas solicitações recebem restrição.

 

O aeroporto caminha para os 10 milhões de passageiros esse ano, 11 fingers vai deixando o aeroporto pequeno para o crescimento dos próximos anos.

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AF085, ainda não existe uma definição. Desde que começaram os primeiros rumores da concessão de SSA, a Infraero praticamente abandonou o aeroporto. Essa questão vai ficar nas mãos do consórcio.

 

Espero que priorizem o segundo terminal, ao invés de uma segunda (terceira) pista. O maior problema de SSA é espaço, principalmente nos períodos de pico durante o dia, onde todas as novas solicitações recebem restrição.

 

O aeroporto caminha para os 10 milhões de passageiros esse ano, 11 fingers vai deixando o aeroporto pequeno para o crescimento dos próximos anos.

 

O projeto original do Dois de Julho contempla um TPS2 (isso pelo plano da Infraero) que mataria a 17/35... pois seria construido outro "braço" com mais 11 fingers ali onde ficava o antigo Palheta Comissaria, Manutenção da INFRAERO, VASP, OceanAir, Swissport e a antiga BR (cujos tanques foram removidos). Aí uma taxiway nova por trás da Nordeste (hangar) conectaria até os hangares da AeroStar/Abaeté e o outro pátio onde fica a Addey.

 

Quanto as concessões eu penso que deveriam ser feitas FILÉ + OSSO! Ganhou GRU? Então tome Araraquara junto... ou então ganhou GRU? Leve Itaituba de presente... e assim sucessivamente, aliviaria o que sobrar da Infraero.

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08 - Aeroporto Regional da Zona da Mata - Multiterminais Alfandegados do Brasil

(pista - 2.550x45)

 

 

(Fora Estados e Prefeituras)

 

O ARZM mudou de concessionário, agora é uma sociedade da Socicam com Universal Armazéns Gerais e Alfandegados.

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O projeto original do Dois de Julho contempla um TPS2 (isso pelo plano da Infraero) que mataria a 17/35... pois seria construido outro "braço" com mais 11 fingers ali onde ficava o antigo Palheta Comissaria, Manutenção da INFRAERO, VASP, OceanAir, Swissport e a antiga BR (cujos tanques foram removidos). Aí uma taxiway nova por trás da Nordeste (hangar) conectaria até os hangares da AeroStar/Abaeté e o outro pátio onde fica a Addey.

 

Sim, sim, conheço o projeto:

 

 

0202_zps662518bb.jpg

 

 

O consórcio poderia fazer uma modificação desse projeto, tentando construir o novo terminal e conservando a 17/35. Observe o excesso de distância que existe entre o T1 e o T2, será que não haveria espaço para aproximar o T2 à nove torre e manter a 17/35?

 

 

 

 

 

WOW, 1%?! :rotflol:

 

 

Seria fantástico!

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Correção:

 

"Agradeço se alguém tiver informações sobre algum aeroporto fora dessa lista, que tenha sido concedido a iniciativa privada."

AEROPORTOS COM ADMINISTRAÇÃO PRIVADA NO BRASIL


05 - Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Antônio Carlos Jobim (Galeão) - Aeroporto Rio de Janeiro S.A.
(pistas - 4.000x45 / 3.180x45)
4.000 x 60


(Fora Estados e Prefeituras)

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E essa área de preservação ambiental? Vão construir em cima dela?

 

A construção de um terminal 2 teria pequena intervenção em área de preservação ambiental, como podemos ver nessa foto na época das obras da nova torre:

 

 

 

salvador_aerea_aeroportoluiseduardo-4091

 

 

 

Uma área abandonada com vários equipamentos da Vasp. Quem teria maior intervenção em área de preservação ambiental seria a nova pista 10R-28L (paralela a atual), por isso penso que o T2 deveria ser prioridade.
Quanto à nova pista, com boa vontade e relação política (atual momento do estado), muito dinheiro privado e interesses envolvidos após a concessão, acredito que não teriam as dificuldades que a "boa vontade" da Infraero teve. Vimos dois exemplos recentes aqui na Bahia: a FIOL e o Porto Sul.
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Na verdade o consórcio provavelmente vai ter um tempo pra resolver isso. Acho que SSA hoje não depende exclusivamente de nova pista pra crescer. Assim como nos outros, a prioridade será o T2 realmente.

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Correção:

 

A 10/28 continua com 45m de largura, o que aumentou foram os acostamentos laterais, que eram de 7,5m e passaram a ter 15m. Então antes a largura total era de 60m e passou a 75m.

 

 

ADC de dez/14, a homologação da pista para cód F foi em nov/14.

 

http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=c1c7c314-bbb0-1032-8701-72567f175e3a

 

16826714107_8a152e74be_b.jpg

 

17034122645_a2188c4611_b.jpg

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Na verdade o consórcio provavelmente vai ter um tempo pra resolver isso. Acho que SSA hoje não depende exclusivamente de nova pista pra crescer. Assim como nos outros, a prioridade será o T2 realmente.

 

 

Exatamente, E175, o aeroporto ainda pode crescer muito utilizando a 10/28 para a aviação comercial e a 17/35 para a executiva. O T2 sim é que trará um grande crescimento ao aeroporto que deve já passar dos 10 milhões de passageiros nesse ano, o que vai valorizar o seu valor no leilão de 2016.

 

O T2 deve ser pensado para dentro dos próximos três anos, só depois, a construção da nova pista que permita operações simultâneas. Será um tempo ideal para o consórcio trabalhar para as licenças ambientais da 10R-28L, enquanto as empresas aéreas incrementam operações no novo terminal e fortalecem o aeroporto como um HUB no Nordeste, em especial a Avianca e a Gol, que têm presença expressiva (65 voos diários) em SSA.

 

Rolam boatos no governo do estado de grupos europeus já interessados no aeroporto, assim como a CCR, dona do metrô de Salvador e que avança muito bem nas obras. Estamos na esperança e na torcida de um consórcio forte em 2016, após toda essa crise da Lava Jato ter acalmado.

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O nosso amigo Mazzoni montou uma imagem para termos uma ideia:

 

 

Plano%20SBSV%202_zpssouodlyz.png

 

 

 

Obviamente, descartando este excesso de desmatamento sobre as dunas (na parte inferior da imagem) para a nova pista.

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DECRETO FEDERAL CRIA REGRAS PARA PROPOSTAS DE PMI





Foi publicado na edição desta segunda (6) do Diário Oficial da União o decreto 8.428, da presidência da República, que normatiza o Procedimento de Manifestação de Interesses. O PMI permite que pessoa física ou jurídica de Direito Privado apresente projetos e estudos relativos a concessões ou permissões públicas.


A medida, assinada pela presidente Dilma Rousseff, integra a estratégia do governo federal de estimular a implantação de novas concessões de infraestrutura durante o ano de 2015, a exemplo do aeroporto de Salvador. O procedimento poderá ser aplicado à atualização, complementação ou revisão de projetos, levantamentos, investigações e estudos já elaborados.







:) :)

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Uma ótima notícia pra Salvador e pra Bahia como um todo, que pode facilitar os trâmites de concessão e infraestrutura aeroportuária:

 

 

 

BB faz reestruturação de vice-presidências e anuncia volta de César Borges

 

 

http://www.infomoney.com.br/bancodobrasil/noticia/3965013/faz-reestruturacao-vice-presidencias-anuncia-volta-cesar-borges

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