Jump to content

Novo 777.300 KLM homenageia Parque Nacional da Tijuca no Rio

MarcondesGIG

Recommended Posts

KLM WELCOMES NEWEST BOEING 777-300 TIJUCA NATIONAL PARK
klm-boeing-777-300er-ph-bvn-tijuca-natio

Courtesy: KLM.

KLM Royal Dutch Airlines has welcomed its latest Boeing 777-300, which flew in from Seattle to Schiphol last Saturday.

KLM traditionally names this aircraft type after world heritage sites and nature reserves, with past examples including Iguazu Falls and Mount Kilimanjaro. KLM’s 24th Boeing 777, registration number PH-BVN, has been named “Tijuca National Park”. This national park is located in the city of Rio de Janeiro, Brazil, and covers a surface area of 32km².

A Gol já homenageou o Brasil, com o avião dos os gêmeos grafiteiros, foi até bem criticada aqui.

A Azul só pensa na própria côr...

Já Tam, se for fazê-lo, será outro país o homenageado, concordam ?

A Gol já homenageou o Brasil, com o avião dos os gêmeos grafiteiros, foi até bem criticada aqui.

Perfeito, mas a Gol fez o que fez por causa da Copa do Mundo.

Seria muito legal alguma cia homenagear Cidades, Praias, Monumentos... acho isso super válido.

Da Gol, a intenção foi homenagear o Brasil, mas é difícil de ver logo de primeira. Ou tem que observar bem ou alguém descrever. E opinião pessoal, ficou fraco. Os bandeirões da Azul ficaram melhores.

A Azul é a cópia da Azul americana, mas são simpáticos os nomes.

A Tam, apesar de ser 2/3 chilena, poderia muito bem batizar pois metade de suas operações é no Brasil.

Os batismos da Passaredo são legais, homenageando as aves nacionais.

Seria muito legal alguma cia homenagear Cidades, Praias, Monumentos... acho isso super válido.

A KLM consegue inquietar quem lê os batismo, buscando procurar. RJ vem sempre a imagem do Cristo e praias, mas é muito mais que isso. Fora a felicidade de algum pernambucano ver que está escrito Pernambuco em uma aeronave.

Bem trabalhado, o batismo de aviões pode se tornar uma boa estratégia de marketing (não para atingir a grande massa) e atrair clientes de maior yield. Ou então oferecer o batismo de aeronaves para clientes que atingirem certa pontuação no FFP.

Em tempos de cortes de custos (muitos destes sentidos pelos passageiros), acho que a KLM é mestre em criar ações de marketing que custam quase nada à cia., mas que passam uma imagem muito simpática.

Algumas que me lembro:

1) Aquela do cachorro devolvendo itens perdidos aos donos;

2) Os jogos (gratuitos) de aviação lançados para tablets e smartphones;

3) A possibilidade de você se identificar na hora de escolher seu assento e conhecer quem está ao seu redor;

4) Voos para festivais de música com DJs à bordo;

5) As casas holandesas colecionáveis em porcelana que são brinde na executiva;

6) Aquela ação de natal que dava pequenos presentes aos passageiros aleatóriamente, após uma simples pesquisa dos gostos dos passageiros em redes sociais;

7) O batismo dos aviões homenageando os destinos;

Além lembra de mais alguma?

Algumas que me lembro:

1) Aquela do cachorro devolvendo itens perdidos aos donos;

2) Os jogos (gratuitos) de aviação lançados para tablets e smartphones;

3) A possibilidade de você se identificar na hora de escolher seu assento e conhecer quem está ao seu redor;

4) Voos para festivais de música com DJs à bordo;

5) As casas holandesas colecionáveis em porcelana que são brinde na executiva;

6) Aquela ação de natal que dava pequenos presentes aos passageiros aleatóriamente, após uma simples pesquisa dos gostos dos passageiros em redes sociais;

7) O batismo dos aviões homenageando os destinos;

Além lembra de mais alguma?

Teve a campanha em que a pessoa criava no site um par de etiquetas de bagagem personalizadas e a KLM enviava por correio, ainda tenho uma perdida em casa.

Teve a campanha em que a pessoa criava no site um par de etiquetas de bagagem personalizadas e a KLM enviava por correio, ainda tenho uma perdida em casa.

Eu tenho até hoje a tag de bagagem com a foto personalizada. Anda na minha carteira. rsrs

Teve uma época que poderia criar um City Guide de qualquer cidade para onde a cia voava na época. Criei 2: 1 de Nova Iorque (pdf) e 1 de Amsterdã, que enviaram para minha casa.

Ainda teve aquela campanha para levar uma pessoa para o espaço. Um brasileiro acabou ganhando.

Essa não conta? TAM-Rio-de-Janeiro.jpg

A Tam opera com mais de 20 aeronaves no Rio e a KLM com 1 só e nem todo dia por enquanto

Mas veja você... todo mundo chama a Tam de oportunista, mas a KLM todo mundo chama de inovadora.

Essa reflexão a area de marketing da Tam tem que buscar junto ao operacional.

Essa não conta?

Digite "tam rio" no Google... o que aparece?

Tam+rio3.jpg

Pois é.... o mkt da Tam tá muito aquém do que poderia fazer...

A TAM pode pintar a frota inteira com nome RJ que não vai atender o desejo de algumas pessoas. Em relação a Azul, ela utiliza o espaço do nome, além de promover ela própria, como espaço de venda. Ela negocia aqueles nomes, consta inclusive no mídia kit da empresa. Já fez promoções pontuais, como no lançamento da base CNF, quando foi feito um concurso que batizou o AYD como "Ouro de Minas".

O problema nosso com a TAM é que ela vem com essa de "paixão pelo Rio" e em seguida corta Paris, Londres e Frankfurt da malha. Sem falar na malha doméstica, que te obriga a conectar em CGH ou BSB.

Outra coisa, quem trouxe a bandeira olímpica pro Rio? A TAM se recusou (e olha que na época ainda tinha vôo direto LHR-GIG), acabou que a bandeira veio de Air France.

Inegável que a AF sempre prestigiou o GIG.

Não tem jeito, TAM é São Paulo e agora Brasília em segundo lugar de importância e não há nada de errado nisso, tem que ir pra onde acha que vai ter mais lucro, ok, só não me venha com esse papo furado de dizer que tem paixão pelo Rio que isso chega a ser uma ofensa à nossa capacidade intelectual.

E olha que ela tem o crème de la crème do GIG que é o T2. É a única que tem a bocada de ter os vôos domésticos e internacionais no T2. Podia ser um belo dum HUB.

O problema nosso com a TAM é que ela vem com essa de "paixão pelo Rio" e em seguida corta Paris, Londres e Frankfurt da malha. Sem falar na malha doméstica, que te obriga a conectar em CGH ou BSB.

Outra coisa, quem trouxe a bandeira olímpica pro Rio? A TAM se recusou (e olha que na época ainda tinha vôo direto LHR-GIG), acabou que a bandeira veio de Air France.

Não tem jeito, TAM é São Paulo e agora Brasília em segundo lugar de importância e não há nada de errado nisso, tem que ir pra onde acha que vai ter mais lucro, ok, só não me venha com esse papo furado de dizer que tem paixão pelo Rio que isso chega a ser uma ofensa à nossa capacidade intelectual.

E olha que ela tem o crème de la crème do GIG que é o T2. É a única que tem a bocada de ter os vôos domésticos e internacionais no T2. Podia ser um belo dum HUB.

Exatamente !

Como eu tinha dito.. o Marketing da TAM precisa conversar com o Operacional da TAM.

Um Dep de Marketing precisa espelhar a empresa... não o que algumas pessoas pensam.

E não é coisa de atende desejo de algumas pessoas do Rio, pois é claro e evidente. Só não enxerga quem tem bairrismo na opinião.

Igual quando a Delta fez a opção de brigar por NY começando pela "Keep Climbing"

Fez no momento em que o operacional fez sua parte com serviços melhorados JFK-LAX/SFO, mais rotas para Europa e Américas, foco em melhor serviço, um hub no La Guardia e uma melhora significativa na experiência com novas instalações tanto no JFK quanto em LGA, um lounge conceito no meio de Nova York e patrocinio a Clubes, atividades e suporte a cidade em geral.

Ninguém criticou o foco dela, pois o marketing reproduzia o que a empresa fazia.

A KLM tem isso em mente... seu operacional caminha com o Marketing e vice-versa.

Parabens pelas colocacoes.

Onde assino ??

O avião em homenagem ao aniversário do Rio que não voou pro Rio no dia do aniversário da cidade? :anta:

Cômico.

Lembrei de uma ação de marketing bem simples, mas que atingia seu público-alvo. Em 1999 a Vasp batizou dois B737-300 de Cidade Maravilhosa e Sampa de cada lado das aeronaves com desenhos que representavam as cidades. Se considerarmos que a VP praticamente deixava os -300 entre CGH e SDU, os embarques eram remotos, a chance de alguém olhar e ver sua cidade como origem ou destino do vôo era grande.

1903256.jpg

0305556.jpg

• 2 weeks later...

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade