Jump to content

Galeão: Aeroporto passará a ter terminal único


C010T3

Recommended Posts

Na reportagem do jornal O Globo de hoje sobre problemas nos terminais concedidos, alguns detalhes sobre novidades foram divulgados:

16497800004_f5a6c4f984_o.png
O Globo - 12/04/2015

Link to comment
Share on other sites

Não seria melhor tornar o T1 doméstico e o T2 internacional? Acho que deixar todos os balcões de check-in no T2 vai fazer o terminal ficar abarrotado.

 

Eu já acho possível, mas eu tenho lá minhas ideias mirabolantes. Apesar de não estar descrito isso no texto, meio que a o Terminal 1 vira o Píer Norte em contraponto ao Píer Sul em construção.

O problema todo não está no interior do edifício, mas, sim, na capacidade do meio-fio e do estacionamento. Seria possível, por exemplo, transformar o tericeiro andar do T2 em processador, transferindo o embarque para o segundo (mezanino). Isso, aliás, facilitaria muito na substituição das pontes de embarque, pois aquelas estruturas gigantescas na fachada não seria mais necessárias.

Uma medida que traria mais meio-fio e mais acesso a estacionamentos seria a expansão do processador em direção à UAC, porém existem dois obstáculos. O edifício da UAC está alinhado em altura ao T1, não ao T2, e ainda está prometido à Accor para transformá-lo em hotel. Mais fácil seria demoli-lo e reconstruir um extensor do processador que tivesse, inclusive, como se ligar ao atual T1 mais adequadamente.

Link to comment
Share on other sites

Não seria melhor tornar o T1 doméstico e o T2 internacional? Acho que deixar todos os balcões de check-in no T2 vai fazer o terminal ficar abarrotado.

O terminal ficaria ocioso, não temos um volume de trafego internacional que justifique uma medida dessas. Atualmente, as ilhas de check-in que são usadas devem representar 1/3 das que existem, a maioria fica inoperante.

Link to comment
Share on other sites

Essa reportagem me causa surpresa, pois a informação que me passaram é que essa idéia de processar todos os passageiros no terminal 2 havia sido abandonada ao se constatar que o conector para o terminal 1 não daria conta do fluxo de passageiros.

Link to comment
Share on other sites

Onde diz "os dois terminais reformados" leia-se: tudo o que a Infraero ainda não entregou. Não vai haver nenhuma mudança estética, só a nova sinalização.

 

Concentrar todo o check in no T2, parece meio absurdo, mas vai ver é a única solução econômica viável. Fecham todo o lado terra do T1, e mantêm só as salas de embarque. É o único jeito de reduzir drasticamente as despesas operacionais e tentar conseguir pagar a outorga...

Link to comment
Share on other sites

Ao tornar o T2 o centro do aeroporto, com o T1 como uma espécie de píer Norte, poderia utilizar o espaço do núcleo do estacionamento do T1 fazendo mais uns dois andares de estacionamento e um centro de convenções em cima do estacionamento.

Afinal, porque desperdiçar um terminal de BRT.

Ficaria o terminal do BRT do T2 como "Galeão Central" e o do T1 como "Expo Galeão" ou coisa do tipo.

;-)

Link to comment
Share on other sites

Fazer isso tem a vantagem de transformar o T1 num potencial hub de conexões muito interessante já que em tese, toda a area comercial fica a disposição dos passageiros na area de embarque.

E o que não faltaria seria espaço comercial

Com tal fator, seria mais fácil conseguir alugar todo o andar superior, o aeroporto poderia ganhar até mesmo salas de cinema!

E espaço que hoje é de check-in, seria transformado em espaço comercial.

 

Só acho que o T2 vai ficar movimentado demais e acho que sem o internacional, poderiam manter ao menos o check-in da Gol/Avianca/Azul no T1.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Mais uma mudança para as lojas que estão indo para o TPS-1 ?? Os bancos estão saindo do TPS-2 (alguns já foram de volta para o TPS-1). Com essa idéia, como ficam ?

Link to comment
Share on other sites

Acho excelente idéia. Aquele setor de check-in do TP1 é ridículo de apertado e pouco funcional. Refazer o TP1 como um pier é um negócio que poderá render muito espaço comercial, dando inclusive espaço para D.O das empresas e um acesso para seus funcionários pela área interna. Acabaria também com aquele acesso ridículo de podre que temos lá, onde vans e ônibus se misturam e taxisitas truculentos completam o cenário.

O TP2 tem ilhas bem espaçadas e conseguem assumir o papel de distribuidor. Melhor ser um aeroporto com único terminal do que um aeroporto com 2,3 terminais confusos, despadronizados e que promovem A confusão para passageiros em conexão...

Estou gostando do que estão fazendo no GIG...

Link to comment
Share on other sites

Tem espaço no pátio para depois de 2016 fazer uma super reforma no T1 deixando-o parecido com o 2F do CDG, focado em narrow bodies com conexões domésticas rápidas, tal como os piers de BSB?

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade