Jump to content

Galeão: Aeroporto passará a ter terminal único

C010T3

Recommended Posts

Na reportagem do jornal O Globo de hoje sobre problemas nos terminais concedidos, alguns detalhes sobre novidades foram divulgados:

16497800004_f5a6c4f984_o.png
O Globo - 12/04/2015

Não seria melhor tornar o T1 doméstico e o T2 internacional? Acho que deixar todos os balcões de check-in no T2 vai fazer o terminal ficar abarrotado.

Eu já acho possível, mas eu tenho lá minhas ideias mirabolantes. Apesar de não estar descrito isso no texto, meio que a o Terminal 1 vira o Píer Norte em contraponto ao Píer Sul em construção.

O problema todo não está no interior do edifício, mas, sim, na capacidade do meio-fio e do estacionamento. Seria possível, por exemplo, transformar o tericeiro andar do T2 em processador, transferindo o embarque para o segundo (mezanino). Isso, aliás, facilitaria muito na substituição das pontes de embarque, pois aquelas estruturas gigantescas na fachada não seria mais necessárias.

Uma medida que traria mais meio-fio e mais acesso a estacionamentos seria a expansão do processador em direção à UAC, porém existem dois obstáculos. O edifício da UAC está alinhado em altura ao T1, não ao T2, e ainda está prometido à Accor para transformá-lo em hotel. Mais fácil seria demoli-lo e reconstruir um extensor do processador que tivesse, inclusive, como se ligar ao atual T1 mais adequadamente.

Não seria melhor tornar o T1 doméstico e o T2 internacional? Acho que deixar todos os balcões de check-in no T2 vai fazer o terminal ficar abarrotado.

O terminal ficaria ocioso, não temos um volume de trafego internacional que justifique uma medida dessas. Atualmente, as ilhas de check-in que são usadas devem representar 1/3 das que existem, a maioria fica inoperante.

Essa reportagem me causa surpresa, pois a informação que me passaram é que essa idéia de processar todos os passageiros no terminal 2 havia sido abandonada ao se constatar que o conector para o terminal 1 não daria conta do fluxo de passageiros.

Onde diz "os dois terminais reformados" leia-se: tudo o que a Infraero ainda não entregou. Não vai haver nenhuma mudança estética, só a nova sinalização.

Concentrar todo o check in no T2, parece meio absurdo, mas vai ver é a única solução econômica viável. Fecham todo o lado terra do T1, e mantêm só as salas de embarque. É o único jeito de reduzir drasticamente as despesas operacionais e tentar conseguir pagar a outorga...

Ao tornar o T2 o centro do aeroporto, com o T1 como uma espécie de píer Norte, poderia utilizar o espaço do núcleo do estacionamento do T1 fazendo mais uns dois andares de estacionamento e um centro de convenções em cima do estacionamento.

Afinal, porque desperdiçar um terminal de BRT.

Ficaria o terminal do BRT do T2 como "Galeão Central" e o do T1 como "Expo Galeão" ou coisa do tipo.

;-)

Fazer isso tem a vantagem de transformar o T1 num potencial hub de conexões muito interessante já que em tese, toda a area comercial fica a disposição dos passageiros na area de embarque.

E o que não faltaria seria espaço comercial

Com tal fator, seria mais fácil conseguir alugar todo o andar superior, o aeroporto poderia ganhar até mesmo salas de cinema!

E espaço que hoje é de check-in, seria transformado em espaço comercial.

Só acho que o T2 vai ficar movimentado demais e acho que sem o internacional, poderiam manter ao menos o check-in da Gol/Avianca/Azul no T1.

• 4 weeks later...

Mais uma mudança para as lojas que estão indo para o TPS-1 ?? Os bancos estão saindo do TPS-2 (alguns já foram de volta para o TPS-1). Com essa idéia, como ficam ?

Acho excelente idéia. Aquele setor de check-in do TP1 é ridículo de apertado e pouco funcional. Refazer o TP1 como um pier é um negócio que poderá render muito espaço comercial, dando inclusive espaço para D.O das empresas e um acesso para seus funcionários pela área interna. Acabaria também com aquele acesso ridículo de podre que temos lá, onde vans e ônibus se misturam e taxisitas truculentos completam o cenário.

O TP2 tem ilhas bem espaçadas e conseguem assumir o papel de distribuidor. Melhor ser um aeroporto com único terminal do que um aeroporto com 2,3 terminais confusos, despadronizados e que promovem A confusão para passageiros em conexão...

Estou gostando do que estão fazendo no GIG...

Tem espaço no pátio para depois de 2016 fazer uma super reforma no T1 deixando-o parecido com o 2F do CDG, focado em narrow bodies com conexões domésticas rápidas, tal como os piers de BSB?

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade