Jump to content

Pilotos Portugueses querem fim da obrigação de manter duas pessoas no cockpit


lockheed

Recommended Posts

Pilotos querem fim da obrigação de manter duas pessoas no cockpit
A Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA) pede ao governo que acabe com a obrigatoriedade de estarem, sempre, pelo menos duas pessoas no cockpit.

O pedido da APPLA surge depois do Secretário de Estado dos Transportes ter anunciado esta medida na sequência do acidente de há um mês nos Alpes franceses, em que um dos pilotos se despenhou, de propósito, sozinho no cockpit.

Em declarações à TSF, Miguel Silveira, o presidente da Associação, explica que a medida impõe que sempre que um dos pilotos se ausenta terá obrigatoriamente de ser substituído por um tripulante e nem sempre estes estão preparados para estarem no cockpit.

Para os pilotos a solução é encontrar uma forma, tecnológica, de abrir, em alguns casos, pelo exterior, a porta de acesso.

Diferente é a posição da Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine. O presidente Vasco Cipreste diz que estes profissionais estão totalmente preparados para estar no cockpit e até têm treino para isso.

Portugal foi um dos poucos países a seguir o caminho de 2 pessoas, sempre, perto dos comandos do avião. Na altura, a associação que representa os pilotos não se pronunciou sobre a matéria, mas agora, depois de terem lido vários estudos, pedem o fim da medida.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Falam como se os comissáriis fossem assumir o controle da aeronave, quando na verdade estão ali só de "companhia".

 

 

Tem piloto que gostou muito da idéia, e pede pro companheiro não se apresar para voltar. ;-)

Link to comment
Share on other sites

Eu acho importante essa medida, mas não pelo motivo que estão colocando. É interessante no caso de um mau súbito do piloto que está nos comandos ou na tentativa de sequestro, estando esse tripulante extra, como um olheiro da situação na cabine de pax.

 

Agora, para o que o alemão fez, não é a solução. Se existisse esse procedimento na German, ele iria inventar outra forma de derrubar o avião, e são várias as possibilidades.

Link to comment
Share on other sites

Medida inócua, sem nenhum fundamento científico, que só atrapalha a rotina de trabalho tanto dos pilotos quanto dos comissários.

 

Se algum aviador quiser bancar o kamikaze, não vai ser o comissário lá na frente quem vai impedir. E mesmo no exemplo de mau súbito ou interferência ilícita que o colega acima postou, não acho que a efetividade da medida justifique tirar o comissário de seu posto.

 

Seria mais fácil conscientizar o aviador de sair da cabine apenas quando estritamente necessário.

Link to comment
Share on other sites

Medida inócua, sem nenhum fundamento científico, que só atrapalha a rotina de trabalho tanto dos pilotos quanto dos comissários.

 

Se algum aviador quiser bancar o kamikaze, não vai ser o comissário lá na frente quem vai impedir. E mesmo no exemplo de mau súbito ou interferência ilícita que o colega acima postou, não acho que a efetividade da medida justifique tirar o comissário de seu posto.

 

Seria mais fácil conscientizar o aviador de sair da cabine apenas quando estritamente necessário.

E isso já não é assim? Acredito que quem tenha que ir lá atrás vai porque tem necessidades fisiologicas (que complicam na descida), e não por querer bater um papo na galley...

Link to comment
Share on other sites

A piada diz que os portugueses conseguiram uma solução para o risco de kamikazes: Quando um pedir para sair, o outro sairá também! Sem ninguém na cabine, está resolvido o problema dos Kamikazes... :-)

Link to comment
Share on other sites

E isso já não é assim? Acredito que quem tenha que ir lá atrás vai porque tem necessidades fisiologicas (que complicam na descida), e não por querer bater um papo na galley...

 

Pela regra sim. Mas sabemos que ainda tem colega (poucos, ainda bem) que levanta da cabine "pra ir ao banheiro" e volta 40 minutos depois. Haja "número 2".

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade