Jump to content

Gol permite que passageiro use celular durante todo o voo, em modo avião

hugo bellini

Recommended Posts

Gol permite que passageiro use celular durante todo o voo, em modo avião

RICARDO GALLO

DE SÃO PAULO

06/07/2015 11h40

A Gol liberará, a partir desta terça-feira (7), o uso de celulares durante todo o voo –desde que no modo avião, em que não há transferência de dados ou conexão à internet.

A autorização foi dada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na última quinta-feira (2). Trata-se da primeira companhia aérea a ter esse aval –a agência também analisa pedidos similares da TAM, da Azul e da Avianca.

A partir desta terça, não será mais pedido aos passageiros para desligarem os celulares assim que o avião ligar os motores. Na prática, poderão ficar ligados, durante todo o voo, celulares, tablets, videogames, notebooks e leitores de livros digitais, entre outros. Hoje, eles têm de ser desligados quando o avião está prestes a decolar ou a aterrissar; podem operar assim que a aeronave atinge 3.048 metros, ou 10 mil pés. Fazer chamadas e navegar na internet, porém, continuam proibidos.

Há outra mudança, esta a adaptação a um hábito já consagrado entre os passageiros: será oficialmente permitido ligar o celular, conectar-se à internet ou fazer chamadas tão logo o avião pouse. Hoje as companhias informam aos passageiros que isso não é autorizado.

Na decolagem e no pouso, os equipamentos terão que ser guardados, mesmo ligados, por segurança; uma freada brusca, por exemplo, pode fazer algum aparelho voar na cabine e machucar um passageiro. Da mesma maneira.

Há um mês, a Gol anunciou também que, a partir de 2016, passará a ter wi-fi a bordo dos aviões, serviço já oferecido hoje por empresas americanas que voam para o Brasil.

ATRASO

O que começa a entra em vigor nesta terça com uma única companhia aérea já vale nos Estados Unidos desde 2013. Lá, a indústria conseguiu comprovar que não há interferência significativa de equipamentos eletrônicos no avião.

No ano passado, a Europa anunciou uma nova etapa: abriu caminho para que passageiros possam também trocar mensagens de texto e se conectar à internet. Isso não se aplica a períodos antes e durante pousos e decolagens. O Brasil ainda não tem previsão de implantar esse uso.

mais em http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/07/1652162-gol-permite-que-passageiro-use-celular-durante-todo-o-voo-em-modo-aviao.shtml

Na prática já era assim. A tripulação normalmente não dava bola ao pessoal que usava celular durante o vôo.

Negativo, cavalheiro. Em voo de cruzeiro já era permitido desde que em modo voo. Porém nas fases críticas o uso sempre foi proibido e os comissários sempre deixaram isso bem claro através dos speeches e checks de segurança.

E lembrando que poderão ser utilizados durante todo o voo, porém em modo voo.

Negativo, cavalheiro. Em voo de cruzeiro já era permitido desde que em modo voo. Porém nas fases críticas o uso sempre foi proibido e os comissários sempre deixaram isso bem claro através dos speeches e checks de segurança.

Tem uma infinidade de videos no youtube feitos de celular em decolagens e pousos, e eu mesmo já ví pessoas usando o celular (provavelmente em modo voo) em todas as fases do voo. No speech era bem claro a proibição, porém presencialmente nunca ví ninguém ser repreendido.

Posted · Hidden by Bonotto, July 7, 2015 - No reason given
Hidden by Bonotto, July 7, 2015 - No reason given

Tem uma infinidade de videos no youtube feitos de celular em decolagens e pousos, e eu mesmo já ví pessoas usando o celular (provavelmente em modo voo) em todas as fases do voo. No speech era bem claro a proibição, porém presencialmente nunca ví ninguém ser repreendido.

Vai da educação de cada um, não tem como ser repreendido na decolagem ou no pouso, já que os comissários estão em suas posições. É o mesmo que pedir pra colocar o assento na posição vertical no check de cabine e quando acaba o desembarque, vemos várias cadeiras reclinadas novamente. Esses dias uma passageira achou ruim eu te-la mandado retornar ao assento durante um período de turbulência e prontamente falei "no dia que a senhora voar pelo teto, nunca mais irá tirar o cinto pra nada".

Vai da educação de cada um, não tem como ser repreendido na decolagem ou no pouso, já que os comissários estão em suas posições. É o mesmo que pedir pra colocar o assento na posição vertical no check de cabine e quando acaba o desembarque, vemos várias cadeiras reclinadas novamente. Esses dias uma passageira achou ruim eu te-la mandado retornar ao assento durante um período de turbulência e prontamente falei "no dia que a senhora voar pelo teto, nunca mais irá tirar o cinto pra nada".

Rapaz voltando no começo do mês de mvd, pela tam, vi a comissária pagar um sapo pro passageiro que estava exatamente do meu lado. Celular ligado, o avião chegando pra decolar e a claridade da tela no fundo do avião, a comissaria viu e descascou, pegou o cartão de segurança e esfregou na cara do rapaz. hahahahahahaha

Acho pouco. Não pode, não pode.

Não duvido que a partir de agora veremos gente conversando no celular no momento da decolagem e no pouso. "fulano to pousando, pode sair de casa" " ciclano acabei de decolar daqui uma hora tô ai"

Os comissários sempre deixam clara a proibição, mas na maioria das vezes não repreendem os passageiros que usam equipamentos eletrônicos durante a decolagem ou o pouso.

Uma vez eu estava filmando o procedimento de descida e desliguei a câmera quando a comissária passou por mim. Quando viu isso, ela disse que eu poderia continuar filmando sem problemas e foi isso que eu fiz.

finalmente vou poder continuar a ler meu livro no tablet durante a decolagem e pouso.

Então, pelo que li, durante a decolagem e pouso o equipamento deverá estar guardado.

No meu caso não faz diferença nenhuma, quando estou a bordo de um avião, minha maior diversão é a janelinha e não celular ou tablet, na verdade procuro até esquecer que isso existe, não é todo dia que se pode apreciar a paisagem a 39.000ft.

Abraços

Então, pelo que li, durante a decolagem e pouso o equipamento deverá estar guardado.

ixi, verdade, voltei e li a matéria de novo.

"Na decolagem e no pouso, os equipamentos terão que ser guardados, mesmo ligados, por segurança; uma freada brusca, por exemplo, pode fazer algum aparelho voar na cabine e machucar um passageiro".

Vou continuar olhando a janelinha mesmo.

ixi, verdade, voltei e li a matéria de novo.

"Na decolagem e no pouso, os equipamentos terão que ser guardados, mesmo ligados, por segurança; uma freada brusca, por exemplo, pode fazer algum aparelho voar na cabine e machucar um passageiro".

Vou continuar olhando a janelinha mesmo.

Na verdade, o que esta escrito no MGO é que os aparelhos precisam estar guardados OU aderidos ao corpo. Logo, por exemplo, se o pax estiver com o seu tablet ou Kindle no colo, ou na mao, nao tem problema. O que nao pode é deixar solto no assento.

Na verdade, o que esta escrito no MGO é que os aparelhos precisam estar guardados OU aderidos ao corpo. Logo, por exemplo, se o pax estiver com o seu tablet ou Kindle no colo, ou na mao, nao tem problema. O que nao pode é deixar solto no assento.

Questão de interpretação, pra mim, no colo está solto.

Voei na terça e ontem. O speech foi claro: manter junto ao corpo. Continuei lendo o jornal no ipad sem stress, finalmente.

Por curiosidade, durante aproximacao CAT II sera solicitado aos pax que desliguem os aparelhos

Meus parabéns pra Gol, eu fico feliz em ver como essa empresa está melhorando, e no meu caso eu sempre usei o meu ipod no modo avião e nunca tive problemas, felizmente nenhuma aeromoça ou comissário precisou chamar a minha atenção.

No meu caso não faz diferença nenhuma, quando estou a bordo de um avião, minha maior diversão é a janelinha e não celular ou tablet, na verdade procuro até esquecer que isso existe, não é todo dia que se pode apreciar a paisagem a 39.000ft.

Abraços

Concordo plenamente, uma das melhores coisas da vida além de voar é ficar observando a paisagem no céu, aquilo é tudo de bom ^_^

No meu caso PTV e WiFi são bem vindos porém se não for possível usa-los eu me contento com tomadas embaixo dos assentos ;)

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade