Jump to content

Aeroporto de São Raimundo Nonato ( PI ) é homologado pela Anac


jambock

Recommended Posts

Meus prezados

Aeroporto de São Raimundo Nonato é homologado pela Anac

Aeronaves executivas e jatos particulares já podem pousar no local. Voos comerciais dependem de solicitação das empresas e análise da Anac.

Foi publicada na quarta-feira (5) no Diário Oficial da União a homologação do Aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, com a inscrição no Cadastro de Aeródromos. O documento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem validade de 10 anos.

Ao G1, a Anac informou que a homologação significa a liberação para pousos e decolagens e disse que aeronaves executivas e jatos particulares já podem utilizar a pista. Quanto aos voos comerciais, as empresas que tenham interesse em operar com linhas para São Raimundo Nonato precisam enviar uma solicitação ao órgão.

Após a solicitação das empresas para operar no aeroporto, a Anac ainda seguirá um trâmite de análises a partir de fatores como tamanho das aeronaves e da quantidade de passageiros. Adequações na estrutura do aeroporto ainda podem ser feitas para atender a demanda das empresas que queiram operar no local.

Fonte: PORTAL G-1 via CECOMSAER 7 AGO 2015

Link to comment
Share on other sites

Sempre pensei num voo que unisse a Capital, o Norte e o Sul do Estado do PiauÍ, a Fortaleza e Recife: "REC-SWKQ-THE-PHB-FOR-PHB-THE-SWKQ-REG" (ATR-72)

 

aerosao.jpg

Link to comment
Share on other sites

O aeroporto já nasce sob a pressão de ter que atrair uma massa de visitantes para o Parque da Serra da Capivara, especialmente estrangeiros. Tomara que desperte o interesse das transportadoras e consiga levar dinheiro pra região.

Link to comment
Share on other sites

Saiu isto há uns dias atrás no site do Governo do Piauí (postado no SSC por EdilsonCarlos)

 

Piquiatuba de olho em voos regionais

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve publicar, na primeira semana de agosto, a autorização de voos para os aeroportos de São Raimundo Nonato e Floriano, mantendo assim, o cronograma do Governo do Estado que prevê a inauguração do Aeroporto Serra da Capivara no final do mês de agosto.

O assunto foi tratado pessoalmente pelo governador Wellington Dias, na quarta-feira (15), em Brasília, com o presidente da Anac, Marcelo Guaranys; o secretário de Transportes do Piauí, Guilhermano Pires; e o superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John.

A empresa Piquiatuba já solicitou a autorização para ofertar voos com aeronaves de até 30 passageiros na linha Brasília-Petrolina-São Raimundo Nonato-Floriano e outra linha em direção a Imperatriz. "É um grande avanço na aviação em nosso estado, a exemplo do aeroporto de Parnaíba que já disponibiliza voos regionais", comemora o governador.

A previsão, segundo ele, é de ter, até 2018, mais aeroportos regionais funcionando, nas cidade de Picos, Bom Jesus, Corrente, Paulistana, Uruçuí, Oeiras, Piripiri e Esperantina.

 

Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/20734

Link to comment
Share on other sites

RCWSKY e a maionese... já viu quanto tá REC-SWKQ-THE? Lembrando que terá que levar combustivel para ambas etapas + alternado?

A TRIP realizava o voo BRB-CGB com 1.418 km...

 

http://br.distanciacidades.com/calcular?from=rio+blanco+ac&to=cuiaba

 

...a BQB realizava o voo CWB-MVD com 1.245 km...

 

http://br.distanciacidades.com/calcular?from=Curitiba+-+PR%2C+Brasil&to=Montevideo%2C+Montevid%C3%A9u%2C+Uruguai

 

,,,qual o problema de voar 866 km?

 

http://br.distanciacidades.com/distancia-de-sao-raimundo-nonato-a-recife

 

Até onde eu sei, um ATR-72-600 tem alcance de aproximadamente 1.500 km.

 

Alternar Petrolina + 244 km.

Link to comment
Share on other sites

A TRIP realizava o voo BRB-CGB com 1.418 km...

 

http://br.distanciacidades.com/calcular?from=rio+blanco+ac&to=cuiaba

 

...a BQB realizava o voo CWB-MVD com 1.245 km...

 

http://br.distanciacidades.com/calcular?from=Curitiba+-+PR%2C+Brasil&to=Montevideo%2C+Montevid%C3%A9u%2C+Uruguai

 

,,,qual o problema de voar 866 km?

 

http://br.distanciacidades.com/distancia-de-sao-raimundo-nonato-a-recife

 

Até onde eu sei, um ATR-72-600 tem alcance de aproximadamente 1.500 km.

 

Alternar Petrolina + 244 km.

 

Qual estrutura aeroportuária disponivel entre MVD-CWB? De cabeça POA, CCM, FLN, NVT, JOI... certo? E entre REC-SWKQ? Só PNZ...

 

BRB? O que você será que quis digitar?

Link to comment
Share on other sites

 

Qual estrutura aeroportuária disponivel entre MVD-CWB? De cabeça POA, CCM, FLN, NVT, JOI... certo? E entre REC-SWKQ? Só PNZ...

 

BRB? O que você será que quis digitar?

RBR - A TRIP operou Rio Branco - Cuiabá com ATR-72 (1.418 km)

Link to comment
Share on other sites

Poderiam muito bem vender

 

Brasília x Barreiras x São Raimundo Nonato x Teresina x Parnaiba x Fortaleza

 

Recife x Petrolina x São Raimundo Nonato x Teresina x Imperatriz x São Luis

 

Recife x São Raimundo Nonato x Teresina x Imperatriz x São Luis

 

Salvador x Barreiras x São Raimundo Nonato x Teresina x São Luis x Belém

 

Opções não faltam. Mas vai ter clientela para sustentar o voo? Se for o governo do estado bancando, pra levar desenvolvimento a região sai sim.

Link to comment
Share on other sites

Matéria que saiu hoje com valores das tarifas.

E olha só o equipamento que já irão usar pra abir a rota.

Tô achando grande demais, não vai vingar.

 

Passagem aérea de Teresina a São Raimundo Nonato custará R$ 240

 

Operando desde 2009, o aeroporto do município teve, na última quarta-feira (5), sua homologação publicada no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que autoriza a operação de voos regulares. A nova rota aérea - que será capaz de aproximar a região Sul piauiense da capital, Teresina, além de abrir novas perspectivas para o Turismo arqueológico na região de São Raimundo Nonato - deve ser composta, em um primeiro momento, pelo trajeto Teresina- Floriano- São Raimundo Nonato.

1476090_556405087781756_85461440_n.jpg

A expectativa é de que as atividades sejam iniciadas já em setembro, como afirma o secretário estadual de transportes, Guilhermano Pires. “Nós estamos construindo uma parceria com a empresa Piquiatuba, fechando um entendimento para que, já no mês de setembro, a gente tenha condições para a realização do voo inaugural e voos testes. A própria Anac deve enviar uma equipe para testar a rota programada", adiantou o secretário.

Os voos devem acontecer semanalmente, saindo de Teresina em direção a São Raimundo Nonato às terças-feiras, com retorno às quartas-feiras, realizando escala no município de Floriano. No que se refere aos valores das passagens, os trechos Teresina – Floriano e Floriano – São Raimundo Nonato irão custar R$ 120. A viagem mais longa, entre Teresina e São Raimundo Nonato terá o valor de R$ 240.

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta terça-feira (11), com a representante da Esaero Serviços Aeroportuários, Wany Carvalho, e com membros de secretarias ligadas ao Aeroporto Internacional Serra da Capivara, de São Raimundo Nonato, a fim de discutir diretrizes para o funcionamento do terminal aeroportuário.

Para o governador Wellington Dias, a abertura do aeroporto para voos regulares é um indicativo de desenvolvimento para todo o estado. “É um caminho novo. O Estado apoia todo esse empreendimento, que deve acelerar o desenvolvimento do Piauí porque passamos a ter a oportunidade de voos para região sul. Vamos começar agora, nesse caso dos voos para São Raimundo Nonato e Floriano, com capacidade para 30 passageiros. Consolidado, ela amplia. Temos como exemplo os voos para Parnaíba, que também, inicialmente, tinham capacidade para 30 passageiros e, em breve, devemos ampliar para 60”, afirmou Dias.

A inauguração do aeroporto deve acontecer em outubro, mês que marca o aniversário do Piauí. Com projeto moderno e inovador, o terminal já possui toda a infraestrutura para funcionamento, com sala de embarque e desembarque, auditório para a realização de eventos e posto do Corpo de Bombeiros.

Fonte: http://cidadeverde.com/saoraimundononato/70678/passagem-aerea-de-teresina-a-sao-raimundo-nonato-custara-r-240

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Melhor que de muita capital mesmo.

Mas agora usando o bom senso, precisava de tudo isso para uma cidade do interior longínquo e sem um polo, seja indústria oum populacional, próximo pra justificar todo esse investimento? ??

Link to comment
Share on other sites

Melhor que de muita capital mesmo.

Mas agora usando o bom senso, precisava de tudo isso para uma cidade do interior longínquo e sem um polo, seja indústria oum populacional, próximo pra justificar todo esse investimento? ??

Link to comment
Share on other sites

Melhor que de muita capital mesmo.

Mas agora usando o bom senso, precisava de tudo isso para uma cidade do interior longínquo e sem um polo, seja indústria oum populacional, próximo pra justificar todo esse investimento? ??

 

a resposta é sim, caso as autoridades políticas levassem a sério a indústria do turismo. tem potencial sim devido ao parque serra da capivara, mas não tem infra-estrutura no retante da cidade. na França, sítios arqueológicos bem menores (bem menores mesmo) do que o da serra da capivara atrai milhões de turistas por ano. a inauguração do aeroporto ficou desconexa com o restante da infra-estrutura local. para se ter uma ideia do potencial da região, assistam ao programa roda viva sobre a serra do capivara:

 

https://www.youtube.com/watch?v=AXa2e5AcU0E

Link to comment
Share on other sites

Talvez não fosse necessário uma estrutura tão grande para 2015, mas talvez em 5 anos a coisa seja diferente.

Sinop-MT, há 8 anos tinha apenas um único voo de ATR 42 para Cuiabá. Atualmente são 7 voos diários e a Gol ainda vai entrar em fevereiro.

Rondonópolis-MT até o começo desse ano tinha ficado com uns 2 voos da Azul de ATR somente para Cuiabá. Esse ano a Passaredo entrou com voos para RAO e BSB, e acabou influenciando a Azul a colocar um voo para VCP de E195.

Nessas duas cidades talvez sejam casos diferentes, pois gira muita $$$ do agronegócio (demanda reprimida), mas permite ter uma ideia de cidades que há alguns anos quase não existiam voos e com o movimento atual, os terminais se tornaram um aperto. E existem diversos aeroportos no interior do país que aconteceram o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Meus prezados

Aeroporto de SRN será usado no transporte de carga, diz governador

O governador Wellington Dias, durante reunião com políticos e empresários do Território Serra da Capivara, anunciou que pretende transformar o Aeroporto de São Raimundo Nonato, que será usado para o transporte de cargas de frutas e outros produtos produzidos na região.

"Pretendemos começar esse projeto em 2016 e a pista do aeroporto será aumentada em 850 metros para se adequar às exigências internacionais", declarou o governador.

O Aeroporto de São Raimundo Nonato

inaugurado na terça-feira, dia 27, o aeroporto possui projeto arquitetônico no formato de uma capivara, do arquiteto Raimundo Filho, o Aeroporto de São Raimundo Nonato tem uma pista de 2,5 mil metros de extensão para aviões de grande porte e servirá com aeroporto regional para as cidades do sudoeste do Piauí.

O Aeroporto Serra da Capivara deveria ter um custo total de R$ 20 milhões, mas a obra já consumiu R$ 35 milhões. A primeira liberação do dinheiro para o aeroporto foi feita em 30 de dezembro de 2002. No penúltimo dia da gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governo federal destinou R$ 5 milhões para a obra. Em fevereiro de 2003, já no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foram anunciados outros R$ 7,43 milhões, provenientes do recém-criado Ministério do Turismo. O então ministro Walfrido dos Mares Guia, que já morreu, veio pessoalmente ao Piauí anunciar o dinheiro, vindo do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo).

As obras tiveram início em 2004. Mais à frente, o governo do ex-presidente Lula anunciou a liberação de outros R$ 8,33 milhões e o governo do Piauí comprometeu-se com outros R$ 5 milhões de contrapartida.

O aeródromo possui estrutura inovadora e moderna com pista de pouso e decolagem com 3.578,08 metros quadrados de área construída e terminal de passageiros. “O Aeroporto de São Raimundo Nonato é importante para o Brasil. Acho que nós temos que cuidar de uma das mais importantes áreas da arqueologia mais importantes do mundo, que é a região da Serra da Capivara. O aeroporto permite a presença no Parque Nacional Serra da Capivara de turistas de todo o mundo”, declarou Wellington Dias.

Fonte: Romário Antunes para portal MEIO NORTE (PI) via CECOMSAER 9 NOV 2015

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade