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British Airways estende o reinado do Boeing 747


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British Airways estende o reinado do Boeing 747

Bloomberg Kari Lundgren e Julie Johnsson


(Bloomberg) -- Se o fim da linha chegou para o jato 747 da Boeing Co., ninguém contou para a British Airways.


A maior operadora desse ícone corcunda -- chamado de Rainha do Céu em seu lançamento, em 1970 -- está acomodando as almofadas dos assentos, pendurando cortinas novas e atualizando os sistemas de entretenimento de 18 aviões. Até agora, os modelos concorrentes parecem ter sido incapazes de aposentar o avião de quatro motores de forma suficientemente rápida.


A atualização da versão 747-400 mais vendida do jumbo está resistindo à onda de aposentadorias que lançou dúvidas sobre o futuro do modelo. A Singapore Airlines Ltd. e a Japan Airlines Co., por exemplo, que antes disputavam com a BA o título de operadora número 1, deram fim aos voos com o modelo há mais de três anos. A demanda pela variação mais recente, o 747-8, também diminuiu porque as empresas aéreas preferem modelos de jatos de duas turbinas, mais finos.


Uma pista sobre o romance duradouro da BA com o 747 é sua habilidade de ampliar a capacidade dos escassos slots operacionais em seu hub, o Aeroporto de Londres Heathrow, em um momento em que os preços mais baixos do combustível permitem manter aviões mais antigos. Os primeiros jatos reformulados retornarão no mês que vem de um centro de reaparelhamento em Cardiff, no País de Gales, com 16 assentos extras na classe executiva, o que ajuda sua utilização nos lucrativos serviços transatlânticos.


"O modelo tem um sentido comercial concreto", disse o diretor da JLS Consulting, John Strickland. "Essas aeronaves têm muita vida e podem ser usadas em configurações comerciais muito efetivas. Considerando as restrições de capacidade no Heathrow e a grande demanda deles em determinadas rotas, este ainda é um modelo muito bom".


Números em queda

Apesar de a BA ter estacionado ou descartado 15 de seus mais antigos aviões 747, cerca de metade de suas 42 aeronaves restantes foram construídas no final dos anos 1990 e "deverão ter uns bons 10 anos de vida restantes, pelo menos", disse George Ferguson, analista da Bloomberg Intelligence.


Dos 694 jatos 747-400 construídos entre 1988 e 2009, apenas 266 variações de passageiros continuam em serviço, menos que os 362 de 2011, segundo análises de dados de frota mantidas pela Ascend Worldwide, disse ele. A maioria é aposentada quando se aproxima dos 25 anos.


A chegada do Boeing 777 em 1995, apenas seis anos depois do lançamento do -400, marcou o início de um lento declínio do Jumbo, pois o novo modelo é capaz de transportar quase o mesmo número de pessoas, mas com dois motores. O último 787 Dreamliner e o Airbus Group SE A350 estão apressando a retirada combinando a economia dos bimotores com o uso de materiais compósitos, que oferecem uma economia por eficiência de 20% em relação a aviões bastante mais novos que o 747.


A Boeing também está desacelerando a produção do 747-8, o modelo alongado que substituiu o -400 em meio a vendas fracas. A lista de encomendas tem apenas 17 aviões, excluindo cargueiros, após a entrega dos últimos 19 encomendados pela Deutsche Lufthansa AG, a única grande empresa aérea a adotar a versão de passageiros.


A British Airways preferiu não especificar por quanto tempo a atualização prolongará a vida útil do 747, mas disse que as variações maiores do 787 e o maior A350 da Airbus serão usados para eliminar progressivamente alguns jumbos até 2023.


Kathryn Doyle, gerente de interiores de cabine da BA, disse que a empresa não tem nenhuma preocupação em relação à aceitação do cliente a um modelo criado em meados dos anos 1960.


"Nós sabemos que esse avião tem um lugar especial no coração de muitos de nossos clientes", disse ela, acrescentando que a Rainha do Céu conquistou esse "merecido carinho".



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Só voando nele para entender porque o 747-400 é o ícone que é. Vida longa aos "The Queen Of The Skies" e parabéns para a BAW por mantê-los em forma.

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Só voando nele para entender porque o 747-400 é o ícone que é. Vida longa aos "The Queen Of The Skies" e parabéns para a BAW por mantê-los em forma.

Sempre que estou no T3 de GRU, fico "horas" admirando o ultimo de sua especie na America do Sul. Que ele continue a nos prestigiar por um longo tempo.

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Ao lado do 707 são as máquinas que sempre quis voar, até agora não tive a oportunidade mas creio que ainda consigo um dia voar o 747. Já o 707 só com muita sorte e dinheiro.

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Não faço ideia dos planos da BA, mas estes 16 assentos a mais só farão sentido se eliminarem a W e/ou parte da Y.

 

A atual versão já é excessivamente cramped.

 

Se a First da BA é uma "ok Business", a Business seria o quê? E com estes assentos a mais?

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Ao lado do 707 são as máquinas que sempre quis voar, até agora não tive a oportunidade mas creio que ainda consigo um dia voar o 747. Já o 707 só com muita sorte e dinheiro.

Claro que consegue. Fique atento que às vezes há algumas promocoes da BA (GRU) e mesmo da LH (esta com o 748 no GRU e GiG).

O 707 ainda voa???? Onde? Nao imaginava.

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Claro que consegue. Fique atento que às vezes há algumas promocoes da BA (GRU) e mesmo da LH (esta com o 748 no GRU e GiG).

O 707 ainda voa???? Onde? Nao imaginava.

 

Atualmente só alguns poucos exemplares particulares e a versão militar, essa ainda em numero considerável.

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Patabéns pra BA manter esse clássico vivo, torço pras empresas manterem o jumbo vivo por um bom tempo, e sobre empresas de grandes destaques a reportagem esqueceu de citar a Korean Air, que também tem o modelo.

 

Tomara que quem ainda não voou nele [ como eu ] consigamos voar nele, ele e o A340 são os quadrimotores que eu quero voar.

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Eu viajei duas vezes no B747-800 e A380 da Lufthansa. A minha opinião é que o A380 você não sente nada, parece que na decolagem e pouso o avião esta parado, já o B747-800 você sente a decolagem e o pouso com aquela força. Eu gostei mais de viajar no B747-800.

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Os 744 da BA perderão a F, nao foi isso que saiu numa matéria publicada recentemente?! Inclusive destinos como LAS/CPT não teriam a primeira classe comercializada...(apesar dos aviões ainda não estarem reformados)

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Ao lado do 707 são as máquinas que sempre quis voar, até agora não tive a oportunidade mas creio que ainda consigo um dia voar o 747. Já o 707 só com muita sorte e dinheiro.

 

Eu tive oportunidade de viajar num 707 da Beta Cargo, de carona, e, ainda, poder acompanhar no cockpit o pouso em GRU, a convite feito pelo próprio comandante. Jamais vou esquecer isso!

 

MAO-GRU

 

Abraços.

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Os 744 da BA perderão a F, nao foi isso que saiu numa matéria publicada recentemente?! Inclusive destinos como LAS/CPT não teriam a primeira classe comercializada...(apesar dos aviões ainda não estarem reformados)

Vão manter a F e aumentar a C.

 

BA-B747-High-J-table.jpg

 

 

 

http://www.businesstraveller.com/news/101898/business-class-the-winner-in-ba-b747-refit

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Agora sim faz sentido. Seria um aumento de C importante para GRU. Sobre a diminuicao de Y, a IB e a JJ suprem com folga esta diferenca.

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Mas esse refit vai ser só em 18 dos 42 744, que atenderão basicamente EUA.

 

http://skift.com/2015/08/28/british-airways-is-keeping-its-747s-alive-one-upgrade-at-a-time/

 

Em muitos mercados ela está tirando 777s e colocando 788/9. Acredito que GRU deva receber 77W, a medida que mais 744 forem pro machado. E GIG é forte candidato a receber 789, assim que ela receba uma parte considerável dos 22 que estão encomendados.

 

http://airlineroute.net/category/british-airways/

 

A VS vai retirar os 744 de LHR e manter em LGW. Fazendo downgauge pra 789/346.

 

http://airlineroute.net/2015/08/10/vs-w15update2/

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A BA é uma das últimas operadoras do Jumbo que foram launch-customers. Air France, Lufthansa, KLM, United, Qantas e Air India. A Delta foi uma das clientes iniciais, mas operou por pouco uma década e só opera hoje pois foram herdados da Northwest.

 

Qantas e Air India devem ser as próximas a desativarem o Jumbo. KLM, United e Air France quando receberam mais B77W, A350 e B789. E a Lufthansa vai ficar mais tempo por causa do -800.

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Sou suspeito pra falar da BA e o 747 é um plus na viagem, já que tá começando a ficar escasso... Mas além de aumentarem a C, estão dando uma renovada na Y e Y+, porém pelo que entendi, não usarão os mesmos assentos do 77W...

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Agora sim faz sentido. Seria um aumento de C importante para GRU. Sobre a diminuicao de Y, a IB e a JJ suprem com folga esta diferenca.

Parece que os 744 reconfigurados e com mais oferta premium deverao permanecer em GRU mesmo :)

 

British Airways anuncia retrofit do 747-400. Aeronave vêm para o Brasil.

Quando muito se pensava que era o fim da linha para o Boeing 747-400, a British Airways anunciou a renovação dos assentos e melhoria no entretenimento de bordo de 18 aeronaves. Esse anúncio, vai contra uma onda de ‘aposentadorias’ recentes que colocaram muitas dúvidas sobre o futuro do modelo.

 

O primeiro 747-400 renovado fica pronto em setembro de 2015 e terá 16 novos assentos na classe executiva, o que vai assegurar receitas extras em rotas mais procuradas, entre elas o voo para São Paulo, no Brasil. Dois fatores ajudam a explicar a decisão da BA, um deles é a queda relevante no preço do petróleo, o que viabiliza a manutenção de aeronaves mais antigas; o outro é o fato dos 747 aumentarem a capacidade de operação em aeroportos já saturados, como é o caso de Heathrow, em Londres.

 

Link da matéria: http://www.aeroin.net/british-airways-garante-mais-dez-anos-de-boeing-747/

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Tudo sobre a frota/operações da BA: http://www.thebasource.com/

 

Só esse ano já foram 3 744 pro machado :cry: http://www.thebasource.com/category/news-fleet/

 

Dando muita manutenção: http://www.thebasource.com/tag/b747-400/

 

British Airways Announces B747-400 Cabin Refresh Program.
September 4, 2014

British Airways today announced that eighteen Boeing 747-400 aircraft will go through a cabin refresh program which will commence in August 2015 and be completed by August 2016. The aircraft will be fitted with the Panasonic eX3 IFE system in all classes. The World Traveller and World Traveller Plus cabins will be fitted with new seat foams and covers to match the A380, Boeing 777-300ER and refurbished B777-200/200ER fleets, and new carpets and curtains will be fitted in all cabins. Additionally Economy passengers will have access to a Universal Power Socket and a USB Port.

 

No http://www.thebasource.com/flighttracker.html dá pra saber quais aviões/configurações dos voos recentes. Em ago/15 só 4 BA248 foram feitos com o 77E.

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Interessante o BA246 opera com 3 configurações diferentes.

 

Já tem o seatmap do refit: http://www.thebasource.com/seatmaps/b747-400/14f86j30w145y.html

Em GRU se opera com 14F/70C/30Y+/185Y e irá passar para 14F/86C/30Y+/145Y, perdendo 40Y mas por outro lado tornando a aeronave bem mais premium com a adicao de 16C.

 

A Y ficará reduzida ao ultimo compartimento do Jumbão. Impressionante!

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Em GRU se opera com 14F/70C/30Y+/185Y e irá passar para 14F/86C/30Y+/145Y, perdendo 40Y mas por outro lado tornando a aeronave bem mais premium com a adicao de 16C.

 

A Y ficará reduzida ao ultimo compartimento do Jumbão. Impressionante!

 

Vc pesquisou o BA246 no http://www.thebasource.com/flighttracker.html ? tem todos os prefixos/configurações dos 744 que fizeram o voo no mês de agosto. :joinha:

 

Parodiando o bordão do Nelson Rubens, "Eu não aumento e nem invento" :lol:

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