jambock Posted September 2, 2015 Share Posted September 2, 2015 Meus prezadosEm sequencia a:forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/63731-ceara-cinco-aeroportos-regionais/?hl=sobralSecretaria de Aviação Civil anuncia novo aeroporto em Sobral, no CearáSecretaria realiza estudo para definir porte do novo aeroporto. Projeto de novo terminal deve ser licitado até 2016, diz SAC. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) anunciou nesta terça-feira (1º) que o município de Sobral, a 250 quilômetros de Fortaleza, deve receber um aeroporto regional. De acordo com a SAC, o projeto de instalação está em fase de estudo da viabilidade técnica, com análise da topografia local para definir o tamanho e porte do terminal.Segundo a secretaria, o aeródromo que já existe na cidade não será reformado ou ampliado porque o custo financeiros e social seria maior do que a construção de novo, já que implicaria em desapropriações de bairros no entorno do atual terminal. A previsão é que o projeto do novo aeroporto regional seja licitado até o segundo semestre de 2016.Ainda segundo a SAC, a região que vai receber o novo aeroporto fica próximo à CE-178 e passou por inspeções da secretaria. A área atende a critérios para receber o terminal, como distância até o centro urbano, vias de acesso, uso do solo no entorno, ruído compatível, direção dos ventos, proximidade de outros aeródromos, movimentação de terra, dimensões de área e possibilidade de expansão, dentre outros aspectos operacionais e geográficos..Fonte: G1 via CECOMSAER 2 SET 2015 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nos-767 Posted September 5, 2015 Share Posted September 5, 2015 problema agora é só o dinheiro mesmo... o aeródromo de Sobral é legalzinho, mas ampliação de pista não dá mais.... uma cabeceira na lagoa e outra quase na margem do Rio Acaraú... o terreno ainda não está escolhido, mas mui provavelmente será às margens da CE 178... saída norte de Sobral, rumo Santana do Acaraú. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jambock Posted March 15, 2016 Author Share Posted March 15, 2016 Meus prezados Secretaria de Aviação Civil aprova projeto para aeroporto em SobralAprovação foi informada durante reunião ocorrida em Brasília. Local do aeroporto será no aeródromo já existente na cidade. O projeto para construção do aeroporto em Sobral, no interior do Ceará, recebeu aprovação do secretário de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, de acordo com o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Paulo Edson Ferreira. O projeto agora segue para a fase de definição dos detalhes de engenharia e investimentos necessários para a execução das obras. Os recursos previstos para o novo equipamento incluem a construção de um terminal de passageiros de 3,5 mil metros quadrados, pátio de aeronaves de 21,3 metros quadrados, com 8 posições; pista de pouso e decolagem de 1,6 quilômetro por 30 metros e seção contra Incêndio. As características habilitam o novo aeroporto regional a operar com aeronaves de porte comercial, como o Airbus A319 - que trabalha com capacidade para cerca de 120 passageiros. Ainda durante o encontro, realizado em Brasília, foi firmado um convênio com o órgão no valor de R$ 30 milhões, que deverão ser utilizados na aquisição de equipamentos de segurança e proteção ao voo para os aeroportos de Aracati e de Jericoacoara. Segundo a Secretaria de Aviação Civil, o aeródromo que já existe na cidade não será reformado ou ampliado porque o custo financeiros e social seria maior do que a construção de novo, já que implicaria em desapropriações de bairros no entorno do atual terminal. A previsão é que o projeto do novo aeroporto regional seja licitado até o segundo semestre de 2016. Ainda segundo a SAC, a região que vai receber o novo aeroporto fica próximo à CE-178 e passou por inspeções da secretaria. A área atende a critérios para receber o terminal, como distância até o centro urbano, vias de acesso, uso do solo no entorno, ruído compatível, direção dos ventos, proximidade de outros aeródromos, movimentação de terra, dimensões de área e possibilidade de expansão, dentre outros aspectos operacionais e geográficos. Fonte: Do G1 Ce via CECOMSAER 15 MAR 2016 Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Castro Posted March 16, 2016 Share Posted March 16, 2016 Esse A319 de 120 pax está com um belo pitch não? ? (Estagiários) Link to comment Share on other sites More sharing options...
-ZAP- Posted March 16, 2016 Share Posted March 16, 2016 Já que vai construir...porque não 35 metros de largura na pista; ja começa limitado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
PT-KTR Posted March 16, 2016 Share Posted March 16, 2016 Já que vai construir...porque não 35 metros de largura na pista; ja começa limitado. É o velho pensamento provinciano... tinha que ser padrão de um aeroporto regional que pensa em Airbus já ser 45m... igual o aeroporto novo de Vitória da Conquista que tem uma taxi só para o pátio, no meio da pista, ou seja forçando backtrack e forçando alguem esperar o push se alguem tiver acabado de pousar. Ou o elefante branco do PI, chamado São Raimundo Nonato com um pistão e PCN que não aguenta o tal voo internacional que prometeram... coisas do Nordeste. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leirbag Posted March 16, 2016 Share Posted March 16, 2016 Já que vai construir...porque não 35 metros de largura na pista; ja começa limitado. Porque aqui no Brasil se pensa pequeno. Constroem aeroportos novos com pistas estreitas. Constroem aeroportos novos e homologam procedimento NDB. Constroem aeroportos novos sem taxiways de acesso às cabeceiras. Constroem aeroportos novos sem balizamento noturno. Constroem aeroportos novos com PCN baixo. Constroem aeroportos novos e não investem em categoria de incêndio. Constroem aeroportos novos sem pensar na infra-estrutura de abastecimento de aeronaves. E por aí vai... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Landing Posted March 17, 2016 Share Posted March 17, 2016 Porque aqui no Brasil se pensa pequeno. Constroem aeroportos novos com pistas estreitas. Constroem aeroportos novos e homologam procedimento NDB. Constroem aeroportos novos sem taxiways de acesso às cabeceiras. Constroem aeroportos novos sem balizamento noturno. Constroem aeroportos novos com PCN baixo. Constroem aeroportos novos e não investem em categoria de incêndio. Constroem aeroportos novos sem pensar na infra-estrutura de abastecimento de aeronaves. E por aí vai... Aqui no brasil não se pensa pequeno, pelo contrario. Quando é feito o orçamento, ele é calculado para um aeroporto, com pistas de 60m de largura; ILS CAT III em ambas as cabeceiras, taxiways de sequenciamento em ambas as cabeceiras, muitas saídas rapidas. balizamento noturno de alta intencidade, com center lines, touchzone light, als ALSF-II. pcn, categoria de incendio e abastecimento para A380 full load. depois o governo paga para as empreiteiras o aeroporto orçado, que entregam o aeroporto que vc falou! afinal as empreiteiras precisam pagar campanhas, triplex, sitio, pedalinhos, pedaladas, etc.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Igor Pires Posted March 17, 2016 Share Posted March 17, 2016 Um projeto medíocre! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.