Jump to content

JetBlue e Azul negociam acordo para facilitar conexões de voos


A345_Leadership

Recommended Posts


Bloomberg

Christiana Sciaudone e Mary Schlangenstein

02/09/2015 15h34


(Bloomberg) -- A JetBlue Airways Corp. está negociando com a brasileira Azul SA um acordo que permitiria que os passageiros voassem com ambas as empresas aéreas em um itinerário --uma jogada que reuniria o CEO da Azul, David Neeleman, com a empresa americana que ele fundou.


A ligação entre as duas empresas aéreas ajudaria Neeleman, que deixou a JetBlue em 2007, oito anos após sua criação, a levar adiante seus planos de expansão internacional.


Após dar início aos primeiros voos internacionais da Azul, para a Flórida, no ano passado, ele adicionou à lista Punta del Este, no Uruguai, e Caiena, na Guiana Francesa. Em junho, ele comprou o controle da empresa aérea portuguesa TAP e vendeu 5% da Azul à United Continental Holdings Inc.


"Está sendo discutido", disse Antonoaldo Neves, presidente da Azul, em entrevista, na semana passada, na sede da empresa, em Barueri, São Paulo. "Nós precisamos discutir, fazer um acordo --estamos estudando acordos interlinhas com uma série de empresas aéreas".


A JetBlue confirma as negociações com a Azul, disse Morgan Johnston, porta-voz da empresa aérea com sede em Nova York.


A JetBlue disse que planeja aumentar as partidas diárias de Fort Lauderdale, das 78 atuais para cem, pois a empresa está se expandindo no Caribe e na América Latina.


O chamado acordo interlinhas permitiria que os passageiros adquirissem uma única passagem para voar com a Azul de São Paulo a Fort Lauderdale, na Flórida, e de lá tomar um voo da JetBlue para outros destinos. As malas despachadas no início da viagem seriam transferidas automaticamente para o segundo voo e as empresas aéreas dividiriam as receitas.


Acordos interlinhas


A JetBlue, que opera principalmente no mercado norte-americano, tem acordos interlinhas com 41 empresas aéreas, a maior parte delas com sede fora dos EUA.


Os acordos interlinhas são precursores de um código compartilhado (codeshare), que permite que um passageiro compre uma passagem de uma empresa aérea e viaje por outra. Por exemplo, um passageiro reserva um voo na United e a viagem é operada, na realidade, pela All Nippon Airways.


Neeleman criou a Azul em 2008. A terceira maior empresa aérea do Brasil possui uma participação de 17% no mercado doméstico e voa para mais destinos que as concorrentes.


No início do ano, Neeleman superou o controlador da Avianca Holdings, German Efromovich, e comprou 61% da TAP, que mantém 77 voos semanais entre Portugal e Brasil.



Link to comment
Share on other sites

Interessante. Mas a United não seria uma concorrente da Jetblue?

Se sim, como ela veria uma tentativa de acordo da AZUL com a concorrente? (Lembrando que a United comprou 5% da AZUL)

5% não manda nada....

5% é apenas percentual financeiro, para alguma mais valia...

Link to comment
Share on other sites

5% não manda nada....

5% é apenas percentual financeiro, para alguma mais valia...

 

Depende do acordo entre as empresas, na Gol, com apenas 3% ela teve direito à uma cadeira no conselho, tudo é uma questão contratual.

Link to comment
Share on other sites

Interessante. Mas a United não seria uma concorrente da Jetblue?

Se sim, como ela veria uma tentativa de acordo da AZUL com a concorrente? (Lembrando que a United comprou 5% da AZUL)

Teoricamente são concorrentes. Mas como a AD pretende focar FLL/MCO, a parceria com a Jetblue faz mais sentido que a United.
Talvez haja conflito quando voar para Nova Iorque, pois a cidade é hub de ambas.

5% não manda nada....

5% é apenas percentual financeiro, para alguma mais valia...

Tem assento no conselho e, na estrutura pulverizada da Azul, não duvidaria que a UA seja um dos 10 principais acionistas.

Link to comment
Share on other sites

A Jetblue possui um HUB em San Juan - Porto Rico (SJU) - o que permite ela voar do caribe até VCP, com aeronave de menor porte, como A320 e A321.

(AJU tem a mesma distancia de PUJ)

Link to comment
Share on other sites

Isso para mim até agora só mostra que essa parceria United - Azul não é nada complementar uma a outra (no atual cenário de voos)...

 

Azul e JetBlue faz muito mais sentido.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade