Jump to content

Brasil quer suspender exigência de visto para americanos em 2016

F-BVFA

Recommended Posts

Brasil quer suspender exigência de visto para americanos em 2016

25/09/15

O Estado de S.Paulo

Flexibilização deve durar por um período de oito meses e tem o objetivo de atrair turistas dos EUA para os Jogos Olímpicos
SÃO PAULO - O Ministério do Turismo encaminhou um projeto de lei ao Congresso que suspende a exigência de visto para americanos que querem entrar no Brasil. A medida terá validade de até oito meses a partir do início de 2016. O objetivo é atrair 1,4 milhão de estrangeiros ao País durante o período anterior e posterior aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.
De acordo com o ministro da pasta, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que esteve na manhã desta quinta-feira, 24, na abertura da Expo Internacional de Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), no Anhembi, em São Paulo, a medida pode atrair dinheiro para os cofres brasileiros já que o dólar tem se valorizado cada vez mais perante o real. Hoje, os Estados Unidos exigem que o brasileiro que quiser entrar no país tenha o documento.
Mesmo sem reciprocidade do país vizinho, Alves acredita que a medida pode ajudar na crise econômica brasileira. “Eu entendo que pelo momento que o Brasil vive, com a dificuldade do dólar tão alto para viajar e tão barato para chegar aqui, com as Olimpíadas e Paralimpíadas que vão acontecer, trazendo o mundo para um mega evento, é hora do turismo crescer, se desenvolver, gerar emprego e renda.”
Ele acredita que os americanos são grandes fãs dos Jogos e virão ao Brasil em paso caso a exigência do visto seja suspensa. A medida é discutida com os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça. Na próxima terça-feira, 29, Alves se encontra com o colégio de líderes do Congresso para solicitar que o projeto seja incluído na pauta da casa.
“É hora de gastar no Brasil. Isso vai fortalecendo o Ministério. Espero que, pelo convencimento, eu possa vencer essa batalha”, afirmou o ministro que acredita encontrar um cenário “favorável” à proposta. Se o projeto de lei seja for aprovado pelos deputados federais e sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT), a validade será até o final do ano e, revogado, será exigido novamente o visto aos americanos.
Apoio tucano. A proposta foi anunciada em um auditório cheio de empresários do setor de turismo e foi aplaudida pelo público presente. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou da solenidade e demonstrou ser favorável. “Nós temos uma possibilidade enorme de termos mais turismo estrangeiro.
Uma das questões importantes é ter uma excepcionalidade no visto de entrada. Não tem nenhuma razão o Brasil ter o mesmo nível de exigência do que os Estados Unidos, são situações totalmente diferentes”, disse o tucano.

Por mim, acho que não deveria exigir , mas entendo que a questão é a reciprocidade, embora isso só prejudique o Brasil, pois é um impecilho para os Americanos virem aqui nas férias

Os voos EUA-Brasil vão precisar desse gás extra, será interessante, ainda mais com a valorização do Dólar incentivando a vinda dos americanos.

Mas, de fato, a questão da reciprocidade seria uma pedra no sapato dessa negociação...

Ja está no radar faz um tempinho

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/06/ministro-do-turismo-quer-isentar-visto-de-americanos-nas-olimpiadas.html

Mas o governo é lento... e não sabe tentar medidas como essa, que tendem a trazer preciosos turistas e divisas para nossa economia.

Deveriam é abolir esse pre-conceito quanto aos Estados Unidos.

O turismo deveria se mobilizar a esse favor pois tende a beneficiar não só os suspeitos usuais (Rio, Nordeste e Floripa), mas pode ajudar inclusive a encher mais o setor hoteleiro de Belo Horizonte por exemplo, que sofre de super capacidade.

Eu sou favorável a abolição do visto para Americanos, mesmo que eles continuem com a exigência de vistos para Brasileiros. Pragmatismo nessa questão. Tenho muitos amigos americanos que reclamam do processo de obtenção de visto brasileiro. Além de caro, é uma burocracia enorme e um atendimento típico de governo brasileiro. Sei que para brasileiros tirarem o visto, também enfrentam certa burocracia, porém a infra estrutura montada pelos EUA aqui no Brasil para atender a demanda de vistos por brasileiros é gigantesca. Já nos EUA, a nossa infra é muito limitada. Estamos deixando muito dinheiro na mesa.

Acredito que a proposta vai enroscar diante da reciprocidade..., o PL deveria ter sido algo assim:

1) O visto atual a 160 dólares, valido por 10 anos, múltiplas entradas

2) Visa on arrival: cobraria uma taxa na entrada ao país pra cada visita (25, 50 dólares, baseada na duração prevista da estada).

Aqueles que vem com frequência teriam a primeira opção... e quem vem pra passear ocasionalmente teria a segunda...

Obviamente que isentar o visto pra ambas as partes sempre será a melhor opção... mas algo desse tipo seria um mecanismo de transição...

Acredito que a proposta vai enroscar diante da reciprocidade..., o PL deveria ter sido algo assim:

1) O visto atual a 160 dólares, valido por 10 anos, múltiplas entradas

2) Visa on arrival: cobraria uma taxa na entrada ao país pra cada visita (25, 50 dólares, baseada na duração prevista da estada).

Aqueles que vem com frequência teriam a primeira opção... e quem vem pra passear ocasionalmente teria a segunda...

Obviamente que isentar o visto pra ambas as partes sempre será a melhor opção... mas algo desse tipo seria um mecanismo de transição...

Tenho um conhecido que reside no Brasil mas nasceu no Japão, o mecanismo é mais ou menos esse, ele tem que pagar uma taxa toda vez que entra nos EUA. Alguém sabe como funciona para quem tem passaporte Europeu?

A reciprocidade é unilateral. É exigência da legislação brasileira desde 1980, e prejudica unicamente o Brasil.

O resultado é que, em uma negociação envolvendo o Brasil, quem decide é a outra parte: como a reciprocidade está em lei, o Brasil fará o que a outra parte fizer.

Nem a Venezuela (!) exige visto de americanos.

Tenho um conhecido que reside no Brasil mas nasceu no Japão, o mecanismo é mais ou menos esse, ele tem que pagar uma taxa toda vez que entra nos EUA. Alguém sabe como funciona para quem tem passaporte Europeu?

Acho que para o Japão e a Europa o sistema é o mesmo, ESTA, ligado ao VWP

Essa taxa existe sim, mas se você vai por via aérea ela está embutida nas taxas da passagem

Já se entra por via terreste essa taxa deve ser paga diretamente na imigração americana

[mode ironia on] Eu sugeriria uma emenda ao projeto: estariam dispensados do visto aqueles que chegassem ao país voando por empresa aérea de bandeira nacional [mode ironia off]

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade