leelatim Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 Companhia aérea Azul refaz planos diante de demanda fraca e dólar em alta Por Priscila Jordão CAMPINAS, São Paulo (Reuters) - A Azul deve ter crescimento de pouco menos de 4 por cento na oferta neste ano, embora tenha capacidade em aeronaves para crescer 15 por cento, disse o presidente da companhia aérea, Antonoaldo Neves, em meio ao cenário desafiador criado pelas crises econômica e política do país. A empresa deve voar menos horas por aeronave e antecipar a devolução de aviões ATR e Embraer em leasing para aumentar a taxa de ocupação. "Hoje a frota está estável. Ainda não diminuímos, mas tínhamos previsão de crescer", disse o executivo a jornalistas nesta quinta-feira. O indicador que mede preços de passagens, o yield, continua em "estado de atenção" no Brasil. A Azul vê recuperação moderada no segundo semestre, mas com cautela, tendo em vista a base de comparação fraca do ano passado. Na operação internacional, a Azul suspendeu planos de voar para Nova York e não tem planos de lançar novos voos no momento, com a alta do dólar e a fraqueza da demanda pesando sobre a lucratividade. Neves disse que a passagem de ida e volta para os Estados Unidos custa agora a partir de 400 dólares, podendo chegar a 350 com promoções. Isso se compara a cerca de 800 dólares quase um ano atrás -- a Azul começou a realizar voos para o país em dezembro de 2014. "A demanda está mais fraca... (A operação internacional) mal está lucrativa. Agosto não foi lucrativo, dezembro e janeiro, alta temporada, esperamos que seja. Novembro deve ficar em break even (equilíbrio entre receitas e despesas)", disse Neves nesta em evento para apresentar a remodelagem interna das aeronaves Airbus A330. No plano de negócios da Azul, a empresa esperava ter lucratividade para a operação internacional um ano depois do seu início, o que a alta do dólar vem dificultando. "São preços (de passagens) muito difíceis de sustentar em uma operação de longo prazo", afirmou o presidente da aérea, a terceira maior do Brasil. Desde o início do ano, o dólar acumula valorização de 46 por cento sobre o real, o que tem dificultado a operação das empresas aéreas por conta do elevado peso da moeda estrangeira sobre a base de custos do setor. No final de setembro, a associação que representa a indústria, Abear, enviou ao governo pacote de propostas para ajudar o setor a reduzir custos com impostos e combustível. O voo para Nova York, previsto para abril de 2016, talvez seja lançado em julho. "Estou com esperança", disse Neves.Ele ressalvou que a Azul fechou o segundo trimestre com o maior caixa de sua história, tendo grande solidez financeira. "Estamos trabalhando para cortar custos feito loucos." A companhia possui sete jatos A330 dedicados às operações internacionais, frota cujo interior está sendo remodelado. O primeiro voo com a nova aeronave para Fort Lauderdale/Miami será na sexta-feira. Fonte:R7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
EPG Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 Apostaram pesado no internacional e quebraram a cara. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eduardo Mello Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 Se o dólar tivesse se mantido na casa dos R$ 2,50, teria dado certo, vide as estrangeiras que estavam deitando e rolando no mercado. Mas o efeito da Mandioca Sapiens no poder tá sendo devastador a economia. Link to comment Share on other sites More sharing options...
AF085 Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 A TP é a solução, ao invés de alugar Hi-Fly toda hora, vai de AD. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jet 737 Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 Achei um exagero tantos A330 numa empresa onde a economia ta uma #####, sendo que o custo operacional do aviao eh alto. Por varias vezes vi VCP/GIG sendo operado pelo A330. Link to comment Share on other sites More sharing options...
falcaobr Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 vai se esborrachar... os voos estao estremamente vazios e com preços muito baixos. se nao tiverem um caixa alto vao ter de cancelar muita coisa. nao duvido que o LAS nao decole assim como o NYC nao saiu da conversa. tambem acho que vao adequar o numero de voos. A AA ja acordou e esta cortando muita coisa, inclusive em VCP que nao tem nenhuma competitividade. Link to comment Share on other sites More sharing options...
E175 Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 Achei um exagero tantos A330 numa empresa onde a economia ta uma ######, sendo que o custo operacional do aviao eh alto. Por varias vezes vi VCP/GIG sendo operado pelo A330. Várias vezes? Não lembro de ninguém comentar isso aqui, talvez tenham sido os translados. De qualquer forma a Azul teve seu tapete puxado, a verdade é essa. Fizeram um plano que não saiu do papel da noite para o dia, mas que sofreu um golpe da noite para dia. Sem essa de dizer que apostaram errado, quando tudo isso começou era a melhor opção de crescimento, criticar agora é ser profeta de fato acontecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
AF085 Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 Quando eles encomendaram A330/350/320neo o mercado estava bombando, mas a coisa mudou da água pro vinho ou melhor vinagre. Link to comment Share on other sites More sharing options...
EPG Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 Esse plano de regional estava na cara que nao sairia do papel.... So ajudaria a Azul. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bravo November Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 Galera só atentem para o fato de a Azul estar sendo bastante agressiva no seu crescimento,e quando o mercado parou ela não excitou em cortar rotas e cancelar novas antes que tivesse prejuízo com elas. Acho o trabalho do ADM da Azul muito inteligente. É só ver como conseguem manter tanta gente trabalhando recebendo um salário bem a baixo do mercado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
leelatim Posted October 8, 2015 Author Share Posted October 8, 2015 Tam e Azul logo foram cortando assim que a demanda começou a cair, porém o DN ainda foi bem irônico que com o leasing barato dos A330 conseguiria manter o lucro mesmo na crise, fato que os voos estão lotados com promoções e como ele agora admitiu, a 350-400 dólares a passagem, só está no prejuízo com esses voos. O que eu acho é uma pena essa fortuna que estão gastando no retrofit desses velhos aviões ,cerca de 25 milhões de reais(6 milhões de dólares ), mas enfim, esperar que daqui a 3 a 4 anos, quando a crise estiver superada, essas aeronaves(que estão ficando lindas) ainda estejam voando por aqui e não na TAP. Alguém sabe quantos Atr e Ejets eles devolverão ,na nota não cita quantos? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cassio.Fernandes Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 Achei um exagero tantos A330 numa empresa onde a economia ta uma ######, sendo que o custo operacional do aviao eh alto. Por varias vezes vi VCP/GIG sendo operado pelo A330. Os voos para o GIG são para manutenção na TAP-ME e não voos regulares de passageiros. Link to comment Share on other sites More sharing options...
-ZAP- Posted October 8, 2015 Share Posted October 8, 2015 Os voos para o GIG são para manutenção na TAP-ME e não voos regulares de passageiros. Alguns são vendidos Link to comment Share on other sites More sharing options...
A345_Leadership Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 vai se esborrachar... os voos estao estremamente vazios e com preços muito baixos. se nao tiverem um caixa alto vao ter de cancelar muita coisa. nao duvido que o LAS nao decole assim como o NYC nao saiu da conversa. tambem acho que vao adequar o numero de voos. A AA ja acordou e esta cortando muita coisa, inclusive em VCP que nao tem nenhuma competitividade. LAS, LAX e NYC foram cancelados há muito tempo, os dois nem saíram da fase embrionária. Não duvido que eles façam VCP-LIS no lugar da TAP. Se for diário noturno/noturno, já são dois A330 para uso. Link to comment Share on other sites More sharing options...
A330neo Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 Já era algo esperado infelizmente, ela já tinha perdido quando o PDAR foi pro buraco, e agora com o dólar a 4 reais nem se fala... Sobre NY, talvez façam ano que vem quando a economia melhorar, embora acho mais fácil um VCP-LIS no lugar da TAP como o A345 disse. Link to comment Share on other sites More sharing options...
CabinCrew Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 · Hidden by A345_Leadership, October 9, 2015 - politica Hidden by A345_Leadership, October 9, 2015 - politica Se o dólar tivesse se mantido na casa dos R$ 2,50, teria dado certo, vide as estrangeiras que estavam deitando e rolando no mercado. Mas o efeito da Mandioca Sapiens no poder tá sendo devastador a economia. Mandioca sapiens do vento estocado. Link to comment
slpassos Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 Não duvido q repassem alguns a350 para a TAP. Link to comment Share on other sites More sharing options...
afelix Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 Possivelmente a330 em VCP LIS para garantir lugar ou começar um pé na europa, no lugar da TAP Link to comment Share on other sites More sharing options...
LipeGIG Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 Se o dólar tivesse se mantido na casa dos R$ 2,50, teria dado certo, vide as estrangeiras que estavam deitando e rolando no mercado. Mas o efeito da Mandioca Sapiens no poder tá sendo devastador a economia. Já era esperado que o dolar ia subir. O gato começou a subir no telhado ainda em 2010/2011. As estrangeiras deitam e rolam por que podem simplesmente mandar o avião para outro lado se as coisas começam a dar errado Já as Brasileiras... vivem no devaneio de fazer mais do mesmo: Florida... Argentina... não é que todo lugar que Brasileiro gostava de ir está dando prejuizo (!) Link to comment Share on other sites More sharing options...
EPG Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 Alguem sabe quanto a Azul tem em caixa? Link to comment Share on other sites More sharing options...
B737-8HX Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 Os voos para o GIG são para manutenção na TAP-ME e não voos regulares de passageiros. Por quase três semanas seguidas usei o passe pela Azul e voei A330 GIG/VCP. Inclusive em um dos voos foi utilizado o "bandeirão". Eram voos com numeração 9xxx Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bravo November Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 Nao se esquecam que as gringas vendem EUA-BRA-EUA muito mais caro do que se vende BRA-EUA-BRA Link to comment Share on other sites More sharing options...
cjcsafstrand Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 Para a Azul aproveitar seus A330, nao seria melhor para ela operar os 1 voo cada nos trechos BR-US e BR-EU (LIS) noturno nas duas pontas, e a TAP deixar o camino livre no trecho VCP-LIS? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Flavia Bowler Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 O que sai mais barato? A Azul operar um 330 num VCP LIS, com tripulação brasileira azul, ou a TAP operar um 330 num LIS VCP, com tripulação portuguesa tap? Talvez seja isso que vá pender na hora do Neeleman decidir o que fazer... Link to comment Share on other sites More sharing options...
A345_Leadership Posted October 9, 2015 Share Posted October 9, 2015 Acho que Portugal tem mais liberdade no setor aéreo que o Brasil. Partindo disso, uma hipótese é a Azul alugar o A330 em formato de ACMI para a TAP e esta não utilizar apenas nas rotas PT-BR, mas para outros lugares também. A Tam fez isso com a Etihad há 12 anos atrás. Link to comment Share on other sites More sharing options...
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