Jump to content

VANT movido a energia solar vai sobrevoar porto de Vila do Conde/Belém/Pará


jambock

Recommended Posts

Meus prezados
Veículo aéreo movido a energia solar vai sobrevoar porto de Vila do Conde/Belém/Pará
Drone de fabricação suíça vai fazer primeiro na Amazônia na próxima quarta. Lançamento do equipamento ocorreu nesta segunda-feira, em Belém.

Um veículo aéreo não tripulado de fabricação suíça, movido a energia solar, vai fazer o primeiro voo na Amazônia essa semana. O lançamento do equipamento ocorreu nesta segunda-feira (19), na Estação das Docas, em Belém.

O Atlantic Solar pode sobrevoar a floresta amazônica durante horas sem precisar de combustível. O modelo tem quase sete quilos e pode atingir uma velocidade de 60 km/hora, e uma altura de 1.600 metros. O tempo máximo de voo sem pausa pode durar cerca de 10 dias. O fato de não precisar de piloto é um dos pontos fortes do drone, que o torna mais seguro.

Ao todo, foram programados três voos no Estado. O primeiro será sobre o município de Barcarena na próxima quarta-feira (21).A aeronave será usada para captar imagens que possibilitem identificar a extensão do impacto ambiental provocado pelo naufrágio do navio que transportava mais de 5 mil bois vivos e mais de 700 toneladas de combustível, ocorrido no início deste mês, no porto de Vila do Conde.

"Uma das aplicações do projeto é justamente casos de desastre. Decidimos conjuntamente para contribuir para os esforços feitos na região", afirmou Maira Castro, diretora da Swissx Braz.

"Nós vamos ter rapidamente a ideia de qual a área que a Semas [secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade] vai ter que trabalhar, e os outros órgãos de governo vão ter que trabalhar para tentar minimizar os impactos, o recolhimento das carcaças por exemplo, a limpeza das áreas contaminadas pelo óleo, e também pelo auxílio e alerta às populações atingidas por isso", concluiu João Pinho, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet).

Fonte: Portal G1 via CECOMSAER 21 OUT 2015
https://youtu.be/DDu5rHYCDkg

Link to comment
Share on other sites

Meus prezados

Avião movido a energia solar sobrevoa neste sábado a Floresta Amazônica

Na manhã deste sábado o Atlantik Solar, veículo aéreo não tripulado, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, vai realizar, no Pará, o primeiro voo fora da Europa.

Antes de partir para a floresta amazônica, o equipamento, movido a energia solar, vai sobrevoar a área atingida pelo naufrágio do navio Haidar, ocorrido no último dia 6, no município de Barcarena.
O navio carregava cerca de 5 mil bois vivos e derramou quase 740 toneladas de óleo no porto de Vila do Conde.
De acordo com a coordenadora do projeto Atlantik Solar no Brasil, Mayra Castro, a ideia é contribuir para o mapeamento do desastre na região.
De Barcarena, o equipamento segue para o município de Melgaço, também no Pará, onde fica uma parte da Floresta Nacional de Caxiuanã. O voo deve durar cerca de nove horas. O avião vai percorrer cerca de 330 quilômetros.
Segundo Mayra Castro, o projeto no Brasil também vai servir para verificar a autonomia e a resistência da aeronave em condições climáticas diferentes das encontradas na Europa.
A decolagem do Atlantik Solar no Pará estava prevista para o dia 22. Mas o voo precisou ser adiado, devido a ajustes técnicos que os cientistas precisaram fazer no equipamento. Neste sábado, a previsão de decolagem é às 6 da manhã, da praia do Caripi, em Barcarena.
De acordo com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará, a parceria com o projeto Atlantik Solar contribui para a difusão de experiências bem-sucedidas no uso de energias renováveis, como meio de promover o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Fonte: Ariane Póvoa para EBC via CECOMSAER 25 OUT 2015

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade