Jump to content

TAM - Incidente na corrida de decolagem

renaq

Recommended Posts

Aconteceu hoje em Londrina, o Airbus foi dançando e após conseguir algum controle foi rebocado para o pátio. Sem mais informações no momento. O video da decolagem deve sair logo no site da Globo pois passou no Parana TV. Abraço

Aconteceu hoje em Londrina, o Airbus foi dançando e após conseguir algum controle foi rebocado para o pátio. Sem mais informações no momento. O video da decolagem deve sair logo no site da Globo pois passou no Parana TV. Abraço

Vídeo

http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2015/11/aviao-derrapa-durante-procedimento-de-decolagem-em-londrina.html

Possível pane no steering ?

Na única assimetria que eu tive dei uma bica tão forte no pedal que o samba foi igual esse ai! Foi uns 4 pra lá e pra cá até achar a centralize de novo. O famoso "correndo atras de galinha" rs

Quando tomei flamout on ground no simulador 'dancei' igualzinho.

V1..conversando com quem voa a máquina...e inclusive no Jet Trainer(fiz no A320)...me falaram que certo motor(CFM\IAE) a potência tem que dar uma certa porcentagem(não lembro qual) aguardar estabilizar...e ai sim encher a mão....senão corre risco de ir mato adentro...

Procede ? É oficial mesmo essa informação?

Opa, qualquer motor a reação recomenda-se estabilizar o motor numa potencia que o fabricante recomenda, pra depois dar o resto da potencia.

Boeing 40% N1

Airbus 50% N1

e digo, nao foi nem uma e nem duas vezes que coloquei a TLA em 50%, e um motor estabilizou antes do outro, as vezes com varios segundos entre um e o outro!

inclusive teve cmte amigo meu, que um dia nao percebeu, e me contou que quase foi pra grama, porque nao esperou estabilizar, e um entrou em potencia de decolagem, e outro ainda estava dando o spool up!

Grande abs

V1..conversando com quem voa a máquina...e inclusive no Jet Trainer(fiz no A320)...me falaram que certo motor(CFM\IAE) a potência tem que dar uma certa porcentagem(não lembro qual) aguardar estabilizar...e ai sim encher a mão....senão corre risco de ir mato adentro...

Procede ? É oficial mesmo essa informação?

Sou comissario portanto corrijam me se eu estiver errado mas, nos CFM é mais comum você ouvir um motor acelerando primeiro até a N1 de estabilização e depois vindo outro e depois a aceleração até a potência de decolagem. Com IAE também acontece mas é mais raro. Tanto é que uma vez quase fomos parar na grama em CGH justamente porque numa aeronave equipada com CFMs um motor entrou na potência de decolagem muito antes do outro e a aeronave foi pra direita com muita força.

Porém, nesse dia que tive esse acontecimento, nós demos a volta alinhamos e decolamos normalmente em seguida. Se eles voltaram pro pátio acredito que ou foi algum outro problema ou uma assimetria de potência crônica e não simplesmente por erro em aguardar os dois motores ficarem em regimes parecidos.

Nao conheço muito sobre o airbus mas olhando pelo video, de nada tem a ver com potencia ou assimetria de motor, essas puxadas bruscas deixam evidente isso.

Me parece muito mais um problema de software do automatizado airbus, apostaria 2 cents que algum sistema do steering/brake diferencial caiu , algo do tipo.

Alguem do Airbus poderia responder melhor..

Nao conheço muito sobre o airbus mas olhando pelo video, de nada tem a ver com potencia ou assimetria de motor, essas puxadas bruscas deixam evidente isso.

Me parece muito mais um problema de software do automatizado airbus, apostaria 2 cents que algum sistema do steering/brake diferencial caiu , algo do tipo.

Alguem do Airbus poderia responder melhor..

Chico,

Acredito que você também voe e, portanto, saiba que em uma assimetria de potência a aeronave reage exatamente na mesma forma que o A320 da TAM no vídeo.

A força de uma assimetria é absurda e, se não corrigida em segundos, tira o avião da pista num piscar de olhos.

Chico,

Acredito que você também voe e, portanto, saiba que em uma assimetria de potência a aeronave reage exatamente na mesma forma que o A320 da TAM no vídeo.

A força de uma assimetria é absurda e, se não corrigida em segundos, tira o avião da pista num piscar de olhos.

Sim exato com certeza te tira da pista e te leva até o terminal se deixar!

O que eu quis dizer que foi pela plástica da correçao apostaria num brake/steering failure ao invez de apenas engine assimetry....

Joguem-me pedras, batatas e repolhos se eu estiver errado, porém acompanho a possibilidade de decisão NoGo devido pane no mecanismo de steering do NLG.

A reação aos efeitos de uma possível assimetria abrupta causada por falha (severa / momentânea) de um motor, estando leme e steering operando bem, não possibilitariam uma recuperação de eixo um pouco mais eficiente?

Dá-se a impressão quer ocorreu uma certa briga para manter o aparelho na reta... Pareceu que o eixo foi recuperado aerodinamicamente pela deflexão do leme cumulada com freio diferencial, contudo, com aparente inação de steering. Daí, resultando na maior oscilação na busca pelo eixo, enquanto a aparelho desacelerava.

Pergunta de leigo. Pelo vídeo, o avião após parar necessitou ser rebocado até o terminal. Se fosse uma assimetria (corrigida pela tripulação como foi o caso), o Airbus não teria condições de seguir por meios próprios? O que obrigaria a necessidade de reboque?

Se tivesse sido assimetria somente não precisaria de reboque como vc bem disse.... P ter q ser rebocado a única explicação plausível é falha no steering ou nos freios.... Além de incapacitação do comandante onde a TAM não permite que o copiloto execute o taxi até o pátio.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade