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ANAC certifica novas aeronaves importadas


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05/11/2015 - 11:01

ANAC certifica novas aeronaves importadas

 

Modelos são da Polônia, França e EUA

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu, em outubro de 2015, Certificados de Tipo de Aeronave Importada para três modelos de aeronaves certificadas pela Agência de Aviação dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration – FAA) e pela Agência Europeia de Segurança para a Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA). Os processos de validação duraram em média oito meses e envolveram técnicos e especialistas da ANAC, empresas fabricantes e autoridades de aviação civil dos países de origem das aeronaves.

No dia 21 de outubro de 2015, a ANAC certificou a aeronave WACO modelo 2T-1A-2, fabricado pela Waco Classic Aircraft Corporation, dos Estados Unidos. O 2T-1A-2 é um avião biplano acrobático de dois lugares, estrutura metálica tubular, trem de pouso fixo e motor a pistão. Em seguida, no dia 23 de outubro de 2015, foi certificada a aeronave Cabri G2, fabricada pela Hélicoptères Guimbal, da França. O Cabri G2 é um helicóptero de dois lugares, de arquitetura convencional, com rotor principal de três pás, rotor de cauda encapsulado e motor aeronáutico Lycoming a pistão, tendo sido projetado para uma grande variedade de missões, principalmente instrução.

No mesmo dia, a Agência certificou a aeronave PZL M28 05, fabricada pela Polskie Zaklady Lotnicze Sp. z o. o., da Polônia. O M28 é uma aeronave de asa alta, dupla empenagem, trem de pouso triciclo fixo e dois motores turboélice. Projetada como utilitária, de decolagem e pouso curtos (STOL), pode ser configurada com uma porta com rampa para embarque de passageiros e carga e um “pod” sob a fuselagem, para o transporte de carga extra.

Com a conclusão do processo de certificação pela ANAC, as aeronaves desses modelos poderão operar com marcas de nacionalidade e matricula brasileira.

 

Fonte: http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttCD_CHAVE=1973

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O M-28 é um avião aparentemente mais simples que o LET, tem trem de pouso fixo, por exemplo.

 

Fica na casa do Twin Otter. Uma vantagem frente ao LET é que usa PT-6 e não as Walter, com certeza facilita na manutenção.

 

Muito interessante, o que será que motivou a sua certificação na ANAC? O fabricante ou um possível operador?

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Fica na casa do Twin Otter. Uma vantagem frente ao LET é que usa PT-6 e não as Walter, com certeza facilita na manutenção.

 

Muito interessante, o que será que motivou a sua certificação na ANAC? O fabricante ou um possível operador?

Prezado Thales Coelho

Originally the Walter turbo prop was designed for the harsh Russian environment with limited field maintenance. The engine does not require a hot section inspection, and requires only an inspection every 300 hours.

Eu creio que o motor Walter é de manutenção mais econômica que as PT-6.

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Prezado Thales Coelho

Originally the Walter turbo prop was designed for the harsh Russian environment with limited field maintenance. The engine does not require a hot section inspection, and requires only an inspection every 300 hours.

Eu creio que o motor Walter é de manutenção mais econômica que as PT-6.

 

Pode ser que sim, não tenho base de dados nenhuma para comparar, resta saber a disponibilidade de peças de reposição, entre outros fatores.

 

Como esse PZL M-28-5 se compara ao LET 410 UVP E-20?

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Os LET hoje não saem mais com motor Walter, agora é GE, que comprou a Walter, o custo de MNT do motor do LET é inferior ao PT6, só tem um pequeno detalhe, tem que mandar pra lá rsssss... olha, esse M-28 assusta visualmente, o Brasileiro afrescado como é (acha que avião é só jato tipo ERJ145 pra cima) ia ter uma rejeição imensa com um avião com cara de transportador militar.

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