Jump to content

Companhias aéreas transportarão gratuitamente medula óssea para transplante


jambock

Recommended Posts

Meus prezados

Companhias aéreas transportarão gratuitamente medula óssea para transplante

O acordo que permite o transporte gratuito, pelas companhias aéreas brasileiras, de órgãos para transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será renovado nessa quinta-feira, dia 3 de dezembro. A principal mudança será a inclusão da medula óssea nesse trabalho, que não estava contemplada no último acordo.

O encontro acontecerá em Brasília e terá a participação de representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Ministério da Saúde, Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), Sistema Nacional de Transplante (SNT), Infraero, Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Outra alteração com a renovação, que é feita a cada dois anos, será a isenção da cobrança das tarifas aeroportuárias de embarque e conexão. A cobrança é feita quando há necessidade do acompanhamento de equipes de captação e condução dos órgãos. Anteriormente, as próprias companhias que arcavam com esse custo.

Para o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, as mudanças representam um avanço importante para dar ainda mais robustez à logística complexa desse transporte. “Estamos evoluindo, no último acordo conseguimos instalar uma equipe da SNT dentro do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, o que deu mais velocidade ao processo. Agora, incluímos mais um item para ser transportando. É uma união do público e privado que beneficia a população como um todo”, disse o executivo.

As companhias aéreas realizam essa ação humanitária de transporte gratuito de órgãos para transplante desde 2001. Anterior a esta data, o transporte pelo modal aéreo era feito pelas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), que ainda compõe uma fatia deste transporte atualmente. Com o tempo os termos foram sendo aprimorados até a formalização do acordo de 2013.

Transporte em números:

De janeiro a outubro deste ano, as companhias aéreas associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL e TAM) já transportaram 4.850 órgãos, tecidos, itens e equipes médicas.

Fonte: BEM PARANÁ (PR) via CECOMSAER 3 DEZ 2015

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade