Jump to content
Sign in to follow this  
jambock

Ampliação do aeroporto JK levará até sete anos para conclusão

Recommended Posts

Brasilia ainda está " inchada " como centro de governo. Não sei se isso vai penalizar o crescimento do aeroporto.

Urgência tem. Agora se não tem grana, devolve a concessão, oras bolas.

Eu ia comentar a situação econômica do pais, mas os 2 posts acima ja fizeram isso!

Esse ano BSB deve fechar abaixo de 17 milhões, capacidade atual 21 milhões, se crescer a 4-5% a.a, eu contaria com a inauguração dessas ampliações dos piers pra 2021/22.

O problema é que nós voltamos no tempo, pelo menos uns 5 anos.

21l376s.jpg

2ujo9k9.jpg

Esse masterplan apresentado não condiz mais com a realidade, tanto, que até o escritório de arquitetura mudou. Esse masterplan fora feito pela AECOM, e a Inframerica já abandonou completamente.

Vamos ver no que vai acontecer de hoje em dia, eu não estranharia a Inframerica devolver a concessão, é o mais provável.

Esse masterplan apresentado não condiz mais com a realidade, tanto, que até o escritório de arquitetura mudou. Esse masterplan fora feito pela AECOM, e a Inframerica já abandonou completamente.

Vamos ver no que vai acontecer de hoje em dia, eu não estranharia a Inframerica devolver a concessão, é o mais provável.

Foi só pra ilustrar que a capacidade foi aumentada em 2014 para 21 milhões (está no site de BSB), e o movimento era de 18.1. Em 2016, o movimento foi de 17.9, pra que aumentar a capacidade para 24 milhões se o movimento caiu?

Se BSB voltar a crescer a apartir do ano que vem, a taxas de 4-5%, só vai chegar na capacidade de 21 milhões, em 2021-22. Por isso, se houver necessidade de ampliar capacidade é daqui a 5 anos. E precisa ter financiamento pra isso.

Edited by TheJoker

Foi só pra ilustrar que a capacidade foi aumentada em 2014 para 21 milhões (está no site de BSB), e o movimento era de 18.1. Em 2016, o movimento foi de 17.9, pra que aumentar a capacidade para 24 milhões se o movimento caiu?

Se BSB voltar a crescer a apartir do ano que vem, a taxas de 4-5%, só vai chegar na capacidade de 21 milhões, em 2021-22. Por isso, se houver necessidade de ampliar capacidade é daqui a 5 anos. E precisa ter financiamento pra isso.

Como não irá ter, justifica a entrega imediata da concessão. Ou irá ficar de enrolação, como já ocorre, nem obras de adequação do antigo terminal aconteceram, se ter uma real tempestade em Brasília, como em 2013, alagando tudo, eu quero ver as respostas da concessionária.

Como não irá ter, justifica a entrega imediata da concessão. Ou irá ficar de enrolação, como já ocorre, nem obras de adequação do antigo terminal aconteceram, se ter uma real tempestade em Brasília, como em 2013, alagando tudo, eu quero ver as respostas da concessionária.

Falando em chuva, passei pelo T2 com uma leva chuva e novamente tinha água vertendo do teto, principalmente na área próxima ao satélite. Incrível como nunca resolvem esse problema.

Olha o motivo que a Air France escolheu Fortaleza em vez de Brasília....

AF cancelou o voo por falta de rentabilidade, aliás várias frequências no GIG e GRU, não porque o aeroporto era ruim. Em maio de 2018, quando se iniciam os voos em FOR o aeroporto vai estar do mesmo jeito que é hoje, em termos de terminal, e ainda é muito cedo pra afirmar que as operações vão ser rentáveis.

O pessoal acha que qualquer aeroporto tendo pista >2500m e terminal pode ter voos internacionais pra qualquer canto, mas não é bem assim. Se não tiver um mínimo de demanda semanal, ao longo de todo o ano, não justifica operação regular.

A reportagem fala o contrario. Que o aeroporto é bom.

Ela mete o pau no governo que não investe em turismo.

O grande problema que vejo é que tudo aqui é feito sob suspeita. O MP enche o saco de tudo se não colocar ele nas negociatas. O sistema é totalmente podre e nada em prol da cidade é feito se não tiver um superfaturamento, com tribunal de contas e MP fechados nas maracutaias.

Isso não é governador, isso é sistema. E o turismo é mais um que sofre. Cidade como bsb era pra receber mto mais do que recebe, porém esse dinossauro chamado DF ainda vive na década de 60.

A reportagem fala o contrario. Que o aeroporto é bom.

Ela mete o pau no governo que não investe em turismo.

O grande problema que vejo é que tudo aqui é feito sob suspeita. O MP enche o saco de tudo se não colocar ele nas negociatas. O sistema é totalmente podre e nada em prol da cidade é feito se não tiver um superfaturamento, com tribunal de contas e MP fechados nas maracutaias.

Isso não é governador, isso é sistema. E o turismo é mais um que sofre. Cidade como bsb era pra receber mto mais do que recebe, porém esse dinossauro chamado DF ainda vive na década de 60.

Mas incentivo fiscal é que o atual governo não faz, e pelo que sei, o que adianta reduzir o icms da querosene e aumentar o iss. Então a redução foi NULA.

Acabei de ficar sabendo algo tenebroso dentro da Inframerica, podendo dar o troco. A GOL solicitar mais frequências ligando o aeroporto de Brasília a Fortaleza, e a concessionária alegar que não tem mais slots disponíveis. E aí, como fica. Em vez de beneficiar a GOL, liberar para LATAM ou até AVIANCA. Será que a concessionária teria margem de manobra no impedimento?

Acabei de ficar sabendo algo tenebroso dentro da Inframerica, podendo dar o troco. A GOL solicitar mais frequências ligando o aeroporto de Brasília a Fortaleza, e a concessionária alegar que não tem mais slots disponíveis. E aí, como fica. Em vez de beneficiar a GOL, liberar para LATAM ou até AVIANCA. Será que a concessionária teria margem de manobra no impedimento?

Até onde sei, slots são algo transparente: ou tem ou não tem, não depende de discricionariedade do aeroporto.

Talvez não tenha nos horários que a G3 está querendo, é questão de remanejar algum voo já existente.

Setembro foi o mês com maior número de movimentos, neste ano.

13.178 mov / 30 dias = 439 / 18 horas = 24 mov/hora = 46% de utilização

Capacidade de pistas 53 mov/hora, para W17. https://www.bsb.aero/pdf/decl-capacidade-w17.pdf

Os slots alocados na temporada W17: https://www.bsb.aero/pdf/base-vigente-w17.txt

Até onde sei, slots são algo transparente: ou tem ou não tem, não depende de discricionariedade do aeroporto.

Acho que tem sim, ainda mais que o aeroporto tem uma concessionária. Se fosse assim, as companhias áreas que deixassem de utilizar o slot, ficaria com ele por tempo indeterminado, se a fila andou, a companhia aérea perdeu o slot. Sem contar, que a concessionária tem margem de manobra sim. Não estamos num mercado competitivo. Portanto, uma concessionária dar preferência a companhia aérea em detrimento de outra é a coisa mais normal. Ela vai quer remanejar, mas se o aeroporto alegar que no horário especifico tem outra companhia aérea. Então o aeroporto vai tirar o horário por exemplo da TAM para agradar a GOL? Sei não.

• Like 1

A companhia área pode até solicitar voo junto à ANAC mas se o operador aeroportuário não concordar/aprovar como parte do processo de liberação, não rola.

A Agência Nacional de Aviação Civil ANAC é quem disciplina o processo de aprovação de voos por meio de normas instituídas pela a agência. Para a aprovação de voos, a ANAC leva em consideração os operadores de aeroportos que disponibilizam a infraestrutura aeroportuária e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo DECEA que verifica a disponibilidade de infraestrutura aeronáutica.

A companhia área pode até solicitar voo junto à ANAC mas se o operador aeroportuário não concordar/aprovar como parte do processo de liberação, não rola.

A Agência Nacional de Aviação Civil ANAC é quem disciplina o processo de aprovação de voos por meio de normas instituídas pela a agência. Para a aprovação de voos, a ANAC leva em consideração os operadores de aeroportos que disponibilizam a infraestrutura aeroportuária e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo DECEA que verifica a disponibilidade de infraestrutura aeronáutica.

Então nesse caso, a Inframerica pode inviabilizar novos voos de Brasília para Fortaleza via GOL, nossa isso seria um tiro no pé na intenção das companhias áreas com aquele anúncio que o HUB lá iria favorecer Brasília...

Então nesse caso, a Inframerica pode inviabilizar novos voos de Brasília para Fortaleza via GOL, nossa isso seria um tiro no pé na intenção das companhias áreas com aquele anúncio que o HUB lá iria favorecer Brasília...

Tecnicamente poderia, porém qual seria o custo disso? Não seria arriscado uma debandada da Gol que utiliza BSB como HUB doméstico?

No fim é um grita daqui, abaixa preço de lá e no fim todo mundo se entende.

Ainda acho que a Gol vai ter sim um mini-Hub para voos internacionais em BSB, mas isso é coisa para quando o MAX10 já estiver na frota.

• Like 1

Tecnicamente poderia, porém qual seria o custo disso? Não seria arriscado uma debandada da Gol que utiliza BSB como HUB doméstico?

No fim é um grita daqui, abaixa preço de lá e no fim todo mundo se entende.

Ainda acho que a Gol vai ter sim um mini-Hub para voos internacionais em BSB, mas isso é coisa para quando o MAX10 já estiver na frota.

Acho que não, ainda mais que se for para melhorar o fluxo de paxs na cidade sem depender da GOL. O aeroporto tem que investir nas alianças globais. Agora se isso for para beneficiar a Avianca e Latam em detrimento da Gol e Azul, que se faça. Pois assim já iremos nos prevenir no futuro de outras rasteiras. E aí está o pulo do gato. Sem voos da GOL para alimentar o HUB da Air France/KLM como querem as empresas, vai deixar o voo deficitário.

Ainda mais que, Air France/KLM sonha que os brasilienses irão ficar orfãos de voos para a Europa, a TAP já supre muito bem as necessidades, o mesmo diz respeito aos EUA, quer seja via AA ou via COPA.

Ainda mais que, Air France/KLM sonha que os brasilienses irão ficar orfãos de voos para a Europa, a TAP já supre muito bem as necessidades, o mesmo diz respeito aos EUA, quer seja via AA ou via COPA.

Tenho sérias dúvidas de que o vôo da AA está seguro. Trata-se de um dos poucos voos da companhia que ainda utiliza o 757, que está aos poucos sendo aposentado. Acredito que a rota depende desse avião, pois não vejo demanda para encher um 767 ou um 787 e o A321 não tem range para chegar aqui, talvez nem o LR tenha.

Diga-se de passagem ainda que a AA vende um produto extremamente precário nessa rota, que perde até para os vôos domésticos curtos nos EUA. A sobrevivência desse vôo até hoje, na minha opinião, se dá pura e simplesmente por falta de concorrência e pela disponibilidade do 757, que está sendo retirado de rotas mais lucrativas.

Tenho sérias dúvidas de que o vôo da AA está seguro. Trata-se de um dos poucos voos da companhia que ainda utiliza o 757, que está aos poucos sendo aposentado. Acredito que a rota depende desse avião, pois não vejo demanda para encher um 767 ou um 787 e o A321 não tem range para chegar aqui, talvez nem o LR tenha.

Diga-se de passagem ainda que a AA vende um produto extremamente precário nessa rota, que perde até para os vôos domésticos curtos nos EUA. A sobrevivência desse vôo até hoje, na minha opinião, se dá pura e simplesmente por falta de concorrência e pela disponibilidade do 757, que está sendo retirado de rotas mais lucrativas.

Esse voo da AA realmente não tem concorrente, geralmente é o mais barato para MIA e ainda sem escala.

Esse voo da AA realmente não tem concorrente, geralmente é o mais barato para MIA e ainda sem escala.

Pelo que leio também o mais sofrível em termos de produto ofertado para MIA. Edited by MissedApproach

Pelo que leio também o mais sofrível em termos de produto ofertado para MIA.

Peguei esse voo mês passado pela segunda vez. O produto não havia me incomodado tanto até eu pegar uma conexão doméstica nos EUA. Enquanto os 738 e A320/21 possuem wifi e IFE, o 757 ainda utiliza TVs CRT no corredor. O ponto positivo é que as poltronas são razoavelmente confortáveis e o avião possui a main cabin extra e assentos lie-flat, o que adiciona ao conforto. Devido ao horário do vôo, que é red-eye, e à ausência de alternativas para a rota, a deficiência do produto não incomoda tanto assim.

• Like 1

Pelo que leio também o mais sofrível em termos de produto ofertado para MIA.

Pode até ser sofrível mas você chega nos eu destino. Ainda mais que as demais companhias aéreas não tem INTERESSE em atender a demanda existente.

AA direto de bsb tô fora.

Mendigar esse serviço ai não é minha praia.

Usei umas 2 vezes na epoca boa de Delta, Tam e etc há 5,4 anos... Era aceitável. Mas sempre disse o 757 da Delta era mto melhor e se hoje a delta estivesse com ele aqui eu aceitaria.

Mas esse da AA é inaceitável. É mendigar serviço. É aquela velha expressão. "melhor isso do que nada". Nesse ponto não concordo. E o preço não é essas coisas tudo não.