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Ampliação do aeroporto JK levará até sete anos para conclusão


jambock

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Ao menos do que pude observar até hoje, nos horários de pico as lojas do lado ar de BSB sempre estão movimentadas. Evidentemente as operações de alimentação são as mais atrativas, mas a loja da Dufry logo após o raio-x vende bem..

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  • 2 weeks later...

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Teto do Aeroporto de Brasília desaba após TV se soltar da parede

 

Acidente ocorreu na tarde deste sábado (27/01). Segundo Inframerica, ninguém se feriu

DSC1932.jpg

Um pedaço do teto do Aeroporto de Brasília desabou na tarde deste sábado (27/1) após uma televisão se soltar da parede de um restaurante. O incidente aconteceu na área de embarque internacional. Ninguém ficou ferido.

Segundo a Inframerica, a administradora do aeroporto, não houve necessidade de interrupção das atividades aeroportuárias. A operadora afirmou que isolou a área afetada e está tomando as providências para seu reparo.

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/teto-do-aeroporto-de-brasilia-desaba-apos-tv-se-soltar-da-parede

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Hummm, se não vai reformar ou expandir por BEM terá de reformar por MAU...E por esse motivo, quais serão as desculpas.. Pior, que fazer críticas via instagram, a empresa sequer leva em consideração e adivinha, bloqueia você para os outros não verem as criticas.

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Hummm, se não vai reformar ou expandir por BEM terá de reformar por MAU...E por esse motivo, quais serão as desculpas.. Pior, que fazer críticas via instagram, a empresa sequer leva em consideração e adivinha, bloqueia você para os outros não verem as criticas.

Sei la... Tenho a sensacao que vc ta exagerando um pouco nao?

 

Relaxa cara, é so um aeroporto.. So isso

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Ambas as partes pisaram na bola.

 

O arquiteto da loja que não fez o projeto dentro das especificações, e também a própria Inframerica ter liberado a tal obra. Então vai fixar uma TV mesmo de Led de 40 polegadas numa estrutura que não suporta esse peso. Com certeza a Inframerica vai tirar o dela da reta e jogar a culpa no lojista. Sempre é assim.

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ooooooooooo loko

 

Uma Tv fez iso dai??!!

 

Cê ta doido... A construção é de papel?

 

Se tivessem me falado que caiu um teco teco nesse teto ai eu acreditava... hehehe

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Será que essa vez, vai....

 

 

Depois de uma queda em torno de 10% na demanda de passageiros em 2016, a movimentação no aeroporto de Brasília - maior do grupo - voltou a cair nos oito primeiros meses do ano passado, mas engatou uma recuperação em setembro, antecipa Eurnekián. A retomada ajuda o projeto de construção de um complexo com hotéis, centros de escritório, restaurantes e salas de cinema. O empreendimento é orçado em R$ 1 bilhão. Faltava financiamento. "Seguimos adiante. Agora já temos tudo praticamente fechado."

 

Fonte: http://www.gsnoticias.com.br/noticia-detalhe/todas/corporacion-volta-leilao-aeroportos-prepara-ipo-e

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Vamos ver, o negócio é mais complicado do que eles divulgam.... O CAP - Central de Aprovação de Projetos, não aprovou nenhum projeto, nem liberação de licenças ambientais e tal. E esse complexo de hotéis com certeza serão outros operadores, pois com certeza os antigos pularam fora da canoa furada chamada AIJK. O Hard Rock Hotel não tem mais volta, isso é fato.

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Não terminaram nem o forro do píer norte e querem fazer um mega complexo no aeroporto.

 

Vai entender.

Vai que eles estavam apagando fogo de outros setores, que dizem serem menos importantes, como tirar a laranja podre (Engevix) do consórcio. Aí claro, se descapitalizou.

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Prospecto: https://www.sec.gov/Archives/edgar/data/1717393/000114420418005373/tv483670-424b4.htm

 

 

What a shame! -_- ICAB = Inframerica Concessionaria do Aeroporto de Brasilia S.A.

 

We have identified payments made by ICAB that may not have had any proper purpose and that could expose us to fines and sanctions as well as reputational harm and other adverse effects.
We have identified three payments totaling approximately U.S.$250,000 made by ICAB during 2014, when Infravix was still an indirect shareholder of ICAB, to individuals or entities that the press have suggested made illegal payments to government officials on behalf of corporate clients. We have been unable to identify a proper purpose for some of these payments. We may be, but have no official notice that we are, under investigation by Brazilian authorities in connection with these payments. We could be exposed to reputational harm and other adverse effects in connection with these payments. If these payments are ultimately found to have been improper, we could be subject to fines and sanctions, as well as other penalties. Any of the foregoing effects could have a material adverse effect on our business.
Ainda na parte de fatores de risco,
We may not be able to achieve our strategy to expand commercial activities at the Brasilia Airport.
A key part of our strategy to expand and increase our commercial revenues in the Brasilia Airport is the development of an approximately 40,000 square meter gross leasable commercial area connected to the existing terminal, which will also be completely accessible from outside of the passenger departure area. We expect that the total cost of such development will be U.S.$190.0 million. Although ICAB could partner with third parties to complete the investment associated with such expansion, ICAB may elect to fund all or a part of the cost of the development with a mix of cash and financing obtained in the local market. If ICAB provides the capital and the costs of development exceed the current budget, the completion of the construction projects is delayed or the commercial area fails to attract the number of customers that we anticipate, our business, financial condition and results of operations could be adversely affected.
The Brazilian Government has exercised, and continues to exercise, significant influence over the Brazilian economy. This involvement, as well as Brazil’s political and economic conditions, could adversely affect us.
The Brazilian Government frequently exercises significant influence over the Brazilian economy and occasionally makes significant changes in policy and regulations. The Brazilian Government’s actions to control inflation and other policies and regulations have often involved, among other measures, increases in interest rates, changes in tax policies, price controls, foreign exchange rate controls and currency devaluations. We have no control over and cannot predict what measures or policies the Brazilian Government may take in the face of mounting macroeconomic pressures or otherwise. Uncertainty over whether the Brazilian Government will implement changes in policy or regulation in the future may affect economic performance and contribute to economic uncertainty in Brazil and to heightened volatility in the Brazilian capital market and securities issued by Brazilian companies. Furthermore, a significant percentage of the revenue of the Brasilia Airport and the Natal Airport derives from the subleasing of rental space within and around the airport. Should such subleases not be renewed given the macroeconomic situation in Brazil, the results of operations of our Brazilian operations could be negatively affected.
Exchange rate instability may have adverse effects on the Brazilian economy and us.
The Brazilian currency has been historically volatile and has been devalued frequently over the past three decades. Throughout this period, the Brazilian Government has implemented various economic plans and used various exchange rate policies, including sudden devaluations, periodic mini-devaluations (during
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which the frequency of adjustments has ranged from daily to monthly), exchange controls, dual exchange rate markets and a floating exchange rate system. Although long-term depreciation of the Brazilian real is generally linked to the rate of inflation in Brazil, depreciation of the Brazilian real occurring over shorter periods of time has resulted in significant variations in the exchange rate between the Brazilian real, the U.S. dollar and other currencies. The Brazilian real depreciated against the U.S. dollar by 46.6% in 2015, and by 13.7% in 2014. The Brazilian real/U.S. dollar exchange rate reported by the Brazilian Central Bank was R$3.9048 per U.S. dollar on December 31, 2015 and R$3.2591 per U.S. dollar on December 31, 2016, reflecting a 16.5% appreciation in the Brazilian real against the U.S. dollar, but there can be no assurance that the Brazilian real will not again depreciate against the U.S. dollar or other currencies in the future, which could lead to fluctuations in our consolidated earnings and cash flow as measured in U.S. dollars.
We may not be successful in our claims before the Brazilian National Civil Aviation Agency (Agencia Nacional de Aviação) (“Brazilian ANAC”), and we may not prevail in any arbitration proceeding challenging claims denied by the Brazilian ANAC.
On January 13, 2016, ICAB filed claims before the Brazilian ANAC in the total amount of R$758.0 million (U.S.$253.1 million), requesting the economic re-equilibrium of ICAB’s concession agreement based on, among other things, additional construction works required to complete the terminals and the runway that were not provided for in the concession agreement, and the negative impact of the issuance of new rules and regulations by the Brazilian Ministry of Health, which reduced ICAB’s revenues in connection with the use of the cargo terminal.
In addition, on June 29, 2017, ICAB filed new claims with the Brazilian ANAC in the amount of R$196.8 million (U.S.$61.2 million) requesting the economic re-equilibrium of ICAB’s concession agreement based on, among other things, the loss of revenues as a result of the modification to the rules and regulations affecting the air traffic system at the Congonhas airport. In total, ICAB has claims in the amount of R$734.0 million (U.S.$225.9 million) that were denied by the Brazilian ANAC.
Claims in the amount of R$454.1 million (U.S.$120.2 million) were denied by the Brazilian ANAC, and ICAB expects to initiate an arbitration proceeding with respect to the denied claims. The remaining claims are under review by the Brazilian ANAC.
On December 29, 2015, ICASGA filed claims in the total amount of R$1.0 billion (U.S.$263.1 million) before the Brazilian ANAC requesting the economic re-equilibrium of ICASGA’s concession agreement. In total, ICASGA has claims in the amount of R$957.0 million (U.S.$251.7 million) that were denied by the Brazilian ANAC.
Both ICAB and ICASGA expect to initiate a judicial or an arbitration proceeding with respect to the denied claims.
The failure to recover such claimed amounts could adversely affect our profitability in future periods as a result of not being able to include these amounts in our income or to use the funds for general corporate purposes.
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Resumo por país 9M17

 

Argentina 2000

PAX 26.5 milhões

EBITDA $233.7 milhões

 

Italy

PAX 6.3 milhões

EBITDA $25.8 milhões

 

Brasil

PAX 14.3 milhões

EBITDA $7.8 milhões ($10.4 em 12 meses é a geração de caixa e a outorga só de BSB foi de R$270 milhões +/- $81.8 milhões, em 2017)

 

Uruguay

PAX 1.7 milhões

EBITDA $42.8 milhões :jawdrop:

 

Ecuador

PAX 3.1 milhões

EBITDA $19.9 milhões

 

Armenia

PAX 1.9 milhões

EBITDA $31.7

 

Peru

PAX 2.3

EBITDA $ -5.9 milhões

 

 

O que esse povo vem fazer aqui, só perder dinheiro.

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Resumo por país 9M17

 

Argentina 2000

PAX 26.5 milhões

EBITDA $233.7 milhões

 

Italy

PAX 6.3 milhões

EBITDA $25.8 milhões

 

Brasil

PAX 14.3 milhões

EBITDA $7.8 milhões ($10.4 em 12 meses é a geração de caixa e a outorga só de BSB foi de R$270 milhões +/- $81.8 milhões, em 2017)

 

Uruguay

PAX 1.7 milhões

EBITDA $42.8 milhões :jawdrop:

 

Ecuador

PAX 3.1 milhões

EBITDA $19.9 milhões

 

Armenia

PAX 1.9 milhões

EBITDA $31.7

 

Peru

PAX 2.3

EBITDA $ -5.9 milhões

 

 

O que esse povo vem fazer aqui, só perder dinheiro.

Mas aí que está né, e nos anos dourados de Brasília, o quanto eles ARRANCARAM DE DINHEIRO DAQUI, compensa esses quase 90 milhões. A começar que daqueles 1,4 bilhões investidos, 714 milhões somente a Corporacion America o restante tudo foi a Infraero. O mesmo diz respeito até aos pagamentos das outorgas, 51% pagos pela Corporacion America e 49% pela Inframerica. Agora se vingar mesmo, essa venda dos 49% para outro investidor, o Aeroporto poderá ter um folego.

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  • 3 weeks later...

 

Na verdade o Portão 17 fica no corpo central do terminal, pouco antes do acesso ao Píer Sul. Era o antigo gate 13.

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Na verdade o Portão 17 fica no corpo central do terminal, pouco antes do acesso ao Píer Sul. Era o antigo gate 13.

Mas esse teto é no conector do pier sul, parte nova.

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  • 3 months later...

Interessante material na pagina 8 sobre o AIJK...

Fonte: http://investors.corporacionamericaairports.com/Cache/1001237272.PDF?O=PDF&T=&Y=&D=&FID=1001237272&iid=9167688

Mas aparece aquele último projeto que apresentei. E diz o seguinte...

Making headway in the development of the expansion plan of the commercial area at Brasilia airport
($190 M investment)
.
Project approved by the airport regulator
.

New expansion at Brasilia airport
Terminal area expansion (accessible from outside) to accommodate an additional
commercial area of 40,000 sqm GLA (1)
, including retail stores, entertainment, food court, upscale restaurants, etc.

Será que agora vai... Apesar que tomei conhecimento que o projeto voltou para o antigo arquiteto....

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Depois do IPO, Corporacion America Airports tem site, com informações financeiras.

 

http://www.corporacionamericaairports.com/

 

No relatório do 1º trim. 2018 tem informações sobre tráfego, BSB teve 45,1% de pax em transito.

 

During 1Q18 CAAP made capital expenditures of $1.4 million, primarily from infrastructure engineering projects and for the completion of the new firefighting system in Brasilia Airport and the repair of the glass facade at Natal Airport.

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E também, bem recentemente, a Inframerica contratou um profissional especificamente para dar prosseguimento a expansão do Masterplan (o novo é claro, pois o antigo, muito mudou, digo em relação aos hotéis, mas nos demais projetos, continua valendo).

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shopping center ?

Qual a única forma de fazer caixa se você não é uma estatal? Se fosse uma estatal, advinha o que seria feito, incentivos fiscais ou melhor renuncia fiscal para atrair investimentos. Só assim para fazer caixa ou pior, se endividar e deixar as contas para o contribuinte pagar a conta. Agora como é uma empresa privada, só tem um meio de levantar dinheiro muito rapidamente. ALUGUEL é claro. Portanto, teremos sim um shopping center para o POVO BRASILIENSE, o turista é o cliente beeeeeeeeeeemmmmm secundário.

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  • 8 months later...

Inframérica busca financiamento do BRB para ampliar aeroporto

 

 

Expansão, além de gerar emprego, deverá aquecer atendimento do terminal na rota de cargas e passageiros vindos do exterior

 

A Inframérica, empresa concessionária que administra o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, busca, junto ao Banco de Brasília (BRB), recursos para expansão dos terminais internacional de passageiros e de carga. A ampliação deverá atender o plano do Governo do Distrito Federal (GDF) de fazer de Brasília um ponto de distribuição de cargas internacionais, aos moldes dos aeroportos internacionais de Guarulhos (SP) e Tom Jobim (RJ).

Uma reunião com o governador Ibaneis Rocha nesta quinta-feira (28) deu início às tratativas para a concessão desse financiamento. O custo das obras previsto pela concessionária é de R$ 55 milhões a R$ 60 milhões. A disposição geográfica da capital, no centro do país, é avaliada como positiva pela equidistância entre as demais regiões do Brasil. Uma parceria está sendo firmada com a TAP Air Portugal e fará da cidade um stopover – parada de dois a cinco dias para quem desejar, sem custo – de voos que chegam da Europa com destino final a outras cidades brasileiras.

O aeroporto de Brasília atende atualmente seis voos internacionais diretos: Lisboa, Miami, Panamá, Punta Cana, Orlando e Buenos Aires. A partir de junho de 2020 passará também a atender Cancun. Após a aquisição de recursos, o prazo previsto para realização das obras é de um ano. “É uma expansão extremamente positiva porque gera emprego no DF, ajuda a movimentar a economia e passará a trazer novas empresas cuidando do setor de cargas por aqui”, prevê o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/03/01/inframerica-busca-financiamento-do-brb-para-ampliar-aeroporto/

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