Jump to content

Aeroporto de Viracopos instala controles biométricos da Vision-Box


jambock

Recommended Posts

Meus prezados

Aeroporto de Viracopos instala controles biométricos da Vision-Box

Viracopos é um dos principais centros de tráfego aéreo no Brasil, tendo processado o marco inédito de 10,3 milhões de passageiros em 2015. A implementação da solução da Vision-Box foi feita nas últimas semanas e consiste em controlos automáticos que verificam a autenticidade dos passaportes e fazem a verificação biométrica dos passageiros.

“Depois de atingir um recorde no volume de passageiros num único ano, esta nova tecnologia chegou para tornar a jornada no aeroporto muito mais fácil e segura”, resume o presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

Uma das chaves deste sistema é que os usuários, desde que sejam maiores de idade e possuam um passaporte eletrônico brasileiro não têm de interagir diretamente com os agentes da Polícia Federal. Também é muito mais rápido: a identificação é feita em segundos, comparando a imagem facial que está armazenada no chip do passaporte com a imagem ao vivo captada pelas câmaras.

O delegado federal Carlos Fagundes Vieira, responsável pela polícia do aeroporto de Viracopos, sublinha que a poupança de tempo no controlo fronteiriço é um ganho importante e que “a entrada e saída de cidadãos brasileiros no país será mais célere.” Em média, o controlo demora 15 segundos.

No que respeita à segurança, a Polícia Federal também está a usar o software de controlo remoto da Vision-Box, usando monitores à distância. Se houver uma situação anormal, as autoridades recebem um alerta imediato e os passageiros serão mantidos dentro da eGate – por exemplo, se duas pessoas entrarem em simultâneo numa eGate, ou se o sistema identificar o passaporte como tendo sido roubado.

“Uma das tendências mais interessantes da indústria da aviação neste momento é o refinar dos processos de segurança, para aumentar a fiabilidade e sustentabilidade”, afirma o diretor geral da empresa portuguesa para a América Latina, Leidivino Natal da Silva. A solução instalada em Viracopos vai ao encontro dessa tendência, “permitindo ao passageiro desfrutar das áreas de retalho e outras atrações do aeroporto.”

Fonte: Ana Rita Guerra para IT MAGAZINE (SP) via CECOMSAER 14 JAN 2016

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade