Jump to content

PT-EYU - Queda após a decolagem próximo a Rio Branco-AC.


RafaelBoaventura

Recommended Posts

Um avião bimotor caiu por volta das 15 horas desta quarta-feira (10) no município de Manoel Urbano, distante 215 km de Rio Branco. O G1 conversou com o empresário Mario Jorge Matos da Cunha, de 59 anos, que é dono da aeronave e pai do piloto Maycon dos Santos Cunha, de 28 anos, e ele informou que o filho sofreu ferimentos na cabeça, mas não corre risco de morte.

Além do piloto, uma mulher, que não teve o nome divulgado, também estava no avião, segundo Mario Jorge. Ele afirma que a passageira também passa bem. O piloto ainda aguarda uma ambulância do Serviço de Atendimentos Móvel de Urgência (Samu) no interior do Acre, para ser levado até Rio Branco.

Segundo o pai do piloto, o avião chegou a decolar, mas acabou caindo pouco tempo depois da decolagem. Ele suspeita de uma pane no motor e afirma que não houve erro por parte do piloto. Segundo ele, o filho é habilitado há seis anos.

"O avião chegou a subir e depois caiu. Ele estava indo para Santa Rosa do Purus levando cargas. Tudo que aconteceu foi por problema técnico. Ainda não calculei o prejuízo. Só tinha uma senhora com a gente, mas ela nem se bateu. Quem mais se bateu foi o piloto", diz.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ao G1 que a aeronave estava regular e sem nenhuma pendência com a Agência, conforme consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). A Anac, no entanto, não quis confirmar se a licença do piloto estava em dia.

Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/02/aviao-bimotor-cai-no-interior-do-acre-e-piloto-fica-ferido.html

Link to comment
Share on other sites

Meus prezados

Equipe da FAB do AM vai fazer perícia em avião que caiu no interior do Acre

Empresário acredita que pane no motor deve ter ocasionado o acidente

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) de Manaus deve chegar no Acre, na noite desta sexta-feira (12), para realizar perícia no avião que caiu no interior do estado. O bimotor caiu na tarde de quarta-feira (10) no município de Manoel Urbano , distante 215 km de Rio Branco, enquanto tentava fazer o trajeto até Sana Rosa do Purus.

De acordo com a FAB, na manhã desta sexta, a equipe já deve iniciar o processo de investigação do acidente. As questões de documentação, informações da aeronave, habilitação do piloto devem ser vistas pela equipe no local. O empresário Mario Jorge Matos da Cunha, de 59 anos, que é dono da aeronave e pai do piloto Maycon dos Santos Cunha, de 28 anos, diz que o local onde o avião caiu está isolado e ainda não foi mexido. Ele fala ainda sobre o estado de saúde de seu filho.

"Os homens da aeronáutica devem chegar aqui e vou ajudá-los. Meu filho está consciente, mas ainda não conversei sobre o acidente e ele também não comentou nada. Por ter sido uma pancada muito forte na cabeça, estamos deixando ele descansar. Muitos boatos foram espalhados, dizendo que tinha mais pessoas no avião, mas reafirmo que só tinha uma mulher e uma criança de oito anos", diz.

Cunha diz que, além do piloto, estavam a bordo uma criança de oito anos e uma mulher, que não teve idade e nome revelados. O empresário disse que apenas a criança e o pitoloto foram encaminhados ao hospital de Rio Branco . Maycon Cunha ainda segue internado em observação e a criança foi liberada após alguns exames, garante Cunha.

Um avião bimotor caiu por volta das 15 horas desta quarta-feira (10) no município de Manoel Urbano , distante 215 km de Rio Branco . O Site conversou com o empresário Mario Jorge Matos da Cunha, de 59 anos, que é dono da aeronave e pai do piloto Maycon dos Santos Cunha, de 28 anos, e ele informou que o filho sofreu ferimentos na cabeça, mas não corre risco de morte. Na tarde do acidente, Mario Jorge informou que estavam no avião apenas o filho e uma amiga da família, que não teve o nome divulgado. Porém, na manhã desta quinta-feira (11), o empresário voltou atrás e disse que também estava a bordo uma criança de oito anos.

Jorge informou ainda que a mulher teve uma queda de pressão e a criança teria sido atendida e liberada logo após realizar alguns exames no hospital de Rio Branco. O piloto e filho do empresário continua em observação, segundo informou Cunha. Bimotor caiu minutos após decolar no interior do Acre

Fonte: JORNAL FLORIPA via CECOMSAER 12 FEV 2016

Link to comment
Share on other sites

Meus prezados

"Estava sobrecarregado", diz pai de passageira de avião que caiu no AC

De acordo com a família, a mulher teve o nariz e o maxilar quebrados

O avião bimotor que caiu em Manoel Urbano , no interior do Acre, na última quarta-feira (12), estaria com uma carga acima do permitido, que é de 2.073 quilos. A denúncia foi feita pelo pai de uma das passageiras, Luana de Lima, de 23 anos.

Raimundo Sampaio também desmente o que foi dito pelo dono do avião e pai do piloto, Mario Jorge, que informou ao Site que haviam só três pessoas na aeronave. Segundo Sampaio, sete pessoas estavam no bimotor, quatro adultos e três crianças, além de carga de alimentos e tintas. A informação foi confirmada pelo hospital de Manoel Urbano.

Questionado pela reportagem, Mario Jorge continuou reafirmando que só três pessoas estavam na aeronave e negou que o avião estava sobrecarregado. "Como eu ia fazer isso se é meu filho que estava pilotando? Ia pôr a vida do meu filho em risco?", rebateu.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma que o bimotor tem capacidade para transportar até seis pessoas e tem limite de decolagem de 2.073 quilos.

Sampaio conta que a filha havia passado alguns dias em Manoel Urbano, na casa dos pais, e voltava para Santa Rosa do Purus no dia do acidente. Segundo ele, estavam no avião, a filha dele com os dois filhos, de 1 e 8 anos, uma garota com cerca de 9 anos, o piloto e mais dois adultos.

"Uma grande mentira que tinham apenas três pessoas. Eram sete e a minha filha foi a mais machucada. O avião estava superlotado e agora querem se defender, além de muita gente, tinha muita carga. O avião não aguentou decolar, era peso demais", denuncia.

Hospital confirma sete feridos em queda de avião

De acordo com a Unidade Mista de Manoel Urbano, sete pessoas deram entrada no hospital após a queda do avião. Segundo a unidade, tinham no avião, crianças, adolescente e adultos.

Os dados apontam que dois indígenas que estavam no avião e deram entrada no hospital não tiveram nenhuma gravidade. Era uma jovem de 17 anos e o filho de um ano. Eles tiveram alta na unidade de Manoel Urbano, os outros cinco foram para Rio Branco. Informaram ainda que não estavam em estado grave, só a mulher que fraturou o nariz e o maxilar.

O filho mais novo de Luana, que também estava no avião, não teve ferimentos, segundo o avô. Já o menino mais velho, de 8 anos, teve um ferimento profundo na cabeça e teve que pegar cerca de 15 pontos.

"Aqueles aviões são velhos e não têm manutenção nenhuma. De vez em quando dá problema. Quando encontrei meu neto de 1 ano, dava dó dele contando sobre o acidente, dizendo que a mãe deve tinha quebrado o rosto", relembra.

A família está se revezando em casa de parentes em Rio Branco para que Luana fique na capital até a cirurgia. De acordo com Sampaio, as crianças tiveram alta e passam bem.

Novamente em contato com a Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB), o Site foi informado que uma equipe de Manaus já está na cidade onde ocorreu o acidente e que os levantamentos devem ser feitos ainda nesta quinta-feira (12). A perícia deve apontar o que ocasionou o acidente.

Entenda o caso

Um avião bimotor caiu por volta das 15 horas desta quarta-feira (10) no município de Manoel Urbano, distante 215 km de Rio Branco. O Site conversou com o empresário Mario Jorge Matos da Cunha, de 59 anos, que é dono da aeronave e pai do piloto Maycon dos Santos Cunha, de 28 anos, e ele informou que o filho sofreu ferimentos na cabeça, mas não corre risco de morte.

A Unidade Mista de Manoel Urbano informou, nesta quinta-feira (12), que deram entrada no hospital sete pessoas que estavam dentro do avião.

Fonte: JORNAL FLORIPA (SC) via CECOMSAER 13 FEV 2016

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade