F-BVFA Posted February 16, 2016 Share Posted February 16, 2016 Os governos de Cuba e Estados Unidos assinaram nesta terça-feira (16) em Havana um memorando de entendimento sobre aviação civil que inclui rotas regulares diretas pela primeira vez em mais de 50 anos, que estarão operativas a partir do último trimestre deste ano. "Hoje é um dia histórico na relação entre Cuba e Estados Unidos. Estamos assinando este memorando de entendimento para que, pela primeira vez em mais de cinco décadas, EUA e Cuba tenham um serviço de transporte aéreo regular", afirmou na capital cubana o secretário de Transporte americano, Anthony R. Foxx, segundo a EFE. Pelo acordo, as empresas aéreas poderão operar diariamente 110 voos de ida e volta entre EUA e Cuba: até 20 deles com destino a Havana e até 10 para cada um dos outros nove aeroportos internacionais cubanos. Segundo a Associated Press, o número é cinco vezes maior do que os voos que atualmente circulam entre os dois países -- todos fretados. Além de Foxx, assinaram este acordo o ministro de Transporte de Cuba, Adel Yzquierdo, o secretário adjunto para Assuntos Econômicos e Negócios do Departamento de Estado dos EUA, Charles H. Rivkin; e o presidente do Instituto de Aeronáutica Civil da ilha, Alfredo Cordero. Com a assinatura do acordo amanhã se abrirá o processo de licitação para que as companhias aéreas americanas apresentem suas solicitações ao Departamento de Transporte para as rotas que gostariam de operar. Segundo a EFE, esse processo de licitação exclui a estatal Cubana de Aviación devido a litígios nos EUA que poderiam fazer com que seus bens fossem embargados se entrarem em território americano. Além disso, em Washington, o Departamento de Segurança Nacional dos EUA anunciou também nesta terça-feira que eliminará as barreiras legais que pesam sobre os voos com Cuba, que antes só podiam partir ou chegar de 22 aeroportos, mas que agora estarão sujeitos às mesmas regras que qualquer outro voo internacional. Retomada de laços diplomáticos Os Estados Unidos e Cuba anunciaram que tinham chegado a um acordo para restaurar o serviço regular de linhas aéreas comerciais entre os dois países em dezembro de 2015. O anúncio foi feito no dia em que se comemora o aniversário de um ano da decisão dos dois países para restaurar os laços diplomáticos depois de mais de 50 anos de inimizade da Guerra Fria. Embora o embargo comercial ao país caribenho tenha permanecido, quando as relações diplomáticas foram retomadas, os Estados Unidos anunciaram o desejo de facilitar viagens de americanos a Cuba. Na época em que o anúncio da reaproximação foi feito, os Estados Unidos anunciaram ainda a autorização de vendas e exportações de bens e serviços dos EUA para Cuba assim como a autorização para norte-americanos importarem bens de até US$ 400 de Cuba. O governo norte-americano também deu início de novos esforços para melhorar o acesso de Cuba a telecomunicação e internet. A embaixada dos Estados Unidos em Havana foi reaberta em agosto após em 54 anos. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/cuba-e-eua-assinam-acordo-historico-que-restabelece-voos-regulares.html Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kripuna Posted February 16, 2016 Share Posted February 16, 2016 Qual é o problema da CUBANA? Ela não é membro Iata e está toda certificada pelas autoridades européias? () Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dinämica da Operação Posted February 16, 2016 Share Posted February 16, 2016 Será interessante observar como o DOT fará a distribuição das frequencias. Link to comment Share on other sites More sharing options...
chico Posted February 17, 2016 Share Posted February 17, 2016 Qual é o problema da CUBANA? Ela não é membro Iata e está toda certificada pelas autoridades européias? () Me parece que muitos cubanos que emigraram para os EUA possuem processos contra a Cubana, devido aos bens que foram confiscados pelo governo cubano - ou seja, a Cubana corre o risco de ter aviões arrestados pela justiça americana... Link to comment Share on other sites More sharing options...
A345_Leadership Posted February 17, 2016 Share Posted February 17, 2016 O que rolará de MIA/FLL-Cuba não será brincadeira. Link to comment Share on other sites More sharing options...
DavidNemer Posted February 17, 2016 Share Posted February 17, 2016 Será interessante ver o que acontecerá com as agencias de turismo que são especializadas em charters entre Miami e Cuba. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HB-IWI Posted February 17, 2016 Share Posted February 17, 2016 O que rolará de MIA/FLL-Cuba não será brincadeira. Há tanta demanda assim? Link to comment Share on other sites More sharing options...
trevisan26 Posted February 17, 2016 Share Posted February 17, 2016 Twitter oficial da Casa Branca. Até 110 voos diários... Link to comment Share on other sites More sharing options...
DavidNemer Posted February 17, 2016 Share Posted February 17, 2016 Há tanta demanda assim? Sim, muita, ainda mais nesse inicio. Passei um mes la em Havana fazendo pesquisa de campo e observei que a movimentação nos aeroportos são intensas. Isso impactará não só as agências que focam em charter, mas tambem como a Air Canada e AeroMexico. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Air Force One Posted February 18, 2016 Share Posted February 18, 2016 Caraca... Acho que a AA podia voltar a operar os ATR hein?! De fato a demanda é muito grande e muito perto... Estive até pensando que os EUA fariam isso com uma espécia de Shuttle aquático entre MIA e HAV. Mas, vai ver as tempestades locais não aceitam muito este meio. Link to comment Share on other sites More sharing options...
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