Jump to content

Air France-KLM estuda proposta para assumir controle da Air Europa


MarcondesGIG

Recommended Posts

564b14689241733b66faead9.jpg

Com possível aquisição, Air France-KLM ampliaria ainda mais sua presença na América Latina



O Grupo Air France-KLM demonstrou-se extremamente interessado em adquirir mais de 49% das ações Air Europa e já estuda enviar até uma proposta oficial pela companhia espanhola. A possível aquisição e controle da Air Europa faria com que a Air France-KLM ampliasse e fortalecesse ainda mais sua presença na Espanha e em toda a América Latina, ainda mais quando o assunto é disputa de marketshare com o grupo britânico IAG, que controla a British Airways, Iberia, Aer Lingus e Vueling.


Air France-KLM mostrou interesse na compra da Air Europa dos espanhóis da Globalia logo após o impasse nas negociações com os chineses da Hainan Airlines (HNA), que serão em breve accionistas da TAP através do consócio Atlantic Gateway. A lei estabelecida pela União Europeia afirma que nenhuma companhia europeia, como a Air Europa, pode vender mais de 49% do seu capital a um investidor que não esteja estabelecido no próprio continente, e este fator acabou animando o grupo europeu de aviação.


A Air Europa consiste em uma importante parte da receita anual da Globalia, algo que gira em torno dos 40%, e está passando por um programa de corte de gastos que chegará a uma economia de US$ 1 bilhão até 2020, além de ter recebido seu primeiro 787 este ano. Em janeiro, o presidente da Air Europa, Juan Jose Hidalgo, deixou dúvidas quanto ao sucesso do negócio com a HNA, afirmando que só haveria conversações se os chineses “mostrassem o dinheiro”.


Fontes próximas da Air Europa asseguram que existe um plano B para a companhia aérea. A HNA estaria interessada na totalidade do grupo Globalia (turismo, hotéis e handling) e não veria com bons olhos a separação da Air Europa, para obedecer às regras europeias.



Fonte: Mercado&Eventos.


Link to comment
Share on other sites

Mas a Air France está com tantos problemas internos , terá recursos e administração para assumir um cia aérea grande como a Air Europa e deficitária no vespeiro do grupo IAG?

Link to comment
Share on other sites

Com que dinheiro? Pediram cortes para os funcionários e no fim gastarão com aquisições? Ou emitirão novas ações, empréstimo ou pagar em ações da holding para a Globalia?

 

De qualquer forma, a Air Europa pode ser instrumento importante na briga com a IAG na América Latina. A UX tem o menor CASK entre as FSCs da Europa e atende uma gama de destinos secundários interessantes para a AFR-KLM.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade