Jump to content

KLM coloca torre de chope dentro de voo


Recommended Posts

Com colarinho ou sem? Companhia aérea coloca torre de chope dentro de voo

Do UOL, em São Paulo 08/07/2016 13h39


Os passageiros adeptos a um um bom chopinho já podem celebrar. Isso porque a KLM Royal Dutch Airlines está se preparando para ser a primeira* companhia aérea a servir a bebida direto da torneira durante um voo.


Para tanto, a empresa passou anos tentando desenvolver um barril que conseguisse produzir o chope perfeito, mesmo em altas altitudes. O protótipo da máquina acabou sendo desenvolvido em parceria com a cervejaria holandesa Heineken.


A transportadora tinha a esperança de lançar o serviço já no início deste mês, mas precisou adiar a estreia até garantir os certificados de segurança necessários por parte das autoridades de aviação civil.


Uma vez que for dada a luz verde, os passageiros da empresa poderão tomar uma gelada dentro da própria aeronave, especialmente nos voos pela Europa."Estamos sempre à procura de produtos típicos holandeses que nos diferenciem de outras empresas", disse Miriam Kartman, vice-presidente da KLM, ao site da FoxNews.


Tarefa complicada


Edwin Griffioen, um funcionário da Heineken que ajudou a projetar o produto, disse que não foi uma tarefa fácil superar os desafios do fornecimento da bebida sob as condições de uma cabine. Um exemplo foi descobrir o que fazer com os cartuchos de CO2, que normalmente são utilizados em instalações do tipo, mas que não podem entrar em aviões.


"Além disso, a pressão do ar é muito menor dentro de um avião do que no nível do mar. Com isso, uma torneira de cerveja tradicional não funcionaria, passando apenas a dispensar uma enorme quantidade de espuma", explicou.


Segundo o especialista, existem distribuidores que trabalham com pressão de ar, mas que eram grandes demais para caber dentro de um avião. "No final, tivemos de deixar algumas peças de fora, como o arrefecimento, para fazer tudo se encaixar."


Contudo, não se preocupe: o sabor da cerveja não foi alterada pelo processo inovador, garante a Heineken. A ideia é que quatro barris da bebida sejam carregados em cada voo, depois de terem sido entregues frios no aeroporto de Amsterdã.


Griffioen disse ainda que o carrinho de bebidas foi redesenhado para se parecer com "uma garrafa térmica gigante", o que irá manter o chope na temperatura certa para o serviço.


"Conseguimos definir o diâmetro da torneira e a pressão do ar exatamente na combinação certa, o que proporciona a 36 mil pés de altura exatamente a mesma cerveja como você tomaria se estivesse em terra." De acordo com a KLM, a ideia é introduzir o barril de chope a partir do mês de agosto apenas em voos selecionados.



____________________________

* Nos anos 1960 e 1970 a Lufthansa tinha seu próprio barril de chopp.


Lufthansa-Foto-4-.jpg



Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade