Jump to content

Varig Experience - DC-3 em exposição em Porto Alegre

Recommended Posts

http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/Variedades/Exposicao/2016/07/593464/Aviao-da-Varig-ganha-exposicao-em-Porto-Alegre

http://www.varigexperience.com.br/

via Aeroentusiasta

Quem é apaixonado por aviação vai poder conhecer ou relembrar o avião Douglas DC-3, que até 1971 fez parte da frota da Viação Aérea Rio-Grandense (Varig). Isso será possível através do projeto “Varig Experience”, que está com o modelo em exposição em Porto Alegre a partir desta terça-feira.
A aeronave restaurada pode ser visitada no Boulevard Laçador (Av. dos Estados, 111). As visitas internas são gratuitas durante os fins de semana, aos sábados e domingos, até o final de agosto, com horário das 14h às 18h. Recepcionistas vestidos com uniformes que reproduzem os originais orientarão os visitantes como se fossem comissários de bordo.
O avião pertence ao antigo Museu Varig, que funcionou até 2005. Atualmente, a preservação do acervo do museu está ao encargo do Instituto Museu Varig, fundado no ano passado. O Douglas DC-3 é um avião bimotor para uso civil que marcou uma nova era na aviação e se tornou o símbolo de tudo o que era moderno.
O modelo revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e 1940, popularizando os voos domésticos nos Estados Unidos. Após a Segunda Guerra Mundial, mais de 90% do tráfego aéreo era feito com este modelo de aeronave. Ele utilizava dois motores Pratt & Whitney de 14 cilindros, do tipo radial e refrigerado, desenvolvendo em média 270 km/h em voo de cruzeiro e nove horas de autonomia. Sua lotação máxima era de 32 passageiros e a cabine de comando formada por dois pilotos e um rádio telegrafista.
Fundada em 1927, em Porto Alegre, a Varig foi a primeira companhia aérea brasileira. Entre 1950 e 1970, foi uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo.

Pra quem, como eu, já voou 3x nesse bichano em voos demonstração no litoral do RS não posso perder isso. São apenas 130 km. Here we go!

Pra quem, como eu, já voou 3x nesse bichano em voos demonstração no litoral do RS não posso perder isso. São apenas 130 km. Here we go!

Tu és um felizardo!

Abs

O voo de 30 minutos custava inacreditáveis R$ 80,00. Tenho fotos postadas por aqui em algum forum.

Tive a oportunidade de entrar talvez nesse DC3 em RAO, a long time ago...

A decolagem é nostálgica!

Prezado Murundum

Smj, a aeronave que voastes era a PP-VBN, baseada no aeródromo de Belém Novo, aqui em POA. Aeronave esta adquirida por quatro ex-variguianos: Colvara, Letti, Machado e Leonardo e restaurada com auxílio da própria Varig e outras empresas da área. Os voos panorâmicos sobre POA e arredores custavam, mesmo, R$80,00! Mas a receita deles provenientes não cobriam os custos e, após algum tempo, a aeronave foi vendida e hoje, snme, encontra-se baseada em Mococa/SP.

Buenas...

tive ontem ali no Boulevard para ver como ficou o ANU...

Segue umas imagens feitas com o celular para registro, estava sem a camera...

imagem%20554-edit_zpsce0ifzga.jpg

imagem%20474%20-%20edit_zps5lrmbvrm.jpg

imagem%20551-edit_zps1kh6ecpx.jpg

Opinião pessoal sobre esse processo de repintura e exposição do ANU:

Parabenizo o pessoal da Cia Zaffari que idealizou restaurar e expor o ANU, mantendo assim um pouco da historia da aviação do Brasil. Estão de Parabens! :ohyes: :ohyes: :rev: :rev: :rev:

Modo CHATO ON: :angry:

Masssssssssssss.... quanto ao processo de pintura, alguns aspectos a meu ver deixou a desejar...

Descascaram o motor e não pintaram? Pow, uma tinta cinza chumbo ai ja ajudava...

imagem%20536%20-%20edit_zpsub4oslhe.jpg

Podiam ter descascado a pintura antiga e dado uma lixadinha...

imagem%20543%20-%20edit_zpswbx9mqnx.jpg

Toca cinza em tudo e era isso... :facepalm: :facepalm: :facepalm:

imagem%20538%20-%20edit_zps5xoatuut.jpg

Antes que atirem as pedras dizendo que estou me atendo a detalhes, a questão é que você chega perto do avião e pode ver isso, pode tocar nele se quiser e ver esses detalhes que ficaram assim é estranho a meu ver, pois todo o aviao esta show de bola e algumas coisinhas ficaram... para a maoria passa batido pois são detalhes, mas os detalhes também fazem a diferença. Modo chato OFF :thumbsup:

No mais, vale a pena ir lá fazer umas fotos e aproveitar o local... é um belo spotting location! (ahh agora o estacionamento é pago....)

Absss

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade