Jump to content

O Aeroporto de Manaus está operando com sistema que detecta explosivos (EDS)


jambock

Recommended Posts

Meus prezados

Aeroporto de Manaus passa a operar com sistema que detecta explosivos
Equipamento detecta massas explosivas com maior precisão. Antes, fiscalização era realizada de forma manual.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus está operando com o Sistema de Detecção de Explosivos (EDS). O sistema, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), é automático e capaz de detectar massas explosivas ou objetos suspeitos escondidos em bagagens. Desde a implantação do equipamento, no 1º de agosto, nenhum caso de suspeita de explosivos foi registrado.

Quando o passageiro despacha as bagagens no balcão de check in, os pertences são levados por uma esteira até o equipamento, situado na área externa do aeroporto, próximo aos aviões. Antes, a fiscalização era realizada de forma manual.

Caso alguma massa explosiva ou objeto suspeito seja detectado, a bagagem é separada e levada a um equipamento de Raio X, também na área externa. O dono do objeto e a Polícia Federal são acionados.

"Se a mala for para o Raio X, um funcionário da companhia aérea responsável pela bagagem vai localizar o dono para que ele verifique o objeto, o que chamamos de verificação de terceiro nível. O responsável só vai poder abrir a mala na presença da Polícia Federal, e esse processo é todo de responsabilidade da polícia", explica o gerente de segurança da Infraero, Afrânio Mar.

Três aparelhos estão operando nos voos domésticos e um no internacional. Cada um tem capacidade para verificar 1.200 bagagens por hora, entretanto, a movimentação do aeroporto é baixa e os equipamentos registram a quantidade máxima em aproximadamente 12 horas de inspeção.

Fonte: Suelen Gonçalves / Do G1 Am via CECOMSAER 10 AGO 2016

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade