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Gol lança novo modelo de rampa de acesso


B737-8EH

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Uma rampa com inclinação leve que conecta o nível chão à da porta de uma aeronave. Essa é a aposta da Gol para, a partir desta segunda-feira (29), efetuar o embarque e desembarque de cadeirantes e pessoas com limitação de mobilidade nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.

 

A ideia é utilizar a estrutura para os voos feitos sem finger ponte que liga a sala de embarque ao avião.

 

Embora estejam entre os aeroportos mais movimentados do país, é comum que o acesso à aeronave em Congonhas e Santos Dumont seja feito por escadas, o que é um gargalo na acessibilidade dos passageiros.

 

Segundo a Gol, cerca de 40% de seus voos nos dois aeroportos são feitos sem finger. Nesses casos, o embarque de passageiros com necessidades específicas de locomoção é feita pelo ambulift (plataforma elevatória) ou por uma cadeira robótica, que eleva o passageiro do nível do solo até a aeronave.

 

Esses dois métodos, no entanto, são constantemente alvos de críticas de passageiros. Há duas semanas, a Folha acompanhou o voo do escritor Eduardo Moreira, 40, e constatou que, mesmo com o ambulift, o acesso à aeronave pode ser tumultuado.

 

No caso, a dimensão da porta do ambulift não era compatível com a largura da cadeira de Eduardo.

 

Com a nova rampa, a proposta da Gol é que o cadeirante passe a ter autonomia sobre o seu deslocamento no embarque e desembarque.

 

Para o rapper e cadeirante Billy Gaga, 38, a ideia de que todos os passageiros passem pelo mesmo processo de embarque é uma demonstração de inclusão. "Mas não adianta ter essa estrutura se o ônibus de deslocamento dentro do aeroporto não for acessível", diz ele.

 

A Infraero, estatal que gerencia os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, diz que tem ônibus adaptados nos dois aeroportos.

 

O rapper acredita que, por ser mais barato que um ambulift, as rampas terão maior viabilidade de uso em aeroportos menores do país.

 

A nova estrutura deve ainda facilitar o fluxo de passageiros às vésperas da Paraolimpíada do Rio, que começa no dia 7 de setembro. O período é visto como crítico por empresas e órgãos do setor aéreo.

 

São frequentes as críticas de pessoas com necessidades específicas de locomoção quanto ao tratamento dado pelas companhias aéreas e a estrutura aeroportuária.

 

Num dos casos mais emblemáticos, em 2014, a empresária Katya Hemelrijk da Silva, 40, teve que se arrastar por uma escada para entrar numa aeronave da Gol, em Foz do Iguaçu (PR).

 

"A operação será iniciada nesses aeroportos, pois são locais em que temos um grande número de embarques remotos [feitos sem o finger]", explica Randall Aguero, diretor de aeroportos da Gol.

 

Fonte: Folha de São Paulo

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Na azul, em campinas, se usa uma tampa destas para o Atr. Ela é uma descida continua e lenta. Muito boa para o passageiro cadeirante.

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Muita boa a rampa.

Utilizei esses sistemas no Havaí com os 717 da HA e funciona bem não só para quem tem necessidades especiais, mas também para quem viaja com carry-on.

Seria legal se instalassem também em aeroportos com muita movimentação de idosos, como CLV.

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Posted · Hidden by GLK, August 31, 2016 - No reason given
Hidden by GLK, August 31, 2016 - No reason given

e não aquele desgraça paga com dinheiro caro do contribuinte q é uma escada com elevador fechado que a infraero fez anos atrás.

Stélios, mas acho que são conceitos bem diferentes, até por que aquele equipamento da ortobras tinha uma passarela coberta e fechada que saia desde a sala de embarque até a aeronave, e só funciona para aeroportos onde o pátio fica em frente a sala de embarque, desde que os mesmos não tenham pontes. Agora concordo com você que poderiam somar os conceitos, uma passarela coberta, que ao final, no lugar do elevador com escada tivesse uma rampa fechada como na foto, seria interessante, não em aeroportos como SDU e CGH, mas no menores mesmo.

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e não aquele desgraça paga com dinheiro caro do contribuinte q é uma escada com elevador fechado que a infraero fez anos atrás.

Stélios, mas acho que são conceitos bem diferentes, até por que aquele equipamento da ortobras tinha uma passarela coberta e fechada que saia desde a sala de embarque até a aeronave, e só funciona para aeroportos onde o pátio fica em frente a sala de embarque, desde que os mesmos não tenham pontes. Agora concordo com você que poderiam somar os conceitos, uma passarela coberta, que ao final, no lugar do elevador com escada tivesse uma rampa fechada como na foto, seria interessante, não em aeroportos como SDU e CGH, mas no menores mesmo.

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  • 3 months later...
Posted · Hidden by Moderação Contato Radar, December 3, 2016 - Provocação
Hidden by Moderação Contato Radar, December 3, 2016 - Provocação

O tópico é da rampa da gol...cria outro sobre a rampa azul...jaja vem mané falar q a azul q inventou entretenimento a bordo...

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a Azul ja usa esse tipo nos ATR em VCP ha mto tempo. nos Ejet utilizam ambulift.

 

Mas no ATR é muito simples. Basta uma rampinha para facilitar. Para o 737, precisa-se de uma estrutura de 11m de comprimento por 6 de largura, pesando 4 toneladas.

 

A proposta dessa rampa da GOL é exatamente NÃO USAR o ambulift. Que, além de ser carissimo (cada acionamento em CGH, por exemplo, custa mais de R$300,00) segrega o PNAE criando uma complexidade na operação desnecessária.

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Mas no ATR é muito simples. Basta uma rampinha para facilitar. Para o 737, precisa-se de uma estrutura de 11m de comprimento por 6 de largura, pesando 4 toneladas.

 

A proposta dessa rampa da GOL é exatamente NÃO USAR o ambulift. Que, além de ser carissimo (cada acionamento em CGH, por exemplo, custa mais de R$300,00) segrega o PNAE criando uma complexidade na operação desnecessária.

nao, nao é uma "rampinha", é uma estrutura igual, obviamente, mais baixa.

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Posted · Hidden by Moderação Contato Radar, December 3, 2016 - No reason given
Hidden by Moderação Contato Radar, December 3, 2016 - No reason given

O tópico é da rampa da gol...cria outro sobre a rampa azul...jaja vem mané falar q a azul q inventou entretenimento a bordo...

pq o mané nao vai criar outro topico se o assunto é parecido, foi apenas um comentario que esse metodo ja foi criado e é usado, sem nenhum alarde, por outra empresa. se vc achou meu comentario inutil, o seu foi mto mais!

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