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Pivô de acidente, jato Legacy agora é mexicano e já voou de novo no Brasil


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Pivô de acidente, jato Legacy agora é mexicano e já voou de novo no Brasil

Uma aeronave nova, com recente acabamento em madeira, motores devidamente inspecionados e abaixo do preço médio do mercado. Foi assim que, em setembro de 2011, uma empresa americana anunciava a venda de um jato Legacy 600.
Cinco anos antes, em 2006, a aeronave havia sido protagonista de um dos maiores acidentes aéreos brasileiros, ao colidir em pleno ar com um Boeing com 154 pessoas. Assim como essa aeronave executiva, os controladores de voo brasileiros e os pilotos americanos do Legacy envolvidos no acidente do voo 1907 da Gol permanecem ativos no setor da aviação.
Antes de voltar aos ares, o Legacy chegou a ficar parado por quatro anos na base aérea da serra do Cachimbo, no sul do Pará, local em que os pilotos conseguiram fazer um pouso de emergência logo após a colisão com o Boeing. Com apenas 19 horas de voo, o jato foi vendido para uma empresa especializada em compra e revenda de aeronaves. E foi apenas em novembro de 2010 que o Legacy finalmente chegou aos EUA, onde teve sua asa reformada.
A partir de então, o jato que rasgou a asa do Boeing 737 da Gol passou a ser anunciado no país como uma aeronave nova, com pouco uso e abaixo do preço de mercado. Atualmente, o Legacy faz parte da frota de uma empresa de aviação executiva mexicana. E já esteve de volta ao Brasil ao menos uma vez, em abril de 2014, quando passou por Recife e Florianópolis.
Fonte: Fabricio Lobel para jornal Folha de São Paulo via CECOMSAER 25 SET 2016

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Em Toluca, México (16/03/2016). Segundo meu companheiro de site, qual flagrou ele, o XA-MHA é bastante ativo. E pouca gente sabe que ele é o ex-N600XL, o Legacy do acidente da GOL.

 

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