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Incêndio Airbus TAM em CGH


PR-GOK

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Datena dando todos os pitacos.

Brasil urgente tá dizendo de explosão na turbina. Mas não vejo sinal de fogo ou queimado.

Imagino que possa ter sido compressor stall? Parece que o motor foi cortado na posição de reverso.
CGH fechado para pousos e decolagens... Depois dessa chuvinha de hoje a tarde, o caos tá armado.

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Foi por volta de 19:00.

 

Estava atravessando a passarela, ouvi um avião dar potência para decolar, depois de uns 3 segundos deu um estouro muito alto e o ouvi desacelerando. Depois disso, suspenderam pousos e decolagens.

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Boa noite. Estávamos prestes a decolar no JJ3021 e avistei um airbus da TAM parado na pista com o reverso aberto por uns minutos. Achei estranho e logo os aviões que estavam na final arremeteram.

 

Bombeiros acionados, procedimento padrão.

 

Já retiraram a aeronave da pista. Segundo o piloto, estão aguardando limpeza e verificação da pista para autorização de decolagem. Como sempre, impressa já está fazendo sensacionalismo.

 

Estamos no avião aguardando a 1 hora e 20 pelo menos, mas tudo tranquilo aqui.

 

Abraços.

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Tem um vídeo no G1 mostrando a chegada dos bombeiros, mas não havia incendio...
A primeira versao do vídeo tinha 5 minutos, os bombeiros chegam aos 3:50, agora reduziram o vídeo. Nos minutos iniciais a aeronave permanece parada com o reverso aberto mas sem incêndio.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/turbina-de-aviao-da-latam-pega-fogo-durante-decolagem-em-congonhas.ghtml

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Por ser um cliente que posso escolher, tenho evitado a TAM desde http://fentac.org.br/noticia/2317/seguranca-de-voo-fentac-entrega-carta-de-mecanicos-de-alerta-a-latam#.WK4aVFQrLeQ

 

Pois nunca é tarde para lembrar do acidente do WRZ da Lapa, é assim... Duas porta de emergência bloqueada com folha A4, um possível estol de compressor na decolagem... Volto a repetir, sou cliente com direito de escolha, apenas isso!

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Também vi no programa do Dapena mas me antetei apenas às imagens, pois este sujeito insuportável só fala bobagem e quem o ignora, como é o caso do prefeito Dória, ele começa falar um monte de bobagens e mentiras sobre quem o deixa falando sozinho.

 

A propósito, o título parece que foi esse Dapena que deu, pois fica parecendo que deu PT no Airbus.

 

Mas o motivo foi que o motor explodiu para comemorar os 30 anos do A320 completados hoje. rsrsrs

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Não me recordo de ter lido a respeito dessa situação na LATAM. Foi ''bom'' ficar sabendo...

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O que aconteceu faz parte! As vezes o giclê cola e o negócio desanda.

Ponto para a tripulação - ponto para a segurança: Saíram trip e pax íntegros, isso é o que importa!

Mas enfim, mundo injusto esse! A rapaziada em casa se divertindo com as trapalhadas jornalisticas do Dapena, enquanto nós, na labuta, segurando a onda.

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Só 23 cancelamentos...Abriram slot para decolagem até 00:17. Terminando a reserva e a surpresa; uma amiga DT(tam) foi chamada para algo inédito: distribuir sanduíche e água em copinho de trolley! para todos os pax independente da cias afetadas, isso tudo para não pagar voucher. Novidade dos Cueto tentando minimizar o transtorno.

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Só 23 cancelamentos...Abriram slot para decolagem até 00:17. Terminando a reserva e a surpresa; uma amiga DT(tam) foi chamada para algo inédito: distribuir sanduíche e água em copinho de trolley! para todos os pax independente da cias afetadas, isso tudo para não pagar voucher. Novidade dos Cueto tentando minimizar o transtorno.

Aí fomos surpreendidos... Hahaha... Bela iniciativa.

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Situação perigosa de acontecer na decolagem hein. Sorte que foi no início da corrida, pelo que entendi.

Se ocorrer antes da V1, aborta a decolagem.

 

Na V1 ou acima, decola normalmente. Após a altitude de segurança, o motor afetado é desligado, os checklists para a ocorrência são utilizados e, só então, chama o controle e declara emergência. Não é muito tranquilo para os passageiros mas a aeronave voa sem probelema algum com apenas um dos motores.

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Se ocorrer antes da V1, aborta a decolagem.

 

Na V1 ou acima, decola normalmente. Após a altitude de segurança, o motor afetado é desligado, os checklists para a ocorrência são utilizados e, só então, chama o controle e declara emergência. Não é muito tranquilo para os passageiros mas a aeronave voa sem probelema algum com apenas um dos motores.

 

 

737, você que tem mais experiência saberia dizer como funciona essa questão em CGH? Imagino que pela pista se pequena, o ponto em que o avião atinge a V1 deve ser bem próximo do final da pista; Sabe se até pouco abaixo de V1, ainda tem pista para o avião freiar sem maiores problemas?

 

Obrigado!

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737, você que tem mais experiência saberia dizer como funciona essa questão em CGH? Imagino que pela pista se pequena, o ponto em que o avião atinge a V1 deve ser bem próximo do final da pista; Sabe se até pouco abaixo de V1, ainda tem pista para o avião freiar sem maiores problemas?

 

Obrigado!

 

Pelo contrario. Se a pista é curta a V1 é mais pro inicio. A V1 é justamente a velocidade onde o avião ainda consegue parar com segurança na pista após abortar a decolagem.

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