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Boeing lança oficialmente o MAX10


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Alguma novidade sobre o MAX 10?

 

Alguém sabe se já iniciaram a montagem da primeira aeronave?

 

Previsão do roll-out e primeiro voo teste?

 

Como têm entrada em serviço para o próximo ano, acredito que tudo isso deve acontecer ainda neste ano.

 

Quem tiver informações mais concretas, agradeço.

 

Verificando na Wikipedia (em inglês) temos:

 

- Fabricação: acho que já estão fabricando alguns componentes, mas ainda não iniciaram a montagem final, ou com certeza já teria sido noticiado pela Boeing;

 

- Primeiro vôo: previsto pra final de 2019 - uma data mais exata só mais próximo do vôo (ou depois do rollout)...rollout deve ser feito algumas semanas antes. E como é um derivado de um modelo amplamente testado (737 Max -7, -8 e -9 todos já voaram, e foram certificados com excessão do -7) não deve necessitar de muitos testes de solo...portanto do rollout pro primeiro voo creio que demore no máximo um mês...

 

- Certificação: prevista pra Julho/2020 se tudo correr conforme o planejado.

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A empresa gasta 150.000 horas em engenharia para desenvolver a solução para o trem de pouso, chega a uma soluçao robusta e engenhosa após validar, testar, etc. e que permitirá manter uma projeto de 55

O problema do MAX-10 se chama A321Neo LR.   O range do 10 é inferior ao do Airbus.

Já temos os primeiros LNs

 

LN7644 737 MAX 10 - United Airlines

LN7705 737 MAX 10 - United Airlines

 

Ultimo a sair da FAL foi LN7443 737 MAX 8 para Air Italy

Edited by PR-FHI
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Todo projeto, novo ou apenas atualizando algo, envolve o comprometimento.

os engenheiros do programa 737 tiveram de escolher comprometer seu desempenho em prol da facilidade de ground handling.

 

a solução de colocar de um sistema (semi) alavancado não é novidade, mesmo para a Boeing, que fez isso no 777ER/772LR.

 

Conseguir trazer uma solução engenhosa para um projeto antigo, diminuindo o impacto da esticada do projeto, é louvável.

Sou leigo no tema. Mas realmente fiquei curioso para entender a diferença no projeto do trem do 737Max para o 777-300.

Ao que entendi funciona da mesma maneira para a rotação. Ou não!?

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30 é um belo número

 

Exato.

 

Mas a escassez de slots nos maiores aeroportos assim o exigem, rs.

 

Segue uma notícia do ano passado, quando a empresa anunciou a encomenda do referido modelo.

 

https://www.panrotas.com.br/aviacao/investimentos/2018/07/gol-amplia-pedidos-do-b737-max-8-e-encomenda-b737-max-10_157126.html

 

 

PS: Sobre o aumento de potência dos motores CFM para equipar o novo MAX 10, alguém têm alguma informação? Lembro que aumentariam a potência para 31k, mas não li mais nada sobre isso. Não faço ideia como anda esse processo por parte da fabricante dos motores.

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  • 1 month later...

D3CbVQ3UcAAjt2a.jpg

 

D3CbWdGU0AA1k7i.jpg

 

The first @BoeingAirplanes 737 MAX 10 fuselage, LN 7644, arrived in the Seattle area this evening.

 

https://twitter.com/DWHonan/status/1112559893548924928

 

Achei que iria sair como 737-10 da fabrica, mas pelo visto não decidiram abandonar o nome no marketing ainda.

Edited by Schonarth
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  • 7 months later...
23 minutes ago, Bonotto said:

Pergunta de leigo:

O MAX10 não possui os mesmos problemas de AOA do 8 MAX ?

Sem sombra de duvidas.

Porém é nem autorizado para começar a certificação o Max10 tem.

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6 hours ago, Pliskin said:

Sem sombra de duvidas.

Porém é nem autorizado para começar a certificação o Max10 tem.

Baita desafio para a engenharia, vão escrutinar o avião de cabo a rabo

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  • 3 months later...

Pergunta ao pessoal bom em física: o maior comprimento dessa aeronave compensa o “desequilíbrio” provocado pela posição do novo motor no MAX-8?

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A CFM não vai disponibilizar mais potência pro motor do MAX 10?

Empuxo de 28k, pra uma aeronave de até 230 pax, parece ser pouco.

Alguma novidade nesse sentido?

Edited by Leandrinho
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12 hours ago, Leandrinho said:

A CFM não vai disponibilizar mais potência pro motor do MAX 10?

Empuxo de 28k, pra uma aeronave de até 230 pax, parece ser pouco.

Alguma novidade nesse sentido?

28K é o MAX-8. Certamente o MAX-10 terá mais de 30K. 

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CFM to build 10 737 Max engines weekly for 2020

By David Kaminski-Morrow

27 February 2020

 

CFM International is expecting to produce an average of 10 Leap-1B engines – the powerplant for the Boeing 737 Max – per week over the course of 2020, out of a total annual Leap production of 1,400.

The forecast has been disclosed by CFM partner Safran in its full-year financial figures, which assumes that 737 Max deliveries will restart in mid-2020 following the production halt in January.

Safran says it has implemented a hiring freeze, cost-saving efforts, and a reduction capital expenditure to help offset the impact of the Max situation.

The Max crisis was reflected in powerplant order activity, with Leap orders and commitments reaching 1,968 last year compared with 3,211 for 2018.

Safran says production levels over 2019 were nevertheless “stable”. Although Leap production rose to 1,736 engines, combined Leap and CFM56 deliveries were down slightly – by 35 engines – at 2,127, reflecting a 63% decline in CFM56 output to 391 as well as the stagnant Max lines.

The leap backlog at the end of 2019 stood at 15,614, a figure virtually unchanged from the previous 15,620.

Despite the Max grounding’s effect on Leap-1B deliveries, Safran’s original equipment revenues for aerospace propulsion rose by 13.5% while service revenues were up 14.2%. Continuous higher spares sales for CFM56 engines contributed to a 9.9% hike in civil aftermarket revenues.

Recurring operating income was up by more than 22% to €2.48 billion, with profitability benefiting from civil aftermarket growth and higher military contributions.

https://www.flightglobal.com/engines/cfm-to-build-10-737-max-engines-weekly-for-2020/136959.article

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12 hours ago, B737-8HX said:

28K é o MAX-8. Certamente o MAX-10 terá mais de 30K. 

É o que se espera.

Mas até agora, todas as notícias que saíram sobre o MAX 10, citam motor de 28k.

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On 04/03/2020 at 09:58, F-GSPN said:

Pergunta ao pessoal bom em física: o maior comprimento dessa aeronave compensa o “desequilíbrio” provocado pela posição do novo motor no MAX-8?

Não sei qual vai ser a resposta dos fisicos, mas dos vendedores da Boeing já podemos imaginar qual vai ser...

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On 04/03/2020 at 09:58, F-GSPN said:

Pergunta ao pessoal bom em física: o maior comprimento dessa aeronave compensa o “desequilíbrio” provocado pela posição do novo motor no MAX-8?

No Airliners comentaram que a versão -10 não precisava / não tem o MCAS , mas não sei se é verdade...

Edited by chico
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