Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

MLN-SJP

LATAM J: Consistencia do produto

Recommended Posts

BA Emerald (e JJ Platinum) SEMPRE sou cumprimentado na Cathay Pacific, Latam Chile, BA e IB.

Na JJ me olham com aquela cara de "sorte sua que eu ainda estou deixando você sentar na sua cadeira".

Sou BA Gold(OW Emerald) também e nunca sou cumprimentado na BA. Em outras companhias normalmente sim, incluindo LATAM.

Esse tópico veio bem a calhar, rs voei na Executiva da LATAM pela primeira vez no GRU-JNB 10 dias atrás... o atendimento foi bom, mas o produto deixou muito a desejar, muito defasado (cabine)... pra Europa ou pros EUA, pagar a executiva da LATAM só se for mega promo...

Na volta, voltei de South African - apesar de ser no Airbus 340-300 na business antiga, as refeições foram superiores tanto na quantidade quanto na qualidade.

O jeito seria alterar o tópico para: "LATAM J: (In)consistência do produto".

Semana passada recebi um formulário / enquete para avaliar o Latam Fidelidade. Sempre respondo estes, inclusive os questionários sobre os vôos realizados. O que me chamou atenção desta vez foi o questionamento sobre wifi.

O que me marca na LATAM é que o atendimento depende muito do comissário(a) que estiver no seu corredor. Pode ser totalmente indiferente assim como muito bom, educados e prestativos. Grosseiros e não muito educados só tive a oportunidade de vivenciar na American. Pela cabine tanto do 767 como do A350 ser bem aberta você consegue observar bem como é o atendimento.

Sou BA Gold (Emerald) e nunca fui cumprimentado na JJ. Sempre na Qatar, Finnair and Cathay e BA, claro. Nada na American, completamente indiferentes.

Revivendo o topico.

Semana passada peguei um SJP-CGH e estava na 23A (como sempre) e nave estava lotado. Um pouco antes dotai (ja com portas fechadas) o chefe de cabine veio, me chamou pelo nome (alias sobrenome) e disse que a tinha vaga tanto na emergencia quanto na primeira fileira e que eu tinha direito a estes assentos (Black) e me ofereceu. Eu ja estava bem (e sozinho nos 3 assentos) e agradeci. Mas NUNCA havia sido abordado pelo nome dentro dum avião da LATAM sem ser em J. Existe uma nova política?

Sim, existe essa política. O tablet do chefe serve inclusive para isso. Para saudarmos os clientes top tier a bordo.

Sou Black Signature, e somente algumas vezes sou cumprimentado.

Eu sou Black Signature, vôo algumas vezes mais de uma dezena de vôos por mês e nunca, jamais, em tempo algum tive qualquer reconhecimento na cabine em rotas domésticas. Isso vai mudar?

A coisa como está é um vexame. Até para pedir água me sinto incomodando os CMS, que, ou não reparam na chamada (eu não gosto de fazer isso, mas me parece ser a forma esperada agora), ou estão atolados demais cuidando das vendas.

Se a JJ está implorando a atração de clientes para que se tornem Platinum com meros 24 vôos, por que não tratam melhor a bordo os Black e BS em vôos domésticos? Não consigo entender...

Eu sou Black Signature, vôo algumas vezes mais de uma dezena de vôos por mês e nunca, jamais, em tempo algum tive qualquer reconhecimento na cabine em rotas domésticas. Isso vai mudar?

A coisa como está é um vexame. Até para pedir água me sinto incomodando os CMS, que, ou não reparam na chamada (eu não gosto de fazer isso, mas me parece ser a forma esperada agora), ou estão atolados demais cuidando das vendas.

Se a JJ está implorando a atração de clientes para que se tornem Platinum com meros 24 vôos, por que não tratam melhor a bordo os Black e BS em vôos domésticos? Não consigo entender...

Estamos atolados fazendo as vendas. Tem voo de mais de 3 horas que passamos fácil umas 2 horas de pé no corredor fazendo as vendas. Não é regra mas acontece. E nos voos curtos com o Mercado Latam, quando acontece a tempestade perfeita em que muita gente quer comprar algo, normalmente não sobra tempo pra tripulação fazer a própria refeição.

Ouvi dizer que a água não deve sequer ser oferecida, servida somente se solicitada .

Não existe serviço de bordo gratuito nos voos domésticos da Latam, o serviço é pago, mas caso o cliente solicite um copo de água cortesia, a gente serve.

Voei Latam junto à minha esposa dias atrás, com assento marcado, sem utilizar o myID e sem me identificar como piloto de outra empresa.

Notei que há uma pegadinha no cardápio do tal mercado. Na página das bebidas, a garrafa de água mineral (com ou sem gás) Minalba é oferecida em destaque por, se não me engano, R$5.

Só há menção ao copo d'água gratuito na última página, em letras miúdas.

Achei esse tipo de layout e conduta de muita má fé por parte da Latam. Felizmente, o grupo de comissários mudou a impressão.

Eu não sabia da existência do copinho gratuito, tentei comprar a água e comissário gentilmente me sugeriu o copo grátis. Mais do que isso, se dispôs, caso eu topasse ir até a galley traseira, em encher a minha garrafinha térmica de água "em off". Muito gentil da parte dele. Ele também sugeriu para nós (que estávamos com um bebê recém nascido) água quente sem nenhum custo, caso fosse necessário para alguma bebida da criança.

Não existe serviço de bordo gratuito nos voos domésticos da Latam, o serviço é pago, mas caso o cliente solicite um copo de água cortesia, a gente serve.

Pelo menos nos SJP-CGH da vida ainda oferecem bebidas (agua, suco, refrigerante).

Estamos atolados fazendo as vendas. Tem voo de mais de 3 horas que passamos fácil umas 2 horas de pé no corredor fazendo as vendas. Não é regra mas acontece. E nos voos curtos com o Mercado Latam, quando acontece a tempestade perfeita em que muita gente quer comprar algo, normalmente não sobra tempo pra tripulação fazer a própria refeição.

Ou seja, tudo pessimamente planejado. Aliás, em vôos da ponte perto do horário do almoço, é verdade mesmo que já ouvi a mensagem de "encerramento do Mercado Latam" ainda antes do início da descida (isso no SDU CGH costuma ser de 20 a 25 minutos após a decolagem). Minha maior queixa está em não prestarem atenção na chamada. Ninguém em vôo doméstico anda na passarela prestando atenção em passageiros, vamos ser francos. Ou se olha a chamada, ou vai sobrar para o passageiro chamar a atenção na base do "psiu"...

Ouvi dizer que a água não deve sequer ser oferecida, servida somente se solicitada .

Minha experiência é exatamente essa. Já vi trip passando o carrinho oferecendo água, mas deve ter sido uma tentativa mais do chefe da cabine do que instrução do serviço. Honestamente, eu acho que isso é mínimo dos mínimos que se poderia esperar. A Gol consegue em um 738 na Ponte, por que a JJ não consegue?

Da forma como vc escreveu, parece que vc está confirmando minha impressão que incomodo quando peço um copo de água. Como profissional de segurança e de hospitalidade, vc acha que é assim que deve ser tratado um cliente que as vezes pagou mais de R$1000 em um trechos de 40 minutos comprado na última hora?! Sem falar naqueles que, como eu, voam de JJ mais por hábito, mas que já vêem que a concorrência está muito melhor?! Sei que vcs sozinhos não mudam nada, mas os reportes estão aí para isso. Do jeito que está, o barraco só continua despencando...

O minímo que a empresa deva oferecer a vontade é água bem gelada.

Da forma como vc escreveu, parece que vc está confirmando minha impressão que incomodo quando peço um copo de água. Como profissional de segurança e de hospitalidade, vc acha que é assim que deve ser tratado um cliente que as vezes pagou mais de R$1000 em um trechos de 40 minutos comprado na última hora?! Sem falar naqueles que, como eu, voam de JJ mais por hábito, mas que já vêem que a concorrência está muito melhor?! Sei que vcs sozinhos não mudam nada, mas os reportes estão aí para isso. Do jeito que está, o barraco só continua despencando...

Negativo, essa é a forma como você quer entender.

Usando suas palavras, como profissional de segurança e hospitalidade, eu acho que todos os passageiros devem receber um atendimento cordial e atencioso durante as vendas a bordo, e caso solicitem um copo de água cortesia, devemos servir sem incômodo algum.

Liberte-se dessa sensação de estar incomodando ao pedir. Peça. Tem colegas de cara feia? Tem! Tem agora com vendas, tinha antes com sanduíche, e tinha antes de antes com bandeja, tem na Latam, na Azul, na Avianca, na Gol...

Se apertar a chamada e demorar alguns minutos, pode ser que os 3 comissários da ponte estejam atendendo algum dos outros eventuais 143 passageiros, basta aguardar.

Negativo, essa é a forma como você quer entender.

Usando suas palavras, como profissional de segurança e hospitalidade, eu acho que todos os passageiros devem receber um atendimento cordial e atencioso durante as vendas a bordo, e caso solicitem um copo de água cortesia, devemos servir sem incômodo algum.

Liberte-se dessa sensação de estar incomodando ao pedir. Peça. Tem colegas de cara feia? Tem! Tem agora com vendas, tinha antes com sanduíche, e tinha antes de antes com bandeja, tem na Latam, na Azul, na Avianca, na Gol...

Se apertar a chamada e demorar alguns minutos, pode ser que os 3 comissários da ponte estejam atendendo algum dos outros eventuais 143 passageiros, basta aguardar.

A forma que eu entendo vem em parte de como eu leio, mas também em parte do que vc escreve, nesse e em outros tópicos.

Eu não sou melhor do que ninguém para ser priorizado aos outros 143 passageiros. Até a desastrosa experiência atual, posso contar as vezes que apertei o call. Particularmente, não me importo de ir à galley e pedir algo, todos ali estão trabalhando. Mas já fiquei mais de 20 minutos com o botão apertado - em um 319 novo, acredito que os painéis lá na frente estivessem funcionando - e com todo mundo andando e ninguém respondendo. A solução é o "psiu" mesmo?!

Agora se você, como eu disse com o devido respeito e você repetiu, um profissional de segurança e hospitalidade, acha natural que se faça cara feia para clientes e que somos nós, clientes (sejamos BS ou sequer inscritos em algum programa de fidelidade), que temos que nos acostumar com isso, podemos ter achado um dos motivos da companhia estar de novo com o PL virado.

O fato de eu reconhecer que algo acontece não quer dizer que eu concorde ou ache normal.

Então você está novamente impondo sua interpretação, ou o que deseja que seja a interpretação, do meu texto.

Neste fórum NÃO se estabelece a relação passageiro/tripulante onde eu tenho que acatar e concordar com tudo, não falo em nome de empresa alguma, apesar de eventualmente passar alguma informação, aqui eu escrevo minhas próprias opiniões.

Agora, se o CR for tomar esse rumo de quem é da aviação ter que fazer a linha SAC e ficar pedindo desculpas pelas empresas, podem excluir minha conta.

O fato de eu reconhecer que algo acontece não quer dizer que eu concorde ou ache normal.

Então você está novamente impondo sua interpretação, ou o que deseja que seja a interpretação, do meu texto.

Neste fórum NÃO se estabelece a relação passageiro/tripulante onde eu tenho que acatar e concordar com tudo, não falo em nome de empresa alguma, apesar de eventualmente passar alguma informação, aqui eu escrevo minhas próprias opiniões.

Agora, se o CR for tomar esse rumo de quem é da aviação ter que fazer a linha SAC e ficar pedindo desculpas pelas empresas, podem excluir minha conta.

Rapaz, eu vou trazer um copo de agua com gelo para você da galley...

Eu não estou estabelecendo nenhuma relação passageiro/tripulante com você e, mesmo se estivesse (erradamente), você teria todo o direito a discordar de mim! Se é que existe uma relação, é entre foristas que tem perspectivas diferentes sobre uma mesma situação e que, acredita-se, tem interesse comum em uma melhora nas companhias aéreas.

Abs!

Minha humilde opinião sobre esse tópico: Desde a fusão - quando disseram que a LAN teve seu primeiro prejuízo, após entrar no Brasil - que o foco passou a ser na área financeira da empresa (aproveitamento da frota, ocupação, leasing, etc). Qualidade do serviço, padrozinação, marketing, tudo isso ficou em segundo, terceiro, quarto plano.

Muito difícil falar em consistência do produto se ninguém na empresa sabe qual produto quer oferecer. Estão batendo cabeça há muito tempo.

Há algumas semanas estava em CGH, que eu pensava ser um dos aeroportos com o melhor serviço da empresa pela sua importância, e percebi que essa falta de identidade, de qualidade no serviço, também se reflete lá. Meu voo, que inicialmente seria na remota, atrasou. Foram várias informações desencontradas, primeiro que o embarque seria no mesmo local 10 minutos do horário previsto, depois que o avião que faria aquele voo pousaria 25 min depois do horário previsto para o voo (o que verifiquei no FR24 já não era verdade, o avião pousaria 45 min depois), depois simplesmente tirararam o voo daquele portão de embarque, depois apareceu na tela de voos “procure a cia”, e quem procurava recebia a informação de que o voo seria em um portão de embarque X, e quando você chegava naquele portão estava outro voo, e os passageiros dos dois voos começaram a formar fila, enfim, uma grande confusão, em que ninguém conseguia uma informação correta dos funcionários da cia. e que poderia ter sido evitada se desde o momento que o passageiro chegou no aeroporto fosse informado do atraso e de um horário previsto (como acontece com diversas empresas no mundo).

Minha opinião pode estar completamente equivocada, mas de toda forma eu sou um exemplo claro de um passageiro que sempre preferiu a TAM, que era Fidelidade Vermelho, e que hoje prefere as 3 outras empresas do que a TAM, se tiver a opção, e abandonou o Fidelidade.

Um ponto que não sei se perceberam, mas a LATAM está com preços extremamente agressivos para os voos na época de natal/ano novo. Não tem nem comparação com a concorrência, coisa de 30 a 40% mais barato.

Não sei se é o novo posicionamento da empresa, mas me preocupa ver algo tão agressivo em um momento que a empresa vem de prejuízo inesperado.

Um ponto que não sei se perceberam, mas a LATAM está com preços extremamente agressivos para os voos na época de natal/ano novo. Não tem nem comparação com a concorrência, coisa de 30 a 40% mais barato.

Não sei se é o novo posicionamento da empresa, mas me preocupa ver algo tão agressivo em um momento que a empresa vem de prejuízo inesperado.

Então resolveram equilibrar os 30 ou 40% de serviço inferior à concorrência.

Hoje cheguei de um voo internacional e iria pegar uma conexão doméstica - mas comprada separada. Não tinha fila no re-despacho do T3, então fui lá etiquetar a bagagem, pois já tinha cartão de embarque.

A moça que me atendeu quase SURTOU, me dizendo que ela estava me fazendo um favor, que eu tinha que carregar a minha mala até o T2, porque lá não era check-in. Acredito que ela estivesse certa quanto ao posicionamento da empresa, mas o que custava ela falar "Olha Senhor, da próxima vez o correto...".

Dentro do avião vieram 4 Chineses sentados ao meu lado na Saída de Emergência (que em tese não poderiam), e um Senhor com uma Guitarra Elétrica fazendo um furdunço por causa do espaço no bin. Desde quando ele deveria ter sido aceito à bordo com aquilo??

Quando pego um voo regional na AA ou AF, fico espantado de como o serviço pode ser melhor alinhado. Mesmo com BOBs e aperto de poltrona.

O Grupo LATAM Airlines revelou hoje (07/11) o novo conceito para refeições a bordo da cabine Economy de seus voos internacionais de mais de sete horas. A novidade já está disponível nos voos de e para o Chile e será implementado nos demais voos da malha internacional do Grupo até o fim do ano. Nos voos que partem e chegam ao Brasil, o serviço será alterado até o fim de novembro.

A LATAM substituiu a tradicional bandeja utilizada para refeições a bordo por um novo modelo de pratos gourmet individuais. Eles são 50% maiores e apresentam o melhor das cozinhas latino-americana, internacional e vegetariana.

LATAM-nuevo-concepto-2.jpg

Os passageiros receberão um menu com três opções para almoço ou jantar, incluindo uma alternativa de prato quente, outra de um prato vegetariano e uma alternativa de prato frio, mais leve. Todos serão acompanhados do serviço de bebidas e um snack doce. Também haverá duas opções para o café da manhã – todos sem nenhum custo adicional para os passageiros.

MENU-LATAM-FOR.jpg

Exemplo de menu da rota Fortaleza – Miami

“Na LATAM, nosso compromisso é oferecer aos passageiros uma experiência de viagem incomparável e eles nos dizem que a refeição a bordo é um dos principais diferenciais. É por isso que embarcamos numa jornada para desenvolver uma experiência culinária única, com qualidade, conforto e variedade inigualáveis”, diz Claudia Sender, vice-presidente sênior de Clientes do Grupo LATAM Airlines.

Pelo menos no inter, vão mudar o serviço ,não digo melhorar pois o serviço não é ruim na classe Y, mas esse conceito de servir um prato maior parece que atende ao pedido de muitos que achavam as refeições servidas nas cumbucas de porcelana muito pequeninas

A apresentação dos pratos melhorou e parece que a qualidade também.

• Create New...