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Acidente em Pará de Minas (SNPA)


GLK

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Amigos meus no local disseram que não havia pane de motor nem nada. Segundo eles, pareceu uma má avaliação da rampa.

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Amigos meus no local disseram que não havia pane de motor nem nada. Segundo eles, pareceu uma má avaliação da rampa.

 

Na dúvida, chegue um pouquinho mais alto e dê uma glissainha se necessário....

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Já gravei um vídeo de um pouso meu em SNPA em que o avião afundou bastante logo quando faltavam uns 30 a 50 metros pra cruzar a cabeçeira, no caso do vídeo eu tava na rampa pra tocar na zebra (pelo menos em meu julgamento), daí do nada bateu uma descendente, tive que dar motor e ainda assim toquei bem antes da zebra.

 

Pra quem tiver sem paciência de ver o vídeo inteiro, aos 03:00 minutos exatos começa a perna base, aos 03:25 eu começo a ficar abaixo da rampa e aos 03:32 dá pra ver um poste de iluminação um pouco para a esquerda do alinhamento da pista, será que foi esse o poste onde ele bateu?

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Eu operei muito pouco em Pará de Minas, mas aqui no Carlos Prates, cabeceira 09, também há uma conhecida descendente nas proximidades da cabeceira, praticamente ali por cima da Avenida Ivaí/Anel Rodoviário. Deve ser o tipo de relevo, tanto em SNPA quanto no SBPR, é um relevo parecido, o aeroporto está em um platô.

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Piloto de monomotor que caiu em Pará de Minas está com a habilitação suspensa desde 2010, diz Anac
Idoso de 72 anos sofreu acidente nesta segunda (24) com a mesma aeronave daquela época e está internado. Seripa III ainda não chegou ao local do acidente para investigação.

 

http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/piloto-de-monomotor-que-caiu-em-para-de-minas-esta-com-a-habilitacao-suspensa-desde-2010-diz-anac.ghtml

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Piloto de monomotor que caiu em Pará de Minas está com a habilitação suspensa desde 2010, diz Anac
Idoso de 72 anos sofreu acidente nesta segunda (24) com a mesma aeronave daquela época e está internado. Seripa III ainda não chegou ao local do acidente para investigação.

 

http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/piloto-de-monomotor-que-caiu-em-para-de-minas-esta-com-a-habilitacao-suspensa-desde-2010-diz-anac.ghtml

 

Já tinha sofrido acidente em 2010....

 

Pelo vídeo ele parece estar mais baixo que o normal..e ter batido em alguma fiação(não conheço o aeródromo e as proximidades).

 

Há alguma linha de transmissão próxima a cabeceira ?

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Eu operei muito pouco em Pará de Minas, mas aqui no Carlos Prates, cabeceira 09, também há uma conhecida descendente nas proximidades da cabeceira, praticamente ali por cima da Avenida Ivaí/Anel Rodoviário. Deve ser o tipo de relevo, tanto em SNPA quanto no SBPR, é um relevo parecido, o aeroporto está em um platô.

 

De fato essa descendente é bem conhecida , também fiz quase todos os meus voos saindo e chegando do Prates.

 

Aliás depois que instalaram o PAPI na cabeceira 09, se vc manter a rampa da final com duas luzes verdes e duas vermelhas, como seria o certo, essa descendente te joga no barranco abaixo da cabeceira da pista se não reagir dando motor, numa situação de pane isso é até perigoso.

 

Outro detalhe importante que tem que ser levado em consideração é que a pista de Pará de Minas possui uma senhora ladeira acima na pista 12, e isso causa uma ilusão de que se está mais alto em relação a rampa do que o que realmente está, aliado à uma descendente, a um poste/fiação posicionado bem na cabeceira e, por fim, a um reflexo um pouco mais lento para dar potência... Vai ficar tudo na suposição já que o Cenipa não vai investigar.

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De fato essa descendente é bem conhecida , também fiz quase todos os meus voos saindo e chegando do Prates.

 

Aliás depois que instalaram o PAPI na cabeceira 09, se vc manter a rampa da final com duas luzes verdes e duas vermelhas, como seria o certo, essa descendente te joga no barranco abaixo da cabeceira da pista se não reagir dando motor, numa situação de pane isso é até perigoso.

 

Outro detalhe importante que tem que ser levado em consideração é que a pista de Pará de Minas possui uma senhora ladeira acima na pista 12, e isso causa uma ilusão de que se está mais alto em relação a rampa do que o que realmente está, aliado à uma descendente, a um poste/fiação posicionado bem na cabeceira e, por fim, a um reflexo um pouco mais lento para dar potência... Vai ficar tudo na suposição já que o Cenipa não vai investigar.

 

Cenipa não vai investigar.

 

Aeronave experimental e piloto com licenças suspensa desde 2010

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