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[TÍTULO ATUALIZADO] Inauguração do Aeroporto de Berlim - Brandenburg (BER)


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Fotos que eu fiz  hoje. Gostei muito. O aeroporto é “pequeno”, moderno, minimalista e eficiente. Muito diferente dos aeroportos asiaticos, mas cumpre bem seu papel. Muitas lojas ainda estao fechadas,

Exato Hugo, o Tegel é aquele terminal funcional alemão funcional, saída rápida da aeronave para o carro, e sua forma lembra muito a ideia das asas de Narita. Mas como eu ressaltei, era para um pr

O plano de Tegel em 1965: https://www.gmp.de/en/projekte/432/berlin-tegel-airport-txl Para quem não conhece, o escritório do Meinhard von Gerkan - GMP Architekten, tem outros aeroporto

4 hours ago, A345_Leadership said:

Tegel tem terminal interessante, mas é para uma Berlim dos anos 80, mas incompatível com a ambição de ser uma cidade que tem pretensões globais.

Interessante? Terminal antiquado, apertado, antigo, lembra os aeroportos Europeus dos anos 60 e 70. Apesar da conveniência da proximidade do centro de Berlim, será fechado com um atraso de 10 anos, pelo menos. 
 

O novo BER precisa agora de uma cia com Hub lá para não ficar tão dependente de FRA, MUC, além de AMS, CDG e LHR para se chegar a outros continentes.

 

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8 minutes ago, boulosandre said:

Interessante? Terminal antiquado, apertado, antigo, lembra os aeroportos Europeus dos anos 60 e 70. Apesar da conveniência da proximidade do centro de Berlim, será fechado com um atraso de 10 anos, pelo menos. 

Acho bacana esse estilão "retrô" meio Guerra Fria. Lembra o T1 do GIG e (já demolido) terminal B de EZE em mtos pontos. Pra eu que curto velharia, o Tegel vai deixar saudades.

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também aprecio o Tegel. estive lá poucas vezes mas consegui ver as qualidades do projeto do fim dos anos 1960 (aliás, tem uma mistura muito interessante de pós-modernismo com vários cacoetes do modernismo racionalista alemão), isso mesmo num terminal claramente hipersaturado, entuxando o que nem cabia, operando muito mais fluxos do que o prédio foi feito para comportar.

obviamente tinha coisas muito ruins como as esteiras de bagagem no terminal principal (nasceram e morrerão pequenas), ou os puxadinhos que eram como salas de embarque remotas (pax faz check in no term. principal, depois sai do edifício e caminha sob uma coberturinha de vidro e entra no term. D/E pra sala de embarque), mas pra mim é claro que Tegel tinha o charme da época quando cada aeroporto era de um jeito, tinha "personalidade". 

 

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1 hour ago, boulosandre said:

Interessante? Terminal antiquado, apertado, antigo, lembra os aeroportos Europeus dos anos 60 e 70. Apesar da conveniência da proximidade do centro de Berlim, será fechado com um atraso de 10 anos, pelo menos. 

 

4 hours ago, A345_Leadership said:

Tegel tem terminal interessante, mas é para uma Berlim dos anos 80, mas incompatível com a ambição de ser uma cidade que tem pretensões globais.

 

46 minutes ago, bellinihugo said:

também aprecio o Tegel. estive lá poucas vezes mas consegui ver as qualidades do projeto do fim dos anos 1960 (aliás, tem uma mistura muito interessante de pós-modernismo com vários cacoetes do modernismo racionalista alemão), isso mesmo num terminal claramente hipersaturado, entuxando o que nem cabia, operando muito mais fluxos do que o prédio foi feito para comportar.

obviamente tinha coisas muito ruins como as esteiras de bagagem no terminal principal (nasceram e morrerão pequenas), ou os puxadinhos que eram como salas de embarque remotas (pax faz check in no term. principal, depois sai do edifício e caminha sob uma coberturinha de vidro e entra no term. D/E pra sala de embarque), mas pra mim é claro que Tegel tinha o charme da época quando cada aeroporto era de um jeito, tinha "personalidade". 

Exato Hugo, o Tegel é aquele terminal funcional alemão funcional, saída rápida da aeronave para o carro, e sua forma lembra muito a ideia das asas de Narita.

Mas como eu ressaltei, era para um projeto de uma outra época, outras condicionantes, com poucos voos e aeronaves menores. Hoje o Aerogáre não é uma referência de um terminal eficiente, diferente de 1974 que era a expressão máxima de arquitetura de aeroportos. Da mesma forma foi GRU, CNF, GIG, Worldport...

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O plano de Tegel em 1965:

A imagem pode conter: desenho

https://www.gmp.de/en/projekte/432/berlin-tegel-airport-txl

Para quem não conhece, o escritório do Meinhard von Gerkan - GMP Architekten, tem outros aeroportos que participaram, como Hamburgo e Stuttgart, com uma solução diferente de estrutura do saguão.

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

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  • 4 weeks later...

Hello #BER! Lufthansa will partake with the special flight #LH2020 in the opening of the new Berlin Capital Airport BER on Saturday. The @Airbus  A320neo is scheduled for 2pm. Regular flight operations will begin as of Nov 8th.

https://twitter.com/lufthansaNews/status/1321834985897316352

 

Prometeram https://www.businesstraveller.com/business-travel/2020/09/02/easyjet-and-lufthansa-to-open-berlin-airport-with-parallel-landing/

 

Site oficial  https://ber.berlin-airport.de/en.html

Press kit  https://media-ber.berlin-airport.de/dam/restartweb/en/dokumente/press/pressemappe-ber-en.pdf

Tem terraço https://ber.berlin-airport.de/en/flughafenwelt/besucherterrasse.html

 

 

 

 

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1 hour ago, A345_Leadership said:

Considerando um cenário anterior à COVID, BER teria demanda para uns 3x semanais para o Brasil?

Talvez a AB se arriscasse por ter ideia de um hub lá, mas O&D acho difícil, apesar da quantidade de brasileiros em Berlim.

2 vps no máximo.  

2019  origem  BER   destino BR 39.754  / 52 semanas = 761 / 2 = 380    *Todas as empresas/CNXs, não é só LH/JJ

                       MUC                   56.697 / 52               = 1.090 / 3 = 363

https://www.destatis.de/DE/Themen/Branchen-Unternehmen/Transport-Verkehr/Personenverkehr/_inhalt.html#sprg239702    Personen- und Güterverkehr im Luftverkehr

 ANAC pagos  MUC-GRU jan20  254 pax/voo em média    volta 278         13 voos GRU-MUC

                                         fev20   242                                              241         12

                                        mar20  228                                              213           8

 

jan19   GIG-FRA 10.666  jan20  10.214

LH+JJ  GRU-FRA 21.033            20.783

           GRU-MUC                       3.617

                           31.699          34.614    +3.000   ou +9,2%

                          

fev19   GIG-FRA    8.523  fev20   8.145

LH+JJ  GRU-FRA 18.071            17.500

           GRU-MUC                        2.889

                           26.594           28.534    +1.940     +7,3%

                 

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6 hours ago, raverbashing said:

O&D BER realmente é mais fraco que MUC, mas ele serviria para CNX como leste europeu (até via terrestre/ferroviária) e outros

Claro, MUC e outros atendem esse mercado também de certa forma

Pois é, não vejo um Lufthansa fazer isso em detrimento de MUC e FRA, mas um outro player.

Alemanha precisa ter uma segunda empresa longhaul independente da LH.

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Antes de BER, DUS é certamente um mercado com maior demanda Long Haul. Na região do Rhür, vivem 11 milhões de pessoas (sem contar os arredores). 

DUS movimentava uns 25 mi anuais, CGN mais uns 12/13 mi.

DUS antes da pandemia tinha voos para EWR/JFK/MIA/RSW/CUN/ acho que PUJ/HND/PEK/DXB etc.

E confesso que achava pouco, pelo centro financeiro e demanda da região. Evidente que pegar um trem até FRA é um pulinho dali, mesma coisa fazer conexão em MUC, AMS, LHR, CDG etc.

 

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4 minutes ago, naia said:

Antes de BER, DUS é certamente um mercado com maior demanda Long Haul. Na região do Rhür, vivem 11 milhões de pessoas (sem contar os arredores). 

DUS movimentava uns 25 mi anuais, CGN mais uns 12/13 mi.

DUS antes da pandemia tinha voos para EWR/JFK/MIA/RSW/CUN/ acho que PUJ/HND/PEK/DXB etc.

E confesso que achava pouco, pelo centro financeiro e demanda da região. Evidente que pegar um trem até FRA é um pulinho dali, mesma coisa fazer conexão em MUC, AMS, LHR, CDG etc.

 

Pelas estatísticas alemães ano 2019, embarcaram em FRA para o BR  374.327   Quanto disso veio de trem/carro/ônibus de outras cidades?

                                                                                      MUC                  56.697

                                                                                      BER                    39.574

                                                                                      DUS                   21.075

                                                                                      STU                     12.121

Os principais destinos no BR:   GRU 258.164          Total 543.523 lembrando que inclui conexões de todas as empresas que faz(iam)em voos pro BR (DE, TP, AF, KL etc)

                                                  GIG  149.118

                                                  REC    17.374

                                                  FOR    17.222

                                                  POA   15.199  / 52 = 292 só tem demanda pra 1 vps,  se o voo fosse pra CWB talvez 2 vps (juntando POA e FLN)

                                                  CWB   14.331

                                                  CNF    11.755

                                                  SSA     10.564

                                                  BSB      9.410

                                                  FLN      8.574

                                     

                                                  

                           

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ago20 planilha 2.3.3    https://www.destatis.de/DE/Themen/Branchen-Unternehmen/Transport-Verkehr/Personenverkehr/Publikationen/Downloads-Luftverkehr/luftverkehr-2080600201085.xlsx?__blob=publicationFile

 

Total  6.662        FRA 5.495   BER  338  MUC 399  HAM 146  DUS 120....

ANAC  LH FRA-GRU  4.545 pagos

           JJ                       973

          total                5.518             Se os números estiverem corretos, 1.144 vieram via CNX/outras cias.

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6 hours ago, TheJoker said:

Pelas estatísticas alemães ano 2019, embarcaram em FRA para o BR  374.327   Quanto disso veio de trem/carro/ônibus de outras cidades?

                                                                                      MUC                  56.697

                                                                                      BER                    39.574

                                                                                      DUS                   21.075

                                                                                      STU                     12.121

Os principais destinos no BR:   GRU 258.164          Total 543.523 lembrando que inclui conexões de todas as empresas que faz(iam)em voos pro BR (DE, TP, AF, KL etc)

                                                  GIG  149.118

                                                  REC    17.374

                                                  FOR    17.222

                                                  POA   15.199  / 52 = 292 só tem demanda pra 1 vps,  se o voo fosse pra CWB talvez 2 vps (juntando POA e FLN)

                                                  CWB   14.331

                                                  CNF    11.755

                                                  SSA     10.564

                                                  BSB      9.410

                                                  FLN      8.574

                                     

                                                  

                           

Eu quis dizer que DUS tem mais movimento Long Haul no geral que BER, não para o BR. 

Mas os seus dados são ótimos. 

A rota GRU-FRA, com LA/LH, movimentou quanto especificamente?  Ida e volta? 450k? 

542.523 da Alemanha ao Brasil. Quantos foram do Brasil para Alemanha? 

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23 minutes ago, naia said:

Eu quis dizer que DUS tem mais movimento Long Haul no geral que BER, não para o BR. 

Mas os seus dados são ótimos. 

A rota GRU-FRA, com LA/LH, movimentou quanto especificamente?  Ida e volta? 450k? 

542.523 da Alemanha ao Brasil. Quantos foram do Brasil para Alemanha? 

ANAC 2019 ida (BR-DE)  LH   247.115  pagos   volta (DE-BR)   236.738     Total   483.853   64,3%

                                        DE    18.441                                         15.927                   34.368    4,6%

                                        JJ    118.955                                       114.754                 233.709     31,1%

                                 Total      384.511                                       367.419                 751.930   + 1.292 grátis

 

https://www.destatis.de/   ida BR-DE   387.529   volta DE-BR  372.449       Total   759.978

                                                                      O&D detalhado  543.523

 

 

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Baixei planilha atualizada da ANAC de 2019, LH começou o MUC em dez19.

ANAC pagos  MUC-GRU dez19   274  (9 voos)                                267          9

                                         jan20    254 pax/voo em média    volta   278         13 voos GRU-MUC

                                         fev20    242                                              241         12

                                        mar20    228                                              213           8

 

 

Edited by TheJoker
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2 hours ago, TheJoker said:

Baixei planilha atualizada da ANAC de 2019, LH começou o MUC em dez19.

ANAC pagos  MUC-GRU dez19   274  (9 voos)                                267          9

                                         jan20    254 pax/voo em média    volta   278         13 voos GRU-MUC

                                         fev20    242                                              241         12

                                        mar20    228                                              213           8

 

 

Excelente. Obrigado.

imagino que depois de Portugal, Espanha e França, Alemanha seja o 4° maior mercado com voos non stop do Brasil para Europa e vice versa. 

Itália e, depois, Holanda e Inglaterra em segunda, com Suiça e Turquia terminando a lista.

Se considerarmos conexões, eu realmente não chutaria a ordem dos maiores mercados europeus para nós.

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11 hours ago, naia said:

Excelente. Obrigado.

imagino que depois de Portugal, Espanha e França, Alemanha seja o 4° maior mercado com voos non stop do Brasil para Europa e vice versa. 

Itália e, depois, Holanda e Inglaterra em segunda, com Suiça e Turquia terminando a lista.

Se considerarmos conexões, eu realmente não chutaria a ordem dos maiores mercados europeus para nós.

ANAC 2019 pagos sentido BR-EU (que tem +pax):

Portugal   1.136.685

Espanha      587.628

França         511.700

Alemanha   384.080

Itália           369.350

UK              337.469

Holanda     264.826

Suíça          140.639

Turquia        72.702

Israel           30.353

 

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