Jump to content

[TÍTULO ATUALIZADO] Inauguração do Aeroporto de Berlim - Brandenburg (BER)


Recommended Posts

  • Replies 79
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Fotos que eu fiz  hoje. Gostei muito. O aeroporto é “pequeno”, moderno, minimalista e eficiente. Muito diferente dos aeroportos asiaticos, mas cumpre bem seu papel. Muitas lojas ainda estao fechadas,

O plano de Tegel em 1965: https://www.gmp.de/en/projekte/432/berlin-tegel-airport-txl Para quem não conhece, o escritório do Meinhard von Gerkan - GMP Architekten, tem outros aeroporto

Exato Hugo, o Tegel é aquele terminal funcional alemão funcional, saída rápida da aeronave para o carro, e sua forma lembra muito a ideia das asas de Narita. Mas como eu ressaltei, era para um pr

On 31/10/2020 at 12:07, TheJoker said:

ANAC 2019 pagos sentido BR-EU (que tem +pax):

Portugal   1.136.685

Espanha      587.628

França         511.700

Alemanha   384.080

Itália           369.350

UK              337.469

Holanda     264.826

Suíça          140.639

Turquia        72.702

Israel           30.353

 

Obrigado! 

Conta apenas como BR-Europa sem escalas, certo? Não como destino final. Entendi certo?

Fico pensando se como destino final, alterariam bastante as posições após Portugal.

Edited by naia
Link to post
Share on other sites

Esse voo da TAP, é bem conveniente. Sempre quando vou ao BR eu pego Berlin-Lisboa..O único problema é que a conexão é de 1:30 e o aero de LIS é um caos, então é sempre uma correria louca

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
6 hours ago, naia said:

Obrigado! 

Conta apenas como BR-Europa sem escalas, certo? Não como destino final. Entendi certo?

Fico pensando se como destino final, alterariam bastante as posições após Portugal.

Pelo menos 50% dos pax são conexões, em qualquer cia.

Link to post
Share on other sites
  • A345_Leadership changed the title to [TÍTULO ATUALIZADO] Inauguração do Aeroporto de Berlim - Brandenburg (BER)

Pelo oq eu vi, tem um projeto de transformá-lo em um centro de comercial com areas de lazer e galerias

Link to post
Share on other sites

Meus prezados

Em marcante despedida, Aeroporto é fechado para nunca mais voltar a operar

Por  Murilo Basseto

spacer.png

A data de ontem, 8 de novembro, está marcado para sempre na história do Aeroporto Otto Lilienthal, também conhecido como Berlim Tegel ou por seus códigos TXL e EDDT. Ou melhor, ele marca, na verdade, o fim definitivo da história de Tegel.

Após 72 anos desde sua abertura, em 1948, o aeroporto da capital alemã fecha eternamente suas pistas, pátios e terminais ao dar lugar para o novo Aeroporto Berlim Brandenburg, inaugurado no dia 31 de outubro.

O último dia de operações de Tegel foi repleto de cerimônias de despedida, tanto civis quanto militares, além de um marcante apagar de suas luzes ao cair da noite, selando para sempre o fim, conforme você verá nos vídeos desta matéria.

Ainda sob a luz do dia, três helicópteros da polícia federal alemã fizeram uma despedida simbólica ao pousar e logo decolar de forma coordenada no pátio do aeroporto, à frente das câmeras de dezenas de funcionários:

https://youtu.be/IL_8qRSDhbc

Algum tempo depois, o último voo comercial de Tegel protagonizou uma nova ação de despedida ainda mais marcante. Ao partir, o voo de número AF-1235 da Air France, rumo a Paris com o Airbus A320 de matrícula F-GKXP, foi escoltado por vários veículos “Follow me” do aeroporto e batizado por jatos de água de diversos caminhões do Corpo de Bombeiros.

Mas não foi apenas uma despedida para a aeronave. O A320 parou entre os caminhões e, um após o outro, eles foram desligando os jatos de água até o último, simbolizando também a despedida de suas importantes atuações em Tegel:

 

https://youtu.be/Glh8CH3txJY

Por fim, se já não fosse o bastante toda a emoção da cerimônia de batismo e decolagem do último voo, o encerramento eterno da história de Berlim Tegel ainda contou com outro ato simbólico extremamente marcante.

Após uma mensagem de agradecimento e despedida pronunciada nos auto-falantes do aeroporto, as luzes da Torre e do Terminal de Passageiros, bem como dos letreiros de identificação de Tegel e a mensagem de #ObrigadoTXL escrita na Torre, foram sendo apagadas uma a uma, até a completa escuridão:

Bye, bye, Tegel Airport, your airport family and Berlin say #DankeTXL for the last decades! "A small light for the world – a big light for Berlin." With the last radio message, the lights at the tower and terminals now go out. See you at #BER!

 

Fonte: AEROIN 9 nov 2020

 

  • Thanks 2
Link to post
Share on other sites
1 hour ago, alferreira said:

Será que um dia veremos o mesmo com Congonhas?

Se fossemos sérios @alferreira, seria possível. Visão de longo prazo e ampla.

- Criaria um consórcio para fazer o trem entre o Centro de São Paulo, Cumbica e Viracopos, com quatro vias, dois para o expresso aeroporto e dois para atender a CPTM/Metrô, que poderia participar como sócias . Quem arrematasse a construção das linhas, teria o direito de fazer uso do solo em Congonhas. Seria criado um fundo para tal;

- Aos poucos ia retirando capacidade de CGH, com a transferência de bizjets para outros lugares. por meio de permuta com SBMT, por exemplo. Na aviação comercial só manteria os VDC;

- VCP está ocioso e não teria problema de adicionar passageiros, GRU já é mais restrito.

Mas... isto levaria uns 10 anos em prazos otimistas, 40 na realidade brasileira. E o principal, você teria que ter uma amarração institucional entre as três esferas do governo em que o sistema constitucional atual não favorece.

No fim será mais fácil a Gol fazer CGH-MIA com os 737 Super MAX que desativar o aeroporto.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Fotos que eu fiz  hoje. Gostei muito. O aeroporto é “pequeno”, moderno, minimalista e eficiente. Muito diferente dos aeroportos asiaticos, mas cumpre bem seu papel. Muitas lojas ainda estao fechadas, e o staff ainda estão um pouco perdidos, mas acredito que seja uma questao de adaptação. Nitidamente a crise do Corona afetou bastante o aero, estava bem vazio e não ha muitos voos na lista do dia. De todas as formas, esta aprovado.

7CA8156C-1B32-4DB3-A791-B3361060CFBC 6CB7028D-E550-43FC-9D62-0BC06F7E54A0 E3503A5A-DA91-4185-93C1-04A066E66B62

 

7DAEAC09-3C3A-4155-B3CF-A0D22A56A07F

 

 

21A5D357-0A96-4B58-8BBE-7C4793291B8B

 

 

D615F4F4-9859-43A3-98D6-BB967D1BEDCA

 

 

2097DF14-D083-45BF-8AE1-DA8EAA502A86

 

 

9F122794-37BB-460D-AA12-8D5222D723C2

 

 

0A443389-0F1A-462B-9383-25C99F8DB740

 

 

2D1A89B3-8C94-4A95-8FE7-9648A95A01AE

 

 

D0D17265-6966-4490-9B7E-C9A5435273F7

 

 

5735B05D-6F78-4C0D-A583-6003E0C69BD4

 

 

567A86D5-04DF-4728-B97B-6377BCA23693

 

 

A0D213DB-6775-4D64-B4FB-E8036957AE56

 

 

AA9B6429-BA3C-4052-8590-860CAC29E13D

 

 

451C9AC4-AA41-414A-8862-2CB6FD18828E

 

 

724F3915-ADAD-48B1-BF9E-4D676A8C88AA

 

 

E0669F17-3851-4C90-BAD3-443C58AB0DEA

 

 

110615B4-D729-477C-9973-C658C8BDFF42

 

Edited by c2500
  • Like 9
  • Thanks 6
Link to post
Share on other sites

BER 25 posições com pontes (só duas duplas)  360k m2 capacidade 25 milhões/ano. foco O&D   

VCP 24                                     quatro                170                            25                               CNX

 

spacer.png

spacer.png

spacer.png

https://aasarchitecture.com/2020/11/airport-with-code-ber-by-gmp.html/

spacer.png

 

spacer.png

https://www.pontodeapoio.eng.br/pg-eng-viracopos

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.




×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade