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jambock

TWO Flex pede voos regulares de POA para cinco destinos no Estado RS

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Soube que a TWO suspendeu processo seletivo, tá aí a explicação...

 

Ou seja, muito fogo de palha para nada. :lala:

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Ou seja, mais uma que vai groundear a frota sem ter saído do chão.

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Ou seja, muito fogo de palha para nada. :lala:

 

 

Ou seja, mais uma que vai groundear a frota sem ter saído do chão.

 

Só urubu hein? Com 18 aviões na frota, atuação nacional com hangares em Jundiai e Belem e bases em POA, GIG, PLU, MAO, BSB, REC, só por recuar em pedidos de voos de paxs em uma base (onde voa diariamente com carga) já estão decretando o fim da empresa? Risível!

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Meus prezados
Voos da TWO Flex ao interior do RS mais próximos de início: entenda
No Diário Oficial do Estado de 5 de setembro de 2018, mais especificamente da página 194 à 196, consta um acordo celebrado entre a Secretaria dos Transportes e a Gol, no qual a companhia aérea adere ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), criado em 2015. O que, mais especificamente, significa isso e o que esse acordo tem a ver com os voos da TWO Flex? Tudo! É o que explicaremos nesse post.
Como já é de conhecimento de quem acompanha o blog, desde fevereiro a TWO Flex vem tentando emplacar voos de Porto Alegre ao interior do estado em parceria com a Gol, reservando diversas vezes slots para tais operações, mas nunca colocando passagens à venda. O último pedido publicamos aqui essa semana, com data de início prevista para 20 de setembro.
Agora com tal acordo firmado entre o governo estadual e a TWO, a tendência é que o início dos voos esteja mais próximo. Isso porque a maior interessada na operação é a Gol.
O acordo tem amparo no Decreto Estadual 52.607, de 16 de outubro de 2015, que estabeleceu o PDAR. Tal programa concede redução no ICMS em todo o combustível abastecido pelas empresas participantes no estado. Em contrapartida, as companhias devem operar um número mínimo de rotas regionais no RS, além de outras medidas determinadas pelo contrato.
No caso da Gol, será firmado contrato de interline com a TWO, o que permitirá a venda de voos da TWO e da própria Gol no mesmo bilhete por qualquer uma das duas. A seguir, a TWO iniciará os voos previstos no contrato firmado, sendo eles:
POA-Bagé-POA – seis semanais
POA-Passo Fundo-POA – cinco semanais
POA-Rio Grande-POA – cinco semanais
POA-Rivera (Livramento)-POA – quatro semanais
POA-Santa Rosa-POA – quatro semanais
POA-São Borja-POA – quatro semanais
Contratualmente, essas rotas devem ser operadas num mínimo de quatro frequências semanais para que valha a redução de ICMS. A lei garante, para seis rotas regionais, uma alíquota incidente de 7% no imposto. Sem os voos, a empresa pagaria 18%. Portanto, a redução é de 61,1%. Todas as operações serão realizadas pelos Cessna Grand Caravan da TWO Flex, com capacidade para 9 passageiros.
Sabe-se que o Cessna Caravan é uma aeronave com custo por assento elevadíssimo, portanto é de se esperar que as passagens sejam igualmente caras. Entretanto, o desconto no ICMS deve cobrir totalmente os custos. Mesmo que todos os voos da TWO no estado saiam completamente vazios – e esperamos que não saiam -, será um negócio vantajoso para a Gol. Até porque tais operações representarão uma mínima parcela das operações no RS.
A oferta semanal da TWO Flex no estado será de 504 assentos. As decolagens de POA e CXJ, somadas, representam 38892 assentos por semana (dados obtidos no SIROS para o período compreendido entre 16 e 23/09). Assim, a oferta da TWO representará apenas 1,28% de todos os assentos ofertados semanalmente pela Gol, um número irrisório, considerando que o ICMS para o combustível de todos esses voos será reduzido além da metade.
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Além da Gol, outros entes se beneficiarão com essas operações; a TWO (que, imaginamos, terá os voos bancados pela Gol), as populações locais, além, é claro dos governos estadual e municipais, que como sempre, utilizarão o início de voos para suas respectivas cidades como arma política e eleitoral.
Esse recurso de fornecimento de descontos é utilizado por diversas Unidades da Federação, a quem compete cobrar o ICMS, de diversas maneiras; algumas, por exemplo, concedem desconto para as empresas domésticas que oferecem voos internacionais no estado. Até então, no RS, a única participante do programa era a Azul. Não à toa, o decreto foi assinado dias antes do voo inaugural da companhia entre Porto Alegre e Uruguaiana.
Fonte: João Machado site Gauchos Spotters 8 set 2018
Realmente, com nove pax o custo operacional parece ser elevado. Não sei porque a ANAC não libera o Caravan para doze pax e somente um piloto (como acontece nos EUA), tornando sua operação mais econômica.

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Um piloto apenas é questionavel, ja os 12 paxs é uma teimosia sem fim da ANAC em nao voltar ao que era!

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Um piloto apenas é questionavel, ja os 12 paxs é uma teimosia sem fim da ANAC em nao voltar ao que era!

E não vejo as principais associações (SNEA, SNA e ABEAR) brigando por isso. Sendo conspiratório, acredito até que elas gostem disso.

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Essas passagens vão custar uma pequena fortuna, o preço de operação do Caravan é muito caro, e é muita utopia achar que essa redução do ICMS vai ser aplicada a passagem né, essa redução nem vai chegar ao pax. :thumbsdown_still: :lala:

 

Essa "redução" vai ser aplicada para quem? Gol? Two? Quem afinal é que vai levar a redução do icms, visto que quem realmente operará o voo sera a Two, mas o voo é parceria com a Gol... é muita salada de fruta ai... :uhm: :uhm: :uhm:

 

Acho que se a GOL realmente estivesse interessada em operar essa parceria ela já teria mexido os pauzinhos ha muito tempo, essa novela vai se arrastar ainda e creio que teremos alguns voos, aquele oba oba de inauguração do voo e daqui uns meses a operação se torna inviável e cancelam ela. (Vide operação em PLU que a GOL fez todo aquele oba oba e a operação acabou.)

 

A Two se aventurando nesse mercado de ter obrigação de manter o voo de pax para garantir a redução de icms... e se não tiver pax suficiente devido ao preço elevado da passagem?? É esperar pra ver quando sai esse voo e SE sair.

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O que deixa a entender nas materias é que a GOL vai pagar a hora voada da TWO e esta so executa o voo, cabendo a GOL "captar" os passageiros.

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É o mesmoo formato das regionais americanas, tipo American Eagle, Delta Connection, United Express e etc

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Em suma, a TWO vai servir de "laranja" da Gol para que essa obtenha redução do ICMS no RS.

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Só por ilustrar, uma passagem Asunción-Pedro Juan Cabellero pela Sol Paraguay em Caravan custa redondos US$ 100,00. São 55 minutos de voo.

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Só por ilustrar, uma passagem Asunción-Pedro Juan Cabellero pela Sol Paraguay em Caravan custa redondos US$ 100,00. São 55 minutos de voo.

 

E com 12 assentos!

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Em suma, a TWO vai servir de "laranja" da Gol para que essa obtenha redução do ICMS no RS.

 

 

Isso, só que essa redução vai ser somente nesses voos e terão de cumprir as frequências e isso eu quero ver....

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Isso, só que essa redução vai ser somente nesses voos e terão de cumprir as frequências e isso eu quero ver....

 

A depender do acordo, vale muito a pena pagar os caravans voando "a toa" em relação a economia que proporcionará nos abastecimentos de 737 em POA e CXJ.

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A depender do acordo, vale muito a pena pagar os caravans voando "a toa" em relação a economia que proporcionará nos abastecimentos de 737 em POA e CXJ.

 

 

Ahh pois, mas essa redução não vai ser só nos voos do Carvan??? Visto que ao meu entender se aplica essa redução justamente pelo fato de ter um voo de Poa para o interior e não ser uma continuação de algum voo, pois se fosse assim, entao digamos que qualquer 737 que tenha um pax e alimente esse voo da Two vai ter a redução.

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Ahh pois, mas essa redução não vai ser só nos voos do Carvan??? Visto que ao meu entender se aplica essa redução justamente pelo fato de ter um voo de Poa para o interior e não ser uma continuação de algum voo, pois se fosse assim, entao digamos que qualquer 737 que tenha um pax e alimente esse voo da Two vai ter a redução.

Prezado Leonardo PoA

Comungo do seu entendimento.

Edited by jambock
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Não, a redução do ICMS será em todos os abastecimentos da Gol no RS.

Assim como em todos os demais Estados que tem incentivo de ICMS.

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Meus prezados

Benefício fiscal para a aviação

Com o argumento do estímulo aos voos regionais, está sendo gestado na Assembléia Legislativa do RS mais um exemplar da conhecida cortesia com o chapéu alheio: uma redução de 17% para 12% na alíquota do querosene de aviação para empresas que operarem rotas para o Interior.

A emenda tem destinatário certo: a GOL, que ofereceria voos para cinco cidades (Bagé entre elas) em avião com capacidade para nove passageiros*. De quebra, poderia abastecer seus jatos com o mesmo desconto no tributo.

Fonte: coluna Política + , jornal Zero Hora/RS 5 dez 2018

* Aí é que entra a TWO

 

A depender do acordo, vale muito a pena pagar os caravans voando "a toa" em relação a economia que proporcionará nos abastecimentos de 737 em POA e CXJ.

Concordo com o colega em gênero, número, caso e grau!

Edited by jambock

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A depender do acordo, vale muito a pena pagar os caravans voando "a toa" em relação a economia que proporcionará nos abastecimentos de 737 em POA e CXJ.

Vdd, tá parecendo malandragem da Gol levar vantagem usando a empresa parceira.

 

 

 

 

Ahh pois, mas essa redução não vai ser só nos voos do Carvan??? Visto que ao meu entender se aplica essa redução justamente pelo fato de ter um voo de Poa para o interior e não ser uma continuação de algum voo, pois se fosse assim, entao digamos que qualquer 737 que tenha um pax e alimente esse voo da Two vai ter a redução.

Emendando os 2 comentários, essa conta vai sair cara. Sairá mais em conta além de zerar o QAV do Caravan e dar um incentivo, pagar por parte dos assentos vendidos do Caravan que encher toneladas de QAV do B73

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Será que vai mesmo sair essa parceria, ou melhor, será que vai durar?
Houve reservas de slots em POA, mas nunca iniciaram as vendas de passagens e os voos.

E na minha opinião, a lei foi falha em permitir parcerias, as empresas deveriam colocar seus próprios aviões.

 

Por exemplo:
Colocar um voo PFB-POA custando R$1.000,00 em um Caravan, certamente o voo será vazio e não vai beneficiar a população, mas sim uma das maiores companhias aéreas do Brasil.

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Espera um PFB-POA de 73G? Claro que beneficia, se o voo for mesmo ser operado, de certo essa malha de C208 irá estar alinhada com a malha da mainline, permitindo que passageiros com origem/destino em localidades menores saiam/cheguem por via área.

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Não fiz menção ao 737 da Gol. Todavia, se ele pousa em SDU, acredito que poderia pousar em PFB também.

 

Quando falei que não beneficiaria a população, me refiro aos custos. PFB está a menos de 300km de POA, não haverá interesse em uma passagem custando R$1.000,00 o trecho (levando-se em consideração o custo por assento desta aeronave).

Fazer projeto de lei para beneficiar apenas as empresas aéreas é fácil...

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