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jambock

TWO Flex pede voos regulares de POA para cinco destinos no Estado RS

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Pra Gol tanto faz, conquanto estejam embolsando o desconto no ICMS no resto dos voos...

Não sou nada favorável a subsídios de qualquer natureza, mas se é para dar o incentivo, que seja em um voo que realmente impulsione o transporte aéreo dentro do estado.

A Gol não está fazendo nada de ilegal, mas no meu entender essa política tem que ser urgentemente revisada

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7 minutes ago, PR-AIU said:

Pra Gol tanto faz, conquanto estejam embolsando o desconto no ICMS no resto dos voos...

Não sou nada favorável a subsídios de qualquer natureza, mas se é para dar o incentivo, que seja em um voo que realmente impulsione o transporte aéreo dentro do estado.

A Gol não está fazendo nada de ilegal, mas no meu entender essa política tem que ser urgentemente revisada

AIU, 

O que seria, no seu entendimento, voos que "realmente impulsionem o transporte aéreo dentro do estado" e, além disso, a política deveria ser revista para a alteração de quais pontos? 

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Bom questionamento!

No meu entender, os efeitos dos voos da Two são muito pequenos para justificar descontos tão grandes de imposto, principalmente num estado que não paga o funcionalismo em dia desde 2015. Até por isso, como já mencionei, sou contra qualquer tipo de subvenção. Política pública deve SEMPRE ser baseada em evidências, e se formos colocar na ponta do lápis, creio que até o benefício para a Azul seja ineficiente.

Mas enfim, já que ela está aí, poderia ser melhor aproveitada de modo a realmente atingir o seu objetivo; nesse caso, aumentar a conectividade aérea do estado. Com as ocupações da Two, afere-se o baixíssimo aproveitamento dos voos em troca de um grande sacrifício de arrecadação... em suma, é um prejuízo grande demais para um benefício muito pequeno - milhões de reais deixam de entrar no caixa do estado todo mês em troca de pouquíssimos passageiros voando para o interior. Vale mesmo a pena?

Ao mesmo tempo, é difícil delimitar a linha que separa o benefício real da inexistência de benefício, ao menos em termos relativos.

Não sei de que modo essa política deveria ser alterada -- e aqui abre-se um ponto muito interessante de discussão --, mas algo deveria ser feito de modo a ampliar realmente o fluxo de passageiros para o interior. Por exemplo, um limite mínimo de assentos por voo; hoje, já existe um limite mínimo de frequências semanais, mas com o exemplo da Two, creio ser insuficiente para justificar os vultosos descontos de imposto.

Espero ter sido mais claro no meu ponto de vista e fico no aguardo das opiniões dos amigos do fórum!

Edited by PR-AIU
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18 minutes ago, PR-AIU said:

Bom questionamento!

No meu entender, os efeitos dos voos da Two são muito pequenos para justificar descontos tão grandes de imposto, principalmente num estado que não paga o funcionalismo em dia desde 2015. Até por isso, como já mencionei, sou contra qualquer tipo de subvenção. Política pública deve SEMPRE ser baseada em evidências, e se formos colocar na ponta do lápis, creio que até o benefício para a Azul seja ineficiente.

Mas enfim, já que ela está aí, poderia ser melhor aproveitada de modo a realmente atingir o seu objetivo; nesse caso, aumentar a conectividade aérea do estado. Com as ocupações da Two, afere-se o baixíssimo aproveitamento dos voos em troca de um grande sacrifício de arrecadação... em suma, é um prejuízo grande demais para um benefício muito pequeno - milhões de reais deixam de entrar no caixa do estado todo mês em troca de pouquíssimos passageiros voando para o interior. Vale mesmo a pena?

Ao mesmo tempo, é difícil delimitar a linha que separa o benefício real da inexistência de benefício, ao menos em termos relativos.

Não sei de que modo essa política deveria ser alterada -- e aqui abre-se um ponto muito interessante de discussão --, mas algo deveria ser feito de modo a ampliar realmente o fluxo de passageiros para o interior. Por exemplo, um limite mínimo de assentos por voo; hoje, já existe um limite mínimo de frequências semanais, mas com o exemplo da Two, creio ser insuficiente para justificar os vultosos descontos de imposto.

Espero ter sido mais claro no meu ponto de vista e fico no aguardo das opiniões dos amigos do fórum!

A verdade na sua pontuação é, uma empresa enorme e forte como a Gol deixa de pagar milhões em ICMS para 3 passageiros por voo voarem com conforto enquanto esse dinheiro poderia ser usado para pagar os atrasados dos professores.

Agora uma Latam, por não ser esperta ou ousada como a concorrência ( Azul não conta pois já tinha vários voos regionais no estado) é penalizada , o que tb não é correto, transporta tanto quanto as demais no Estado 

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19 hours ago, Luckert said:

A verdade na sua pontuação é, uma empresa enorme e forte como a Gol deixa de pagar milhões em ICMS para 3 passageiros por voo voarem com conforto enquanto esse dinheiro poderia ser usado para pagar os atrasados dos professores.

Agora uma Latam, por não ser esperta ou ousada como a concorrência ( Azul não conta pois já tinha vários voos regionais no estado) é penalizada , o que tb não é correto, transporta tanto quanto as demais no Estado 

Latam que se vire e busque uma parceria rs... o mundo é de quem se atreve.

Quanto a salário atrasado, o ICMS no Brasil é um grande ENTRAVE AO DESENVOLVIMENTO... esse desespero em arrecadar com aliquotas altas, acaba gerando essas facilidades de buscarem "descontos" enquanto se a aliquota de ICMS fosse menor, faria a roda girar muito mais veloz e por consequência a arrecadação ser superior. É igual a maldita bagagem de 60 reais... todo mundo leva a bordo agora, onde vejo o problema? Os embarques e desembarques estão mais demorados e principalmente na LATÃO, gera atraso em cima de atraso! E se a bagagem fosse 25? Talvez não tivesse esse problema. É ridiculo voce pegar uma nota de gasolina do seu carro mesmo e ver 25% de ICMS... o governo e sua sanha por impostos se torna um sócio permanente na sua vida, se ter sido convidado e pior, sem oferecer nenhum "benefício" por isso, Janeiro tá chegando... 4% de IPVA, a rua do seu bairro está boa?

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10 hours ago, PT-KTR said:

Latam que se vire e busque uma parceria rs... o mundo é de quem se atreve.

Quanto a salário atrasado, o ICMS no Brasil é um grande ENTRAVE AO DESENVOLVIMENTO... esse desespero em arrecadar com aliquotas altas, acaba gerando essas facilidades de buscarem "descontos" enquanto se a aliquota de ICMS fosse menor, faria a roda girar muito mais veloz e por consequência a arrecadação ser superior. É igual a maldita bagagem de 60 reais... todo mundo leva a bordo agora, onde vejo o problema? Os embarques e desembarques estão mais demorados e principalmente na LATÃO, gera atraso em cima de atraso! E se a bagagem fosse 25? Talvez não tivesse esse problema. É ridiculo voce pegar uma nota de gasolina do seu carro mesmo e ver 25% de ICMS... o governo e sua sanha por impostos se torna um sócio permanente na sua vida, se ter sido convidado e pior, sem oferecer nenhum "benefício" por isso, Janeiro tá chegando... 4% de IPVA, a rua do seu bairro está boa?

Sim , se a lei é falha, que a Latam busque um meio de burlar a lei a exemplo da Gol, mas o modelo é muito errado, tu da milhões de desconto no ICMS para uma cia aérea e não paga a folha de pagamentos em dia

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On 03/12/2019 at 05:44, Luckert said:

Sim , se a lei é falha, que a Latam busque um meio de burlar a lei a exemplo da Gol, mas o modelo é muito errado, tu da milhões de desconto no ICMS para uma cia aérea e não paga a folha de pagamentos em dia

Suponhamos que nao tivesse o desconto de ICMS, estaria a folha em dia? duvido! Falta dinheiro ao estado pois está em regalias aos malditos governantes.

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O sindicato dos professores também usa esse argumento, mas ele não para em pé. Mesmo se Legislativo e Judiciário não existissem, o déficit ainda seria gigante... o RS chegou em um ponto insustentável.

Seja como for, não é hora de dar desconto milionário em ICMS enquanto há esse buraco nas contas públicas. Ainda mais sendo o benefício tão pequeno; não faz o menor sentido do ponto de vista fiscal. Faz, isso sim, do ponto de vista político, já que eles adoram capitalizar em cima desses voos novos em suas bases eleitorais

Edited by PR-AIU

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Por isso que devia haver algo mais abrangente, tipo, não só a GOL, mas o Gauchão que Passo Fundo que tem a vanzinha de transporte, paguem um preço de combustível JUSTO, que o Manoel da Padaria tenha um ICMS justo, afinal 25% de alíquota (que é a mais comum no país) é um abuso! E se o ICMS fosse tipo o ISS, 5%, todo mundo pagaria isso, preços cairiam, consumo aumentaria e a roda gira e o melhor de tudo: prefeitinho, secretariozinho, governadorzinho nao poderia ir postar fotinho com aviaozinho dizendo que ELE TROUXE O PROGRESSO...

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30% de ICMS na luz... lembro que na faculdade de direito me disseram que um dos critérios para estabelecer a alíquota seria a essencialidade do produto... parece que luz eh luxo.

Mas enfim, ICMS eh um abuso no nosso país...

Meio off topic mas queria reclamar kkkmm

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Meus prezados

Esta história de incentivo...

O BNDES concedia vultosos empréstimos, a juros subsidiados, exigindo criação de empregos que, na realidade, limitavam-se a pífios números.

Um colega falou sobre ICMS no combustível. Já viram o imposto sobre medicamentos?   

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