TheJoker Posted June 4, 2018 Share Posted June 4, 2018 São Paulo, 4 de junho de 2018 - GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“GOL” ou “Companhia”), (B3: GOLL4 e NYSE: GOL). Entre 21 de maio de 31 de maio, o Brasil sofreu uma extensa greve nacional de caminhoneiros. Com caminhões parados e bloqueando as rodovias, fornecimentos de combustível, alimentos e suprimentos médicos deixaram de ser entregues em pontos de distribuição. A paralisação começou a aliviar em 27 de maio, após representantes dos caminhoneiros e do governo chegaram a um acordo. Em resposta a perguntas de investidores referentes aos impactos operacionais e financeiros da greve na GOL, a Companhia reporta as seguintes informações preliminares: Como resultado dos esforços da equipe da GOL e sua estratégia de malha, a Companhia operou 99,4% de seus voos programados de 21 de maio até 31 de maio, cancelando somente 12 de 7.275 voos programados no período devido à greve. Esses voos foram: 25 de maio: G3 1718 (Brasília - Teresina) G3 1723 (Teresina - Brasília) 26 de maio: G3 1810 (Recife - Fortaleza) G3 1823 (Fortaleza - Natal) G3 1844 (Recife - Fernando de Noronha) G3 1845 (Fernando de Noronha - Recife) G3 1838 (Natal - Fortaleza) G3 1809 (Fortaleza - Natal) G3 1549 (Maceió - Guarulhos) 27 de maio: G3 1798 (Rio Branco - Cruzeiro do Sul) G3 1799 (Cruzeiro do Sul - Rio Branco) 29 de maio: G3 1713 (Cuiabá - Brasília) Com o anúncio da greve, a GOL ativou seu plano de contingência operacional, gerenciando combustível e rotas, reposicionando tripulações substitutas, abastecimento (tankering) de combustível e efetuando 69 pousos técnicos de reabastecimento entre 23 de maio e 31 de maio para evitar cancelamentos de voos. “Nossa prioridade foi garantir que os clientes com passagens emitidas chegassem a seus destinos com segurança e com o menor transtorno possível”, disse o vice-presidente de operações da GOL, Sergio Quito. “A malha e a frota padronizada da GOL são diferenciais chave que provaram ser essenciais para garantir um baixo número de decolagens canceladas.” Os passageiros afetados foram contatados pela Companhia e os voos foram remarcados sem cobrança de taxas de alteração. Para atender às necessidades de carga aérea, em 30 de maio a GOL reiniciou o transporte de carga. Entre 30 de maio e 1º de junho a Companhia embarcou aproximadamente 700.000 quilos, incluindo aproximadamente 50.000 quilos de produtos farmacêuticos. O compromisso da GOL em cumprir com seus voos programados e assegurar que seus passageiros chegassem aos seus destinos, com mínimo de transtorno possível, resultou em um impacto direto estimado da greve estimado de aproximadamente R$8 milhões de despesas operacionais incrementais e um impacto de R$29 milhões nas receitas operacionais. http://ri.voegol.com.br/download_arquivos.asp?id_arquivo=15AA870D-B1D9-41CC-BF30-6B2430D4E2C9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
harry Posted June 4, 2018 Share Posted June 4, 2018 Carnaval a toa ou o negócio foi realmente eficiente na laranja? Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheJoker Posted June 4, 2018 Author Share Posted June 4, 2018 Carnaval a toa ou o negócio foi realmente eficiente na laranja? Pode ser consiga recuperar parte da receita perdida em maio, senão são R$37 milhões de impacto no próximo resultado trimestral. Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheJoker Posted June 4, 2018 Author Share Posted June 4, 2018 Eficiente no operacional por não ter muito cancelamentos, já no financeiro a conferir no próximo balanço, LF de maio e junho. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Schonarth Posted June 4, 2018 Share Posted June 4, 2018 Eficiente no operacional por não ter muito cancelamentos, já no financeiro a conferir no próximo balanço, LF de maio e junho. Penso eu que esses cancelamentos sairiam muito mais caro do que a operação realizada pra manter a malha funcionando quase normalmente. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dortin Posted June 4, 2018 Share Posted June 4, 2018 Penso eu que esses cancelamentos sairiam muito mais caro do que a operação realizada pra manter a malha funcionando quase normalmente. É controverso... Houve uma diminuição de compras no período e um aumento de não comparecimento e cancelamentos, o que pode afetar o LF. Só com a divulgação dos dados iremos saber. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Schonarth Posted June 4, 2018 Share Posted June 4, 2018 É controverso... Houve uma diminuição de compras no período e um aumento de não comparecimento e cancelamentos, o que pode afetar o LF. Só com a divulgação dos dados iremos saber. O ponto que acho que geraria um custo absurdo caso cancelassem vários voos seria os direitos que a ANAC deu pros PAX, alimentação, acomodação e até mesmo bilhete em outras CIAs. Atraso superior a 2 horas: Alimentação (voucher para almoço, jantar ou lanche); Comunicação (telefonema). Cancelamento ou atraso superior a 4 horas (ou se já houver estimativa desse atraso): Nesse caso, o cliente tem o direito de decidir a melhor opção de acomodação. O passageiro não é obrigado a aceitar a proposta da empresa aérea. No caso de cancelamentos, é muito comum as empresas ocultarem o direito do passageiro de escolher voos de outras empresas. Isso porque elas pagam caro para reacomodar os passageiros nas concorrentes. Mas é um direito seu! Exija se precisar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
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