Jump to content

Acidente PR-ZTE - Christen Eagle em Bom Despacho-MG


T-6D

Recommended Posts

Prezados Forenses,

Conforme informações divulgadas no site EM houve uma queda na cidade de Bom Despacho da aeronave PR-ZTE Christen Eagle . Infelizmente com perdas humanas .

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/07/14/interna_gerais,973489/queda-de-aviao-deixa-dois-mortos-em-bom-despacho.shtml

 

Link to comment
Share on other sites

Meus prezados
Duas pessoas morrem em queda de avião no interior de MG
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o evento não tinha alvará e não poderia ser realizado

Duas pessoas morreram em uma queda de aeronave de pequeno porte em Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas, na tarde deste sábado (14). Segundo o Corpo de Bombeiros, testemunhas contaram que o avião realizava manobras, como looping (círculos), quando perdeu potência e caiu. O acidente ocorreu próximo ao aeroporto da cidade, onde estava previsto um evento de acrobacias aéreas, que não foi aprovado pela corporação.
“Inclusive, em 13 de julho, foi protocolado um documento informando que o evento não aconteceria. Contudo, os organizadores mantiveram os planos de voo. Havia um movimento acima do normal de aeronaves no aeroporto”, explicou o tenente Thales Gustavo de Oliveira Costa, comandante do Posto Avançado de Bombeiros Miliares de Bom Despacho. O acidente ocorreu por volta das 16h.
As vítimas seriam o piloto Leonardo Traugott Binder da Silva e o jovem Eryan Rapahel Fernandes Monteiro, de 18 anos. Segundo os bombeiros, um documento de Monteiro foi encontrado no local do acidente, e familiares teriam informado o nome de Silva. No entanto, as vítimas não foram identificadas oficialmente.
As causas do acidente serão esclarecidas após perícia técnica. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) vão ao local do acidente para realizar a Ação Inicial – começo do processo de investigação, que tem como objetivo coletar dados, fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.
O presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves de Bom Despacho, Márcio Jardim, afirmou que o avião que caiu não tinha nenhuma relação com o Aerofest. Ele disse que o evento não ocorreu, e, sim, houve um "encontro de amigos".
"Nosso encontro tinha praticamente acabado, e o avião apareceu, fez umas manobras e, infelizmente, caiu. Ele não estava com a gente", afirmou.

Fonte: Rafaela Mansur para O TEMPO via CECOMSAER 15 JUL 2018
O modelo envolvido no acidente é um Eagle II, fabricado pela empresa americana Christen. A aeronave, preparada para fazer acrobacias, tem capacidade para apenas duas pessoas, sendo o piloto e o passageiro. O avião envolvido na queda ostentava o prefixo PR-ZTE. Foi produzido em 1982 e adquirido pelo último proprietário no início de fevereiro de 2014. Sua situação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) era regular, com o certificado de autorização de voo experimental expedido pelo órgão.

MATRÍCULA: PRZTE


Proprietário: LEONARDO TRAUGOTT BINDER DA SILVA

Operador: LEONARDO TRAUGOTT BINDER DA SILVA

Fabricante: JIM DICKINSON
Ano de Fabricação: 1982
Modelo: CHRISTEN EAGLE II
Número de Série: 0001
Tipo ICAO : ZZZZ
Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE
Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem: 726 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 001
Tipo de voo autorizado: VFR Diurno

Categoria de Registro: PRIVADA EXPERIMENTAL
Número dos Certificados (CM - CA): 130718
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência: 070214

Data de Validade do CA:
Data de Validade da IAM: ABORDO
Situação de Aeronavegabilidade: Normal
Motivo(s):

Link to comment
Share on other sites

Meus prezados

Vítimas de acidente aéreo são identificadas em Bom Despacho, MG
Equipes do Seripa III chegaram neste domingo para investigar as causas do acidente.

Foi confirmada a identidade das duas vítimas da queda de um avião neste sábado (14) em Bom Despacho (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, morreram o piloto da aeronave, Leonardo Graugott, de 37 anos, e Eryan Raphael Monteiro, de 18. Apenas os dois estavam no monomotor. Eles, que eram de Betim, na região metropolitana do estado, haviam decolado de Pará de Minas (MG).

As equipes do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) chegaram neste domingo (15) até a cidade para investigar as causas do acidente aéreo que matou duas pessoas na tarde deste sábado (14). O local permanecerá isolado até o fim do trabalho dos peritos, que vêm de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Civil, o laudo pericial deve sair em até 30 dias.

O avião caiu em uma reserva ambiental ao lado do aeroporto onde acontecia um evento de manobras aéreas. Em entrevista ao G1, o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves de Bom Despacho (APPABD), Márcio Jardim, negou que as duas vítimas participavam do festival. Entretanto, testemunhas afirmaram ao Corpo de Bombeiros que a aeronave fazia manobras antes de cair na mata.

Evento era irregular

Procurado pela equipe de reportagem do MGTV, o tenente Thales Gustavo, comandante do 3º Pelotão dos Bombeiros em Nova Serrana, afirmou que o evento Aerofest não tinha autorização do batalhão da cidade para acontecer.

Segundo ele, os organizadores pediram a aprovação do projeto do festival, mas ela foi negada pelos militares, porque a documentação estava inadequada. Apesar disso, o tenente ficou sabendo que durante o dia houve um movimento fora do comum de aeronaves no local.

O presidente da APPABD disse ao G1, por telefone, que o evento deu lugar a uma "reunião de amigos" e reforçou que o piloto da aeronave que caiu não estava no local com eles.

Fonte: G1 Centro Oeste via CECOMSAER 16 JUL 2018

Link to comment
Share on other sites

Muito cinistro, hein!!!

Saiu do hammerhead e no mergulhou de recuperação, de repente, entra num parafuso de aileron.

Tudo ao som de Tempo Perdido.

 

Depois do hammerhead é normal dar um aileron para colocar a recuperação no sentido planejado; mas ali algo saiu errado demais. Triste demais.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade