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ruifo

[FR] Copa Airlines - FOR-PTY

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Estive no PTY-FOR ontem.

 

 

Inauguración del vuelo PTY-FOR (Fortaleza, Brasil), en 18-Jul-2018

Copa Airlines CM-342 - PTY/MPTO => FOR/SBFZ
Boeing 737-8V3, reg. HP-1852CMP, 160 lugares (16 na executiva + 144 na econômica)
Ocupação: 85%
Decolagem Prevista: 15:30 (18-Jul-2018
Decolado as: 15:53 (18-Jul-2018)
Pouso Previsto: 00:20 (19-Jul-2018)
No Solo as: 23:47 (18-Jul-2018)
Tempo de voo: 5h54min
fr24.jpg?w=1200
Algumas imagens (fotos minhas) com a Copa Airlines (18-Jul-2018)
Revista de bordo da Copa Airlines, para o mês de Julho/2018, que destaca Fortaleza:
img_7060.jpg
Vista do Canal do Panamá (voo MEX-PTY):
810_6640.jpg
Pousando da Cidade do Panamá (voo MEX-PTY):
810_6651.jpg
Pousando da Cidade do Panamá (voo MEX-PTY):
810_6660.jpg
B737-800 da Copa:
810_6664-2.jpg
Embraer E-Jet, no pátio do Hub de las Américas (Aeropuerto Internacional Tocumén - PTY/MPTO):
810_6670.jpg
Monitor de voos no Aeroporto do Panamá:
810_6667.jpg
Interior do Aeroporto do Panamá (Salvador):
810_6675.jpg
Interior do Aeroporto do Panamá (Fortaleza):
810_6676.jpg
Fiesta de la Cultura Panameña, na Sala 8, para a inauguração do FOR-PTY (CM-342):
810_6694.jpg
Fiesta de la Cultura Panameña, na Sala 8, para a inauguração do FOR-PTY (CM-342):
810_6719.jpg
Comidas típicas brasileiras, na Sala 8, para a inauguração do FOR-PTY (CM-342):
810_6729.jpg
Decoração da Sala 8, para a inauguração do FOR-PTY (CM-342):
810_6730.jpg
Corte da faixa, inaugurando o voo, na Sala 8, com o Embaixador do Brasil no Panamá:
810_6749.jpg
Movimento da Sala de Embarque 8:
810_6752.jpg
B737-800NG (HP-1852CMP), no portão de embarque da Sala 8:
810_6751.jpg
B737-800NG (HP-1852CMP), no portão de embarque da Sala 8:
810_6760.jpg
B737-800NG (HP-1852CMP), no portão de embarque da Sala 8:
810_6754.jpg
Embarcando:
810_6761.jpg
Embarcando:
img_7061.jpg
Embarcando:
810_6762.jpg
Embarcando:
810_6763.jpg
À noite:
810_6783.jpg
Pela Amazônia:
810_6789.jpg
Fortaleza Airport (FOR/SBFZ):
810_6834.jpg
Batismo do voo:
810_6839.jpg
Batismo do voo:
810_6841.jpg
Batismo do voo:
810_6844.jpg
Fortaleza Airport (FOR/SBFZ):
810_6851.jpg
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Belas fotos, Ruifo!

 

Que bom que a Copa Airlines começou acima dos 80% no trecho, sucesso nova empresa em nossa cidade!!! :joinha:

 

Quem sabe no futuro próximo, teremos 3x/4x voos por aqui. Agora parece que ela não tem balcão de loja ainda né?

Edited by Pedro de Souza
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6hs de voo!?!? Na minha cabeça, FOR seria bem mais próxima que Gru, por exemplo, e não é. São voos com durações parecidas.

 

Sucesso a FOR e SSA! Nordeste bombando hein!

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Lindas fotos Ruifo! Tive a honra de ser o comandante do voo, se tivesse se apresentado teria rolado um upg. Mas que raro que colocaram um aviao sem displays individuais em um voo tão longo! Normalmente esses avioes são para voos menores de 2h. Vamos ver como reage o voo nos próximos meses.

 

Boulosandre, um PTY - GRU fazemos normalmente em

6h e 50m de voo dependendo do vento. PTY - FOR é um pouquinho mais curto.

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Lindas fotos Ruifo! Tive a honra de ser o comandante do voo, se tivesse se apresentado teria rolado um upg. Mas que raro que colocaram um aviao sem displays individuais em um voo tão longo! Normalmente esses avioes são para voos menores de 2h. Vamos ver como reage o voo nos próximos meses.

 

Boulosandre, um PTY - GRU fazemos normalmente em

6h e 50m de voo dependendo do vento. PTY - FOR é um pouquinho mais curto.

 

 

Parabéns pelo voo, comando! Super tranquilo, profissional e sossegado.

Um bela oportunidade poder estrear essa rota para sua cidade natal (verdad?).

 

Fiz MMMX-MPTO-SBFZ dia 18-Jul-18, aproveitando a inauguração do voo. Viajei com a família (esposa e criança de 2 anos - que fez uma festa desgraçada no portão de embarque de PTY, com as apresentações culturais/musicais por lá, quase invadindo a cerimônia de corte da faixa inaugural rsrsrs - ela até ganhou foto no escritório do B738 que tinha feito MEX-PTY, mais cedo rsrsrs), então tive que dar mega atenção a minha filhota por mais de 9h (somando MEX-PTY + PTY-FOR). Caso contrário, sem dúvida teria me apresentado com calma.

 

Também não entendo o porque da Copa escalar essa aeronave para tal voo mais longo, logo no inaugural. Retorno pra casa, no México, via FOR-PTY-MEX no dia 20-Ago-18. Quem sabe sua escala não conincide num destes voos! rsrsrs

 

Responde uma curiosidade: por um momento achei que iríamos decolar da 03L, em MPTO, pois chegamos bem próximos ao P.E. dela, mas seguimos para um longo taxi até a 03R para decolagem. Foi devido às várias obras das TXYs de MPTO, ou alguma outra razão de ATC?

 

PS: Se quiser qualquer dessas fotos em alta resolução, basta solicitar por msg pvt. As tenho em até 36 megapixel.

 

6hs de voo!?!? Na minha cabeça, FOR seria bem mais próxima que Gru, por exemplo, e não é. São voos com durações parecidas.

 

Sucesso a FOR e SSA! Nordeste bombando hein!

 

O mapa engana né?

 

FOR é bem mais ao norte que GRU, porém é bem mais a leste também, daí compensa. Veja o mapa abaixo.

 

O primeiro círculo (azulado) é o raio da distancia (great circle) entre PTY e FOR (2.565nm). O segundo círculo é o raio da distância (great circle) entre PTY e GRU (2.741nm). FOR é apenas 6,4% mais perto de PTY, do que GRU.

 

MAO é bem mais próximo de PTY, relativo à todas as demais cidades brasileiras atendidas pela Copa. Todas as demais possuem distância relativa até PTY mais cercanas. Outras curiosidades: GRU e CNF são mais perto de PTY (em linha reta) do que SSA - e POA é mais perto de PTY (em linha reta) do que REC ou GIG.

 

Ranking de distância, da mais perto, para a mais longe:

  1. PTY-MAO | 1.365 nm
  2. PTY-BSB | 2.393 nm
  3. PTY-FOR | 2.565 nm
  4. PTY-CNF | 2.708 nm
  5. PTY-GRU | 2.741 nm
  6. PTY-SSA | 2.780 nm
  7. PTY-POA | 2.847 nm
  8. PTY-REC | 2.853 nm
  9. PTY-GIG | 2.854 nm

 

 

copa-br.gif

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Amanhã é a estreia do voo de Salvador. Vamos torcer para ser bem sucedido, pois tem todas condicionantes para tal.

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Obrigado pelo FR, muito bom! E sucesso a Fortaleza no novo voo.

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Lindas fotos Ruifo! Tive a honra de ser o comandante do voo, se tivesse se apresentado teria rolado um upg. Mas que raro que colocaram um aviao sem displays individuais em um voo tão longo! Normalmente esses avioes são para voos menores de 2h. Vamos ver como reage o voo nos próximos meses.

 

Boulosandre, um PTY - GRU fazemos normalmente em

6h e 50m de voo dependendo do vento. PTY - FOR é um pouquinho mais curto.

 

Powwww que coincidência Captain! Te conheço da Web! Eu era da Passaredo.

 

Esvazia sua caixa de correio comando!! Tô tentando te enviar uma mensagem aqui pelo fórum.

 

Grande abraço!!

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Fala Ruifo!

Parabéns pelo voo, comando! Super tranquilo, profissional e sossegado.
Um bela oportunidade poder estrear essa rota para sua cidade natal (verdad?).


Obrigado! Emocionante de verdade.

Responde uma curiosidade: por um momento achei que iríamos decolar da 03L, em MPTO, pois chegamos bem próximos ao P.E. dela, mas seguimos para um longo taxi até a 03R para decolagem. Foi devido às várias obras das TXYs de MPTO, ou alguma outra razão de ATC?


Normalmente os voos mais "pesados" saem das portas próximas a 03R, que por ter 3005 metros nos possibilita decolar com nosso peso máximo de decolagem. Os aviões que estão no "muele norte", como chamam, estão proximos a 03L que possui 2682m e é usada para destinos com voos de duração menor. No voo em questão, até complementando o seu FR, tínhamos a seguinte situação:

 

3lCuIK.jpg

Esse era o nosso peso estimado de decolagem através do plano de voo.

 

eglYfF.jpg

Com Bleeds On já não daria se o peso permanecesse o mesmo.

 

D7qemi.jpg

Já estávamos planejando uma decolagem com Bleeds OFF da 03L, mas logo quando chegou a Load Sheet do voo (pena não ter uma cópia) nos dava mais 300 libras dos 170.9 planejados inicialmente, 500 libras a mais de um "chorinho" de combustível solicitado e um vento de cauda reportado logo antes do push-back decidindo assim seguir com a decolagem da 03R. O táxi acabou sendo uma volta maior por um Ibéria que estava na L esperando posição para parquear. Estão fazendo milagre com as posições atuais do Aeroporto de Tocumen! Isso é tudo muito simples, só coloquei as imagens pra você ter idéia de como funciona o decision-making process nesses casos.

 

Abraço!

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Ótimo report, sucesso à Copa!

 

ps: como você diria que estava a demografia a bordo? Mais estrangeiros, mais brasileiros?

 

Att.

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NÃO TEM PTV?

 

 

Nesse voo, em particular, não teve. Bola fora da Copa...

Mas geralmente tem, para esses voos mais longos do B737.

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E o futuro MAX 10, tem alcance para PTY-GRU-PTY?

 

 

Tem sim.

 

maxpty.jpg

Edited by ruifo
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Ótimo report, sucesso à Copa!

 

ps: como você diria que estava a demografia a bordo? Mais estrangeiros, mais brasileiros?

 

Att.

 

O voo inaugural PTY-FOR estava, por baixo, com 80% de ocupação, talvez bem mais (olhômetro). Depois foi confirmado 85%. B737-800 com 160 assentos, entre executiva e econômica. Chuto 60% de estrangeiros e 40% de brasileiros. Muitos americanos. Um grupo grande, sentado perto de mim, vinham da região de Los Angeles. Alguns retornando a FOR, outros indo pela primeira vez.
O voo durou ~5h50min, entre decolagem e pouso, com ventos de cruzeiro a favor. Destes, ~1h50min entre a Cidade do Panamá e São Grabriel da Cachoeira/AM (ponto de entrada no Brasil), e mais 4h dai até Fortaleza.
O aeroporto de Tocumen, no Panamá, estava cheio de publicidade de Fortaleza (e de Salvador também), devido à estreia dos 2 destinos. O embaixador brasileiro no Panamá representou o Brasil no portão de embarque para inaugurar o voo, junto com os executivos da Copa. Ninguém do governo estadial do CE por lá, pelo menos main falaram.
Em FOR, 12 guichês da PF para migração do aeroporto de FOR, apenas 3 abertos. Apenas esse voo chegava do exterior. A migração demorou uns 20min para brasileiros e provavelmente 30min para estrangeiros.
Edited by ruifo

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Complementando o Flight Report da Copa Airlines, voo inaugural CM-342 - PTY/MPTO => FOR/SBFZ



*******


PANORAMA

Revista de bordo da Copa Airlines

Jul/2018



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Tem sim.

 

maxpty.jpg

Obrigado, amigo.

 

Legal ver tb que, aparentemente, com o alcance do MAX 8/9, saindo do PTY, dá pra operar em YVR.

 

Ou ficaria muito no limite?

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Obrigado, amigo.

 

Legal ver tb que, aparentemente, com o alcance do MAX 8/9, saindo do PTY, dá pra operar em YVR.

 

Ou ficaria muito no limite?

 

Dará para a Copa fazer PTY-YVR ou PTY-SEA facilmente com um B737-MAX-8 ou um B737-MAX-9.

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Dará para a Copa fazer PTY-YVR ou PTY-SEA facilmente com um B737-MAX-8 ou um B737-MAX-9.

Show!

 

Muito obrigado.

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Fiz o voo Copa CM-343 (FOR-PTY) + Copa CM-148 (PTY-MEX) na segunda-feira dia 20-Ago-2018.


map-1.gif



No voo da Copa, a revista de bordo da Copa, de Ago/2018, já tem trás o Ceará na capa (como foi o caso em Jul/2018), porém há uma matéria sobre Canoa Quebrada, e uma propaganda de Fortaleza, dentre da revista de Ago/2018:


20180820-img_8231.jpg?w=1200



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Pode ser idiota a pergunta mas ai vai: voar em paralelo à ITZ torna muito mais turbulento o voo?

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Voo de 6hs sem sistema de entretenimento é complicado, esses voos da COPA são uma loteria, já que tem aeronaves com e sem o sistema, nunca

se sabe o que vai pegar.

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Voo de 6hs sem sistema de entretenimento é complicado, esses voos da COPA são uma loteria, já que tem aeronaves com e sem o sistema, nunca

se sabe o que vai pegar.

Em um voo noturno nem acho, em um diurno de fato é complicado... mas a pergunta que não quer calar... será que o MAX 8 conseguiria derrubar as restrições (ou ao menos diminuí-las a ponto de tornar a operação viável), para voos CWB - PTY?

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