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Guarujá deve começar a operar aeroporto em 2019

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Guarujá deve começar a operar aeroporto em 2019

Projeto mais enxuto prevê aproveitamento de espaço e instalações da Base Aérea, com redução de dois terços do custo

Decidido a tornar real o aeroporto que se pretende para o Guarujá desde 1998, o prefeito Valter Suman optou por colocar em prática o plano de um empreendimento mais simples. Em entrevista ao Costa Norte, após a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), que comandou, em Santos, na terça-feira, 24, ele contou que equipes técnicas da prefeitura e da Aeronáutica estão desenvolvendo estudos para implantar um aeródromo que tenha custo mais baixo.

A estratégia é aproveitar instalações já existentes na Base Aérea na cidade. Desta forma, o investimento deve ser dois terços menor do que seria necessário para construir um aeroporto a partir do zero. A principal obra será a reconstrução de um píer que já existe e está abandonado. No local, já há também uma área de estacionamento e um galpão, que deve passar por adequação para a instalação do serviço de embarque e desembarque.

O plano de Suman é lançar o edital de licitação para a operação do aeroporto após a reunião que terá com a Aeronáutica em 8 de agosto: “Várias foram as propostas ao longo da história. O que estamos viabilizando é um projeto mais exequível. O Aeródromo Civil Metropolitano do Guarujá está aguardando o ok da Força Aérea Brasileira e da Aeronáutica, onde já estive em reunião com os brigadeiros responsáveis por duas vezes”.

A ideia é que o aeródromo seja também elegante: “Porque nós temos o objetivo de fazer um link com o Terminal de Passageiros Marítimos, o Concais”.

Assim, quem desembarca dos navios de cruzeiro, ou quem irá embarcar, poderá transitar facilmente entre o aeroporto do Guarujá e o Porto de Santos a bordo de embarcações.

Empresas interessadas em voar até o Guarujá é que não faltam. A Azul é uma delas e há contatos em andamento com outras companhias aéreas da América do Sul, revelou o prefeito, que está entusiasmado com a evolução do projeto: “Acredito que em meados de 2019 estaremos operando o nosso aeroporto”. Ele calcula que em 90 dias após o lançamento do edital de licitação já se tenha definida a empresa que irá operar o aeroporto.

Pavimentação

No âmbito do intenso serviço de zeladoria que está ocorrendo no Guarujá, incluindo a otimização da iluminação pública, a prefeitura se prepara para pavimentar várias ruas e avenidas, com verba de convênio de R$ 10 milhões que o município recebeu recentemente do governador Márcio França: “Os estudos para a pavimentação estão prontos. Basta agora resolver a questão do processo licitatório para agregar mais essa obra a dezenas de ações que estamos desenvolvendo. O solo da Baixada Santista é bastante úmido, a precipitação de chuvas causa danos e buracos, tanto que nós temos operação constante de tapa buracos. Agora, esta pavimentação das principais vias e artérias, onde tem grande fluxo de veículos, irá amenizar bastante os transtornos para os nossos usuários”.

Fonte: Estela Craveiro para COSTA NORTE (SP) via CECOMSAER 26 JUL 2018

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Lamentável uma cidade com a importância e economia de Santos ainda não ter um aeroporto que a sirva, por mais que seja relativamente próxima a CGH e GRU.

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Bem, para começar, sou nascido e moro em Santos. Já visitei a base antigamente e passo regularmente pelos entornos (dos dois lados - Santos e Guarujá).

Só aqui no fórum, essa notícia já saiu umas 5 vezes (fora em outros veículos de comunicação). E nas 5 eu escrevi que não iria sair nada.E não saiu. Não é preciso ser visionário, ter bola de cristal ou efetuar cálculos em supercomputadores para ver que os políticos da baixada santista só querem saber de coisas pequenas, fúteis e angariar votos.

E mais uma vez, não vai é sair nada! Nem aeroporto, nem terminal, nem ponte, nem túnel. Túnel/ponte estes que se falam daqui há alguns anos em um século (http://memoriasantista.com.br/?p=2506)!!! Esse aeroporto/terminal então ouço falar (teve alguns voos da TAM com F-27) desde início da década de 1980...

 

Agora os "espertos" falam de pavimentação e píer. As avenidas que dão acesso à antiga Base Aérea de Santos tem um alto trafego de caminhões pesados, em decorrência dos terminais portuários do lado do Guarujá. O asfalto destas avenidas e ruas deteriora-se rapidamente (talvez também pela péssima qualidade dos serviços). Chegar por via terrestre implicará passar em uma região com alto índice de violência para com motoristas, estradas com tráfego pesado de caminhões (a Piaçaguera-Guarujá). Quanto ao acesso por mar, o acesso que sai de Santos para aquele lado é em um local degradado do centro da cidade, de difícil acesso, que recentemente os serviços de transporte (Santos-Vicente de Carvalho - bairro de Guarujá onde se encontra a base) sofreram advertências do ministério público com relação a segurança e conservação.

 

E, em relação ao "projeto mais enxuto" que vão pensar, chegarão a brilhante conclusão que deve-se retirar pista de pouso, torre de controle, brigada de incêndio e pronto: sobra-se só o terminal, para comer toda a verba!

 

Seria excelente servir o público dos cruzeiros com este aeródromo bem próximo, mas o movimento de cruzeiros vem caindo muito, a cada ano, e o movimento é bem sazonal (de dezembro a março, praticamente).

Enfim, sentemos e esperamos pelo Chapolim Colorado ("E agora, quem poderá nos salvar?").

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2018 tem eleições e há político prometendo aeroporto para 2019? Sei...

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Reportagem do jornal local A Tribuna, edição impressa, de forma resumida:

 

- Dia 08 de agosto terá a última reunião com a Aeronáutica para definir a utilização das atuais instalações para operar o aeroporto de forma provisória.

 

- A Aeronáutica dando o Ok nessa última reunião, a prefeitura lança o edital de concessão.

 

- Após a publicação do edital, a expectativa é que a conclusão seja em até 90 dias.

 

- A implantação sé dará em três etapas: inicial, com validade de cinco anos com uso compartilhado das atuais instalações. Segunda etapa: construção de novo pátio de aeronaves e acesso ao pátio por via própria. Essa etapa será finalizada em até 36 meses após o início da operação do local.

 

- No primeiro ano de operação deve ser emitido o licenciamento ambiental da área onde ficarão as instalações definitivas. Precesso que se finalizará em 60 meses, com a transferência das atividades para as instalações definitivas.

 

- Nesse período tb se espera a requalificação geral da pista de pouso, incluindo a ampliação de 300 metros.

 

Enfim, sem novidades. Tudo o que já sabemos, que já haviam divulgado antes.

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Piada do ano;

 

Estava eu de passagem pelo Brasil começo do mês; um amigo que voa um King teve que mandar um ofício pro “comandante” da “Base Aérea de Santos” que de base aérea não tem nada, pedindo autorização pra pousar lá poi s o patrão empresário precisava ir numa reunião de negócios!!!

 

Vocês ainda acham que o Brasil vai melhorar!!!

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Fosse o governo federal, pedia para a FAB transferir o aeroporto para a Infraero e conceder para alguma operadora.

 

Não acredito que a Prefeitura de Guarujá tenha know-how para isso. Bem ou mal, a Infraero sabe alguma coisa.

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Piada do ano;

 

Estava eu de passagem pelo Brasil começo do mês; um amigo que voa um King teve que mandar um ofício pro “comandante” da “Base Aérea de Santos” que de base aérea não tem nada, pedindo autorização pra pousar lá poi s o patrão empresário precisava ir numa reunião de negócios!!!

 

Vocês ainda acham que o Brasil vai melhorar!!

 

Toda base aérea é assim, é regulamento militar

 

 

Fosse o governo federal, pedia para a FAB transferir o aeroporto para a Infraero e conceder para alguma operadora.

 

Não acredito que a Prefeitura de Guarujá tenha know-how para isso. Bem ou mal, a Infraero sabe alguma coisa.

 

Já ofereceram até para o pipoqueiro da porta da igreja e ninguém quis, o investimento é muito alto para o movimento projetado, estava se viabilizando com a Petrobras para ser base para as plataformas da bacia de Santos, mas a Petrobras mudou os planos e a aviação, principalmente a executiva, deu uma baita encolhida nos últimos anos.

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Santos infelizmente não tem capacidade para receber voos regulares, uma base aérea é feita para ser de difícil acesso. Itanhaém é longe de Santos e não teria como captar o público dessa cidade, mais fácil seria Congonhas.

Ou se faz um aeroporto novo em Santos ou o povo santista terá que se conformar com Congonhas mesmo

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Um voozinho de ATR ou E195 ajudaria muito a melhorar as 8 horas perdidas nos dias de feriado pronlongados

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Um voozinho de ATR ou E195 ajudaria muito a melhorar as 8 horas perdidas nos dias de feriado pronlongados

Mas boa parte dessas 8 horas são hastas pra chegar até onde é CGH.

Se vc tropeçar em CGH, vc vai cair em Santos. É muito mais rápido que CGH-GRU por exemplo, dependendo do horário.

Edited by rbullara

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Mas boa parte dessas 8 horas são hastas pra chegar até onde é CGH.

Se vc tropeçar em CGH, vc vai cair em Santos. É muito mais rápido que CGH-GRU por exemplo, dependendo do horário.

 

Acho que não heim, chegar em CGH levando mais de uma hora e meia de um ponto não absurdamente longe, só em dias muito ruins.

Santos é perto mas nos feriados a estrada fica entupida.

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Já ofereceram até para o pipoqueiro da porta da igreja e ninguém quis, o investimento é muito alto para o movimento projetado, estava se viabilizando com a Petrobras para ser base para as plataformas da bacia de Santos, mas a Petrobras mudou os planos e a aviação, principalmente a executiva, deu uma baita encolhida nos últimos anos.

Pois é, o aeroporto seria viável se a Petrobras fosse uma das âncoras. Mas não souberam ver a oportunidade.

 

Santos infelizmente não tem capacidade para receber voos regulares, uma base aérea é feita para ser de difícil acesso. Itanhaém é longe de Santos e não teria como captar o público dessa cidade, mais fácil seria Congonhas.

Ou se faz um aeroporto novo em Santos ou o povo santista terá que se conformar com Congonhas mesmo

Novo aeroporto em Santos só no mar.

 

A questão de SSZ não deve ser restrita apenas ao sítio aeroportuário, mas pensar de forma territorializada: unir os quatro modais (VLT, navios, veículos e avião).

 

Acho que não heim, chegar em CGH levando mais de uma hora e meia de um ponto não absurdamente longe, só em dias muito ruins.

Santos é perto mas nos feriados a estrada fica entupida.

É absurdo o número de moradores da Baixada Santista que sobem a serra todo dia para trabalhar.

 

Ironicamente, alguns chegam mais rápidos em suas casas do que o próprio paulistano.

 

Self-plug on: há uns bons anos, meu TCC foi em Santos. Hoje alteraria muita coisa, como as saídas rápidas, desenhadas de forma errada, talvez um terminal mais linear do que nuclear. Mas o partido do projeto era mostrar que era possível ter um túnel ligando os dois lados, com calha para o VLT, terminal de cruzeiro, aeroporto e um pequeno cluster de atividades voltadas para atividade petrolífera.

 

SANTOS_LOCALIZACAO+METROPOLITANA_01.png

 

Self-plug off

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Alguém sabe as medidas da pista desse aeroporto?

Atualmente, 1390 x 45.

 

Caso o aeroporto saia mesmo, será ampliada para 1600.

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Atualmente, 1390 x 45.

 

Caso o aeroporto saia mesmo, será ampliada para 1600.

 

Sabe se com essa atual é possível um pouco de E190 ou E195, porque seguramente na alta o que vai ter muita bagagem não vai ser brincadeira, fora de temporada acho que um ATR acomodaria bem fora da temporada e com alguns voos na semana, quem sabe de GRU, CGH e até mesmo VCP.

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Sabe se com essa atual é possível um pouco de E190 ou E195, porque seguramente na alta o que vai ter muita bagagem não vai ser brincadeira, fora de temporada acho que um ATR acomodaria bem fora da temporada e com alguns voos na semana, quem sabe de GRU, CGH e até mesmo VCP.

Ela é, no comprimento atual, pouca coisa maior que a pista do SDU.

 

Mas precisa aumentar o PCN.

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Ela é, no comprimento atual, pouca coisa maior que a pista do SDU.

 

Mas precisa aumentar o PCN.

Por ser um pouco leigo, o que vem a ser PCN?

Tu que está na região, hoje o aeroporto teria condições de receber um voo comercial, como lugar pra Check-in, sala de espera para desembarque, serviço de bombeiro e para abastecimento de aeronave e algo mais para receber um voo comercial.

Acho que um voo para lá renderia muito sim, com um valor de passagem razoável claro, uns R$ 80 fora de temporada e uns R$ 120,00 130,00 na alta, será que é muito?

Falei com um amigo de Campinas e outro que vive em Piracicaba cidade próxima de Campinas da possível ida e eles ficaram felizes, disseram pagamos até R$. 400,00 ida e volta kkkkk já vi que vai bombar se sair mesmo.

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Sabe se com essa atual é possível um pouco de E190 ou E195, porque seguramente na alta o que vai ter muita bagagem não vai ser brincadeira, fora de temporada acho que um ATR acomodaria bem fora da temporada e com alguns voos na semana, quem sabe de GRU, CGH e até mesmo VCP.

Voos da Azul de ATR para VCP eu acho bem factível devido a distância ser maior que para CGH e GRU e devido ao Hub da Azul. Voos para outros grandes hubs do país acredito que também tenham tudo para dar certo: GIG, CNF, REC, BSB... POA também devido às novas conexões da Azul para o cone sul.

Edited by Fabrício163

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Por ser um pouco leigo, o que vem a ser PCN?

 

 

PCN é um número que indica a resistência de um pavimento.

Pavement classification number / Número de classificação de pavimento

 

 

ACN-PCN – Número de Classificação de Aeronave

ACN é o número que expressa o efeito relativo de uma aeronave com uma determinada carga sobre um pavimento. PCN é o número que indica a resistência de um pavimento para operações sem restrições de uma aeronave. São termos geralmente utilizados em conjunto para notificar o peso máximo admissível (peso máximo de decolagem) da aeronave em função da resistência dos pisos de um aeródromo.

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Ela é, no comprimento atual, pouca coisa maior que a pista do SDU.

 

Mas precisa aumentar o PCN.

Prezado Leandrinho

Mas, para aumentar o PCN, não teria que refazer toda a pista, obedecendo a novos critérios de pavimentação? Creio que só colocar mais uma camada de concreto não adiantaria...

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Em sequencia a
http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/105978-aeroporto-do-guaruja-sp-tera-outorga-assinada-amanha/?hl=%2Baeroporto+%2Bguaruj%E1
Aeroporto do Guarujá (SP)
Após muitos anos de idas e vindas, a cidade do Guarujá (SP) poderá receber voos comerciais em breve. Segundo a prefeitura, o local deve funcionando em meados de 2019. Em vez de um novo local, o poder público pretende construir o Aeroporto Civil Metropolitano ao lado da Base Aérea de Santos, que pertence à FAB, e ambos utilizarão a mesma pista. Os aeroportos de Brasília e Guarulhos, por exemplo, operam desta maneira, com voos civis e militares no mesmo espaço.

A pista deve ser ampliada em 300 metros, e o local deverá receber voos comerciais de pequeno e médio porte, além da aviação executiva e operação com helicópteros. O local é estratégico, pois está próximo à capital paulista (cerca de 50 km), ao porto de Santos e ao polo petroquímico de Cubatão.

Apesar do nome da base, a construção fica no município do Guarujá e é usada ocasionalmente para pousos e decolagens particulares. Em 2014, o avião do então candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, tentou pousar no local, mas não conseguiu e caiu em um bairro residencial na cidade vizinha de Santos.

Fonte: Alexandre Saconi para blog Todos a Bordo via CECOMSAER 13 SET 2018

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Definição de zoneamento abre caminho para aeroporto em Guarujá
Expectativa é que os primeiros voos comerciais ocorram antes da temporada 2019-20

05.12.JPG
A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e a Força Aérea Brasileira (FAB) definiram o Zoneamento Civil-Militar da Base Aérea de Santos. A divisão da área era aguardada para dar andamento à implantação do Aeroporto Metropolitano de Guarujá. A Prefeitura pretende publicar até o final do ano a licitação para as obras e de operação do complexo aeroviário. A expectativa é que os primeiros voos comerciais ocorram antes da temporada 2019-20.
A delimitação da Base Aérea foi publicada sexta-feira (30 de novembro) no Diário Oficial da União (DOU). Um lote de 85 mil metros quadrados pleiteados pela Cidade passou de uso restrito militar para de exploração comercial. Esse era um dos entraves para que o projeto pudesse avançar.
O documento estabelece o zoneamento de duas áreas para a instalação do futuro aeroporto: uma de 30 mil metros, que prevê o funcionamento provisório por um prazo de cinco anos; e outra de 55 mil metros, onde será construído o terminal definitivo, o qual a vencedora da licitação poderá explorar por 30 anos.
A definição dos lotes foi encaminhada à SAC, órgão do Governo Federal que possui a competência para realizar a cessão do espaço para o Município. Segundo a Prefeitura, o próximo passo é a transmissão das áreas para o Município. A avaliação de técnicos da municipalidade é que isso aconteça até o final da próxima semana.
Edital
Com a definição das áreas militar e civil, a Prefeitura espera lançar o edital de construção e de concessão do aeroporto ainda neste ano. Contudo, não descarta que a publicação possa ocorrer em janeiro de 2019.
Estudos de viabilidade econômica indicam que o espaço tem capacidade para atingir 1,3 milhão de passageiros no período de 30 anos. Estima-se que 80 mil pessoas devem embarcar por aqui no primeiro ano de atividade.
A implantação do aeroporto ocorrerá em etapas. A inicial estima-se validade de cinco anos, com uso compartilhado do atual hangar (estacionamento de aeronaves) da Aeronáutica e demais áreas militares com as operações comerciais.
O plano prevê reforma de uma área localizada na entrada da Base Aérea, para a instalação de um estacionamento e terminal de passageiros (chek-in chek-out), bem como um pier para embarcações. Esse espaço é necessário para facilitar o embarque de turistas que chegam à região via porto de Santos, pelo Concais.
Já na segunda fase de expansão do complexo aeroviário, a expectativa é de construção de novo pátio de estacionamento de aeronaves e acesso por via própria ao pátio.
Requalificação
Essa etapa deve ser finalizada em até 36 meses após início das operações no local. Também haverá a requalificação da pista de pouso e decolagem, incluindo a ampliação em 300 metros da sua cabeceira.
Em audiência pública, na semana passada, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Portuário Gustavo Martins Rondini, afirmou que no primeiro semestre será possível obter licenças ambientais para o empreendimento.
Fonte: Eduardo Brandão para A TRIBUNA/SP via CECOMSAER 5 dez 2018

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