Jump to content

Gol lança voo ligando Guarulhos a Caxias do Sul (RS)


Recommended Posts

Gol lança voo ligando Guarulhos a Caxias do Sul (RS)

 

A Gol acaba de anunciar que, a partir do dia 28 de outubro, terá uma nova rota para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O voo será operado cinco vezes por semana, embora a companhia já conte com outros dois voos diários para o destino, decolando de Congonhas (SP).

“Além de atender à demanda de negócios local, os novos voos para Caxias do Sul também contribuirão para o aumento do Turismo na região, pois é uma das portas de entrada a cidades como Gramado, Canela e Bento Gonçalves”, pontua o gerente de Planejamento Estratégico de Malha, Rafael Araújo.

A bordo, os clientes contam com poltronas revestidas em couro ecológico, snacks orgânicos e bebidas não alcoólicas gratuitas. Além disso, os passageiros também podem acessar às salas Gol Premium Lounge (Vip), disponíveis nas áreas de embarque doméstico e internacional, garantido comodidade ao embarcar ou fazer conexões no aeroporto internacional de São Paulo.

 

https://www.panrotas.com.br/aviacao/novas-rotas/2018/08/gol-lanca-rota-ligando-guarulhos-sp-a-caxias-do-sul-rs_157589.html

 

 

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

Gol lança voo ligando Guarulhos a Caxias do Sul (RS)

 

A Gol acaba de anunciar que, a partir do dia 28 de outubro, terá uma nova rota para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O voo será operado cinco vezes por semana, embora a companhia já conte com outros dois voos diários para o destino, decolando de Congonhas (SP).

 

“Além de atender à demanda de negócios local, os novos voos para Caxias do Sul também contribuirão para o aumento do Turismo na região, pois é uma das portas de entrada a cidades como Gramado, Canela e Bento Gonçalves”, pontua o gerente de Planejamento Estratégico de Malha, Rafael Araújo.

 

A bordo, os clientes contam com poltronas revestidas em couro ecológico, snacks orgânicos e bebidas não alcoólicas gratuitas. Além disso, os passageiros também podem acessar às salas Gol Premium Lounge (Vip), disponíveis nas áreas de embarque doméstico e internacional, garantido comodidade ao embarcar ou fazer conexões no aeroporto internacional de São Paulo.

 

https://www.panrotas.com.br/aviacao/novas-rotas/2018/08/gol-lanca-rota-ligando-guarulhos-sp-a-caxias-do-sul-rs_157589.html

 

Que bela conquista para Caxias do Sul. Até o momento, a cidade é ligada diretamente a quais aeroportos?

Link to post
Share on other sites

Que bela conquista para Caxias do Sul. Até o momento, a cidade é ligada diretamente a quais aeroportos?

 

A oferta é muito pequena visto a importância econômica e turística da região. Atualmente são 2 CGH-CXJ diários da G3 (de 73G) e 1 VCP-CXJ diário da AD (de E195). Esse novo voo da G3 representa um incremento de 25% de assentos para a cidade.

 

Boa parte da demanda lazer migra para POA, que com mais competição consegue manter tarifas mais competitivas e oferta direta para múltiplos destinos no país.

Link to post
Share on other sites

Nada muito excepcional. Bem provável que AD caia fora.

 

CGH-CXJ-CGH

G3 6M18 61.555 pax média 340 pax/dia como ela faz +/- 100 voos por mês (ida+ volta) o LF médio foi de 73,2%.

6M17 60.639 335 98 74,6%

+1,5%

 

VCP-CXJ-VCP

AD 6M18 22.356 124 +/- 47 68,6%

6M17 26.243 145 50 74,4%

-14,8%

Edited by TheJoker
Link to post
Share on other sites

Agradeço a oportunidade de conexão a voos internacionais saindo de GRU sem precisar descer a serra até POA.

  • Like 3
Link to post
Share on other sites

Nada muito excepcional. Bem provável que AD caia fora.

 

CGH-CXJ-CGH

G3 6M18 61.555 pax média 340 pax/dia como ela faz +/- 100 voos por mês (ida+ volta) o LF médio foi de 73,2%.

6M17 60.639 335 98 74,6%

+1,5%

 

VCP-CXJ-VCP

AD 6M18 22.356 124 +/- 47 68,6%

6M17 26.243 145 50 74,4%

-14,8%

 

Seria esse LF suficiente para cair fora? O da G3 é semelhante

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Nada muito excepcional. Bem provável que AD caia fora.

 

CGH-CXJ-CGH

G3 6M18 61.555 pax média 340 pax/dia como ela faz +/- 100 voos por mês (ida+ volta) o LF médio foi de 73,2%.

6M17 60.639 335 98 74,6%

+1,5%

 

VCP-CXJ-VCP

AD 6M18 22.356 124 +/- 47 68,6%

6M17 26.243 145 50 74,4%

-14,8%

Para a G3 pelo menos deve ser um yield melhor do que POA, que pode compensar o LF mais baixo. Pesquisas para uma mesma data randômicas em novembro nos sites das companhias:

CGH-CXJ-CGH ida e volta: R$ 539,62

GRU-CXJ-GRU: R$ 473,29

CGH-POA-CGH: R$ 320,85

GRU-POA-GRU: R$ 260,00

 

VCP-CXJ-VCP R$ 657,47

VCP-POA-VCP R$ 770,68 (dá para entender pq meus conhecidos de VCP e região estão voltando a embarcar mais em GRU)

Link to post
Share on other sites

 

Seria esse LF suficiente para cair fora? O da G3 é semelhante

 

O LF da AD é 4.6 pp mais baixo, e o movimento dela decresce, então conexões não é o forte de CXJ.

 

Olhando um período maior,

 

G3 jan-jun16 56.363 pax jul-dez16 71.783

jan-jun17 60.639 +7,6% jul-dez17 72.720 +1,3% +937 pax

jan-jun18 61.555 +1,5%

 

AD jan-jun16 24.523 jul-dez16 25.121

jan-jun17 26.152 +6,6% jul-dez17 24.825 -1,2% -296 pax

jan-jun18 22.523 -13,9%

 

O&D jan-jun16 80.886 jul-dez16 96.904

jan-jun17 86.791 +7,3% jul-dez17 97.545 +0,7%

jan-jun18 84.078 -3,1%

 

E não dá pra dizer que G3 está roubando mercado de AD, porque enquanto G3 carregou +916 pax no 1º semestre, AD perdeu 3.629.

Link to post
Share on other sites
HG31277 04NOV10FEB 0000007 13873G CXJCXJ1535 J

HG31277 05NOV11FEB 1000000 18673H CXJCXJ1550 J

HG31277 07NOV15FEB 0030500 13873G CXJCXJ1550 J

HG31277 08NOV14FEB 0004000 18673H CXJCXJ1550 J


786 assentos por semana x 2 / 7, média 224 assentos dia, dá pra acomodar os pax da AD, com sobra.
Link to post
Share on other sites

É fato que o produto GOL é muito superior aqui pois atende a demanda corporativa da região no destino CGH lembrando que a serra gaúcha é um polo metal mecânico. E VCP-CXJ é uma rota para conexoes sem muito mercado corporativo a utilizando.

 

Não consigo lembrar exatamente o período mas a AD já utilizou 2 voos diários para VCP e um sazonal de ATR para FLN ás terças-feiras e sábados na alta demanda.

 

Outro fato bem lembrado é que as tarifas da AD geralmente são mais elevadas.

 

E o pessoal que busca tarifas realmente baixas prefere dirigir 130 km e ir a POA.

 

Uma coisa interessante acontece em CXJ: muita gente não adquire passagens saindo ou chegando daqji de jeito nenhum no inverno com medo de cancelamento dos devido a neblina já emitindo direto de POA. Uma vez saiu num jornal local o índice de cancelamentos e era pequeno não justificando tal atitude mas observo que a administração do aeroporto nada faz para explicar isso para a população.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

A influência de POA sobre a demanda de CXJ é a mesma que CWB exerce sobre JOI.

Muitos joinvillenses preferem utilizar-se da grande variedade de horários e destinos do Afonso Pena, que dista apenas 110 km.

Link to post
Share on other sites

Precisava dar um jeito naquele terminal de CXJ, tem uma área no piso superior muito boa sem nada, enquanto os balcões de Check-in ficam naquele aperto no piso inferior, sem falar no aspecto "anos 70".

Link to post
Share on other sites

Precisava dar um jeito naquele terminal de CXJ, tem uma área no piso superior muito boa sem nada, enquanto os balcões de Check-in ficam naquele aperto no piso inferior, sem falar no aspecto "anos 70".

Verdade. Quando eu digo que a administração do aeroporto não aparece; nem pra fazer uma campanha com a população sobre o indice de cancelamentos no inverno em relação ao mau tempo eles fazem.

Link to post
Share on other sites

Verdade. Quando eu digo que a administração do aeroporto não aparece; nem pra fazer uma campanha com a população sobre o indice de cancelamentos no inverno em relação ao mau tempo eles fazem.

Na realidade, com a atual infraestrutura, não há nada o que se fazer com relação ao mau tempo. Não sei se seria possível instalar um ILS, mas não mudaria muita coisa, pois quando fecha é 0/0.
Link to post
Share on other sites

Na realidade, com a atual infraestrutura, não há nada o que se fazer com relação ao mau tempo. Não sei se seria possível instalar um ILS, mas não mudaria muita coisa, pois quando fecha é 0/0.

Me refiro à um pensamento generalizado na população, quase uma fobia, que não se deve comprar passagens saindo e/ou chegando de CXJ no inverno e outono. A única coisa que li sobre os cancelamentos foi no jornal local que o índice seria algo como 3% ( mas fico devendo o valor correto). Portanto há uma exagero da população em relação aos cancelamentos e conheço muitas pessoas que nem cotam valores de tickets saindo de Caxias do Sul. Claramente um exagero.

 

Claro que o ILS resolveria mas quando veio o VOR já foi uma festa. Imagina o horror que era antes. Pobres tripulações pousar a serra, à noite e com neblina.

Link to post
Share on other sites

Lembro de um B735 da Rio-sul que ficou 3 dias seguidos sem conseguir sair de CXJ por conta de neblina.

 

Realmente, o inverno lá é capaz de proporcionar uma alta dose de dor de cabeça a qualquer Planejamento ou CCO...

Link to post
Share on other sites

Lembro de um B735 da Rio-sul que ficou 3 dias seguidos sem conseguir sair de CXJ por conta de neblina.

 

Realmente, o inverno lá é capaz de proporcionar uma alta dose de dor de cabeça a qualquer Planejamento ou CCO...

Postei essa foto ontem num grupo de whatsapp. Pena que aqui não consigo fazê-lo. 1994

Link to post
Share on other sites
  • 2 months later...

Ocupação bem baixa, tomara que aumente.

Obs. Faz uma falta o voo PFB-GRU da Avianca, bem que a Gol poderia fazer o mesmo que fez em CXJ em PFB.

Link to post
Share on other sites

Ocupação bem baixa, tomara que aumente.

 

Obs. Faz uma falta o voo PFB-GRU da Avianca, bem que a Gol poderia fazer o mesmo que fez em CXJ em PFB.

Faz falta um aeroporto decente em PFB (e em CXJ também).
  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade