Jump to content
Sign in to follow this  
leelatim

Latam demite 1,3 mil trabalhadores e anuncia terceirização de serviços

Recommended Posts

Me parece mais uma pérola de nossas leis...

Queria entender qual a lógica disso

Queria entender qual a lógica disso

Há algum tempo me falaram que depois de um tempo o empregado cria vínculo empregatício, e o empregador vira pai do funcionário :dente:

Ai o patrão entrava em um acordo com o funcionário, demitia-o e recontratava.

Ai veio esta lei...que acabou ferrando mais ainda o trabalhador.

Não sei se é verdade, mas já alguém com mais conhecimento pode dar uma explicação melhor.

A lógica é que, caso você tenha uma empresa com seus funcionários CLT, você não pode "forçar" uma demissão para fazê-los abrir uma empresa e então em contratar terceirizado. Por isso esse prazo estabelecido em lei. A contrapartida é esse problema que estamos vendo agora com essa demissão do pessoal de solo da LATAM. O que deveria servir para protegê-los, agora está os impedindo de serem contratados novamente.

• Like 3

18 meses é exagerado! Coisas de um país cuja melhor definição é: acampamento cigano

Não é questão de opinião distinta. O que me incomoda é, nessa questão, a desonestidade.

Difundir uma suposta "precarização" da relação de trabalho é uma ignorância tremenda, ainda mais em um fórum com razoável número de acessos.

Muito me incomoda a CANALHICE.

• Like 1

So me incomoda no sentido de curiosidade eh a LATAM ter começado por GRU seu HUB principal quiçá do grupo inteiro, quais podem ser o risco dessa mudança.? Por que não ter comecado so com GIG e outra grande base?

So me incomoda no sentido de curiosidade eh a LATAM ter começado por GRU seu HUB principal quiçá do grupo inteiro, quais podem ser o risco dessa mudança.? Por que não ter comecado so com GIG e outra grande base?

será que é pq todas as outras bases... já são terceirizadas?

Muito me incomoda a CANALHICE.

pode parecer anti-ético, imoral e até... 'canalha'.

Mas é legal. Portanto, a 'canalhice' é uma via de mão dupla. Vai ter gente achando a sua posição 'canalha' também. Isso é um foro, e o contradito vai aparecer o tempo todo.

• Like 2

Falta de respeito não combinar com a Orbital a recontratação de quem era funcionário Latam. Seria muito fácil negociar isso.

Não pode. A Reforma Trabalhista trouxe uma importante previsão de que o empregado demitido não pode ser recontratado como terceirizado dentro do prazo de 18 meses após o seu desligamento. Caso contrário, o vínculo de emprego é reconhecido com a empresa tomadora, no qual anteriormente era contratado com carteira assinada, reconhecendo, ainda a unicidade contratual, ou seja, é como se o empregado nunca tivesse deixado de trabalhar para a empresa, recebendo, assim, as verbas trabalhistas por todo o período, tais como, férias, 13º salário, FGTS, aviso prévio, dentre outras.

Art. 5o-D. O empregado que for demitido não poderá prestar serviços para esta mesma empresa na qualidade de empregado de empresa prestadora de serviços antes do decurso de prazo de dezoito meses, contados a partir da demissão do empregado.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6019.htm

• Like 1

será que é pq todas as outras bases... já são terceirizadas?

pode parecer anti-ético, imoral e até... 'canalha'.

Mas é legal. Portanto, a 'canalhice' é uma via de mão dupla. Vai ter gente achando a sua posição 'canalha' também. Isso é um foro, e o contradito vai aparecer o tempo todo.

A "canalhice" a que me referi foi a do forista acusando-me de desonestidade (dizendo que o problema não é opinião distinta, mas a desonestidade).

Talvez o problema seja dificuldade de interpretação de texto. Pode ser...

Um usuário expulso do FCR, o tópico já não tem mais nada a acrescentar.

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

• Create New...

Important Information