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Gol lança autoatendimento para despacho de bagagens no GIG


TheJoker

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24/08/2018

Marina Marcondes

 

A Gol está lançando uma nova tecnologia de autoatendimento de bagagem para acelerar a experiência no Galeão. Agora, passageiros da companhia aérea podem usar o Scan & Fly, da empresa de infraestrutura Sita, para fazer o check-in e despachar em suas malas em operações domésticas do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Em breve, o serviço estará disponível no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

“O autoatendimento é importante porque melhora a experiência do cliente e ajuda a agilizar nossas operações. A tecnologia self bag-drop da Sita fornece o que procuramos — é rápido, confiável e fácil de usar”, afirmou o vice-presidente de Operações da Gol, Sergio Quito.

Usando a tecnologia, os passageiros poderão despachar a bagagem em apenas 40 segundos, o que diminui em 50% o tempo de espera dos mesmos na fila. Além das próprias unidades, a Sita também prestou consultoria para desenvolver os processos otimizados em ambos os aeroportos, integrando a solução nas infraestruturas das companhias aéreas e aeroportos.

“Nosso objetivo é usar a tecnologia para melhorar a experiência do passageiro e tornar as operações aéreas e aeroportuárias mais eficientes. Nossa solução self bag-drop faz exatamente isso. Estamos orgulhosos de ter a Gol como a primeira companhia aérea a adotar essa tecnologia na América Latina”, destacou o vice-presidente da Sita para América Latina, Elbson Quadros.

 

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https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/08/gol-lanca-autoatendimento-para-despacho-de-bagagens-no-gig_158204.html

 

 

 

Como funciona

O cliente faz o check-in nos totens convencionais e imprime sua etiqueta de bagagem. Quem fez o check-in em casa, ou no celular, pode imprimir a etiqueta de bagagem no totem. Em seguida, no guichê “bagagem expressa”, nas posições D03, D04, D05 e D06 do Galeão, o cliente coloca a bagagem sobre a esteira, escaneia o cartão de embarque, depois a etiqueta de bagagem, e confirma que colocou a etiqueta na mala. Em seguida, a bagagem segue na esteira e o cliente recebe o recibo do despacho.

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A bagagem será etiquetada até o destino final. Cada cliente pode despachar quantas malas tiver direito ou tiver contratado.

Quem tiver bagagem acima do peso ou fora das especificações será orientado pela máquina a procurar o atendimento convencional.

A GOL informou que terá funcionários auxiliando os passageiros no início da operação do novo sistema. E, claro, o atendimento convencional continuará disponível para os clientes que desejarem.

O primeiro cliente da GOL a utilizar o serviço foi Robert Ferraz, gerente de uma empresa de serviços que estava viajando com o filho para Aracaju.

primeiro-pax-gol-gig-bagagem-800x1067.jp

http://www.melhoresdestinos.com.br/gol-novo-sistema-bagagem-automatizado.html

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Brasileiro realmente é muito criativo, eu nunca vi coisa semelhante em nenhum aeroporto do mundo. :lol:

 

Enquanto isso, a DL gastou $600 mil em quatro máquinas SBD com biometria.

 

 

BioBagDrop.jpeg

 

https://news.delta.com/delta-plans-biometric-based-self-service-bag-drop

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Brasileiro realmente é muito criativo, eu nunca vi coisa semelhante em nenhum aeroporto do mundo. :lol:

 

Enquanto isso, a DL gastou $600 mil em quatro máquinas SBD com biometria.

 

 

BioBagDrop.jpeg

 

https://news.delta.com/delta-plans-biometric-based-self-service-bag-drop

 

Usei uma máquina igual esta no T4 de Changi.

Bem eficiente!

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Usei uma máquina igual esta no T4 de Changi.

Bem eficiente!

Em AMS Já tem há tempos e agora inauguraram em LIS.

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Fiquei sabendo de pessoas já dando um jeitinho pra não pagar excesso. Pezinho na balança até os 23kg.
Será que o povo BR vai levar a sério esse esquema "self service"?

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  • 1 month later...

Meus prezados

A Infraero chegou a anunciar em maio a implantação do mesmo sistema em sete terminais que administra: Recife (PE), Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Belém (PA), Goiânia (GO) e Maceió (AL), começando pelo aeroporto da capital pernambucana. O equipamento seria compartilhado pelas companhias aéreas que atuam em cada terminal.

Mas a empresa afirmou em nota que, apesar de “estar preparada para a implantação da solução de autodespacho de bagagem”, ela está suspensa temporariamente por uma liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região a favor do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).

Fonte: Folhapress via Paranáportal 1 set 2018

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