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Embraer vende antigo caça Hunter que era usado como avião paquera

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Embraer vende antigo caça Hunter que era usado como avião paquera
Embraer_Hunter.jpg
Terminou neste mês a relação entre a Embraer e seu “avião-paquera”, um raro caça Hawker Hunter T72. O antigo caça com matrícula civil (PP-XHH) foi vendido à Hawker Hunter Aviation, empresa do Reino Unido que oferece serviços terceirizados de treinamento e avaliações para forças armadas. O valor da negociação não foi divulgado.
Aviões paquera, também chamados de “chase planes” (“aviões de perseguição”, em inglês), são utilizados por fabricantes para acompanhar voos de testes com protótipos, prestando suporte visual ou fazendo registros fotográficos do voo. Aeronaves desse tipo também servem como alvos aéreos
A fabricante adquiriu o Hunter para essa função em 2001. Antes de ser operado pela empresa brasileira, o caça pertenceu a força aérea do Chile, que voou com o modelo em questão entre 1971 e 1995. O avião paquera ficava baseado na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
O Hunter é considerado um dos aviões de combate mais bonitos de todos os tempos. A aeronave desenvolvida pela extinta Hawker Siddeley voou pela primeira em 1951 e sucedeu a primeira geração de caças britânicos, composta pelos modelos Gloster Meteor e o de Havilland Venom. Em mais de 20 anos de produção foram entregues quase 2.000 caças, que voaram com mais de 20 forças aéreas, algumas até o final da década de 1990.
Aviões paquera
Outra fabricante que usa uma antiga aeronave militar como avião paquera é a Boeing, que opera dois Lockheed Martin T-33, jato também desenvolvido na década de 1950. A Airbus, por sua vez, é mais comedida nesse assunto e emprega um jato executivo Hawker 800 nessa função.
Fonte: Thiago Vinholes para site Airway via CECOMSAER 8 SET 2018
Este tipo de aeronave está associada a um episódio triste para a FAB, pois foi em uma aeronave deste tipo, da FA Chile, que faleceu um comandante do 1° GAv Caça.
http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/121896-historia-o-ultimo-voo-do-tencelav-piragibe-fleury-curado/?hl=%2Bhawker+%2Bhunter

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nunca entendi pq a Embraer optou por essa aeronave em vez de um Xavante (in house).

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nunca entendi pq a Embraer optou por essa aeronave em vez de um Xavante (in house).

Disponibilidade.

 

É o mesmo caso da Boeing com os T-33.

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Dizem que o Hunter foi adquirido por um bom preço, e com farta quantidade de sobressalentes.

Só que depois destes anos ficou caro de manter e operar.

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Qual vai ser o aviao paquera agora?

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Qual vai ser o avião paquera agora?

Talvez a Embraer dê uma chance a uma própria aeronave - Phenom 100.

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Meus prezados

Testes de motores Hawker Hunter XE688.
Esta semana, a Hawker Hunter Aviation Ltd. (HHAL) da RAF Scampton (Reino Unido) realizou os primeiros testes do motor Rolls Royce Avon do Hunter T72 prefixo XE688, ainda nas cores do antigo operador.
Ele chegou em Scampton em 5 de setembro de 2018 procedente do Brasil, onde era usado como "avião paquera" pela Embraer (PP-XHH). Nota-se que nos testes de motor, ele ainda ostenta a pintura do fabricante brasileiro.

A história da aeronave é obscura: o XE688 foi construído como um modelo F4 com o número de série XE704 (número da construção HABL-003035). Por motivos desconhecidos, a plaqueta do serial localizada no compartimento do trem de nariz é a da Força Aérea do Chile, série J-736 cujo o número de construção seria HABL-003031. Esta aeronave chilena também foi originalmente construída como modelo F4 e alocou o XE688 serial.

No entanto, os registros mostram que o XE688 foi baixado em 1957. Pensa-se que a seção frontal da fuselagem/nariz do XE688 original foi usada para converter a aeronave em um T72 e a plaqueta do serial nunca foi alterada.
Fonte: Revisão do Airshow no Reino Unido
Crédito da foto: Tony Richards
https://www.facebook.com/Scramblemagazi ... =3&theater

 

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