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diasfly

Aeroporto da Pampulha é autorizado a receber jatos A320 e 737-800

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Foram publicadas ontem, no Diário Oficial da União, as portarias 2.773 e 2.829 da ANAC que permitem a operação de aeronaves da categoria 4C no Aeroporto da Pampulha. Com a publicação, o aeroporto mineiro pode voltar a receber as aeronaves Airbus A319 e A320, e o Boeing 737-800.

 

patio-plu-pampulha.jpg

 

As portarias vêm após requisições da Infraero para a volta da operação dos jatos de grande porte no aeroporto. Anteriormente eram permitidas apenas operações de aeronaves com menos de 70 assentos e, a partir de 2017, a restrição foi alterada para aeronave da categoria 3C ou inferior (A318, 737-700).

 

Esta alteração, porém, não muda a situação do aeroporto: uma outra portaria em vigor, do Ministério dos Transportes, que limita os voos comerciais regulares na Pampulha à realizarem uma escala em um aeroporto regional antes de seguir para um aeroporto grande, não traz viabilidade econômica para as empresas aéreas.

 

Outro fator é que a nova portaria da ANAC limita as operações dos jatos 4C à condições de voo visual (VMC). A regra VMC determina que o teto (base de nuvens) deve estar a 1500 pés de altura ou superior e com visibilidade horizontal de 5km ou mais. É difícil verificar a manutenção destas condições nas chuvas de dezembro e janeiro na capital mineira.

 

Adicionalmente, é proibido o pouso de jatos pela cabeceira 31 (oposta à lagoa), e na cabeceira 13 (da lagoa) existe apenas o procedimentos de pouso por instrumento de não precisão LOC (localizer). Com a falha deste, o pouso IFR fica inviabilizado. Ou seja, a viabilidade operacional é bastante prejudicada, já que em qualquer chuva ou inversão de cabeceira o voo teria que alternar ou ser cancelado.

 

http://www.aeroin.net/pampulha-autorizado-jatos-a320-737-800/

______________________________

 

Eu acredito que essa liberação tem a ver puramente com a intenção da Azul de realizar a manutenção dos A320neo em PLU.

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Qual a lógica disto:

 

...uma outra portaria em vigor, do Ministério dos Transportes, que limita os voos comerciais regulares na Pampulha à realizarem uma escala em um aeroporto regional antes de seguir para um aeroporto grande...

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É como eu disse, acredito que esta liberação nada tem a ver com operações comerciais, ta mais com cara de ser um jeito de viabilizar a manutenção da Azul em PLU a trabalhar nos A320neo da empresa. Não teria como fazer tais manutenções se as aeronaves não pudessem pousar no aeroporto.

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Qual a lógica disto:

 

...uma outra portaria em vigor, do Ministério dos Transportes, que limita os voos comerciais regulares na Pampulha à realizarem uma escala em um aeroporto regional antes de seguir para um aeroporto grande...

Lembra a época entre fim dos anos 90 e início dos anos 2000 que voos de CGH para locais como POA eram obrigados a fazer uma escala regional. A Rio-Sul tinha CGH-CXJ-POA e CGH-NVT-POA, e a Gol quando iniciou em 2001 fazia CGH-FLN-POA e CGH-CWB-POA.

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É como eu disse, acredito que esta liberação nada tem a ver com operações comerciais, ta mais com cara de ser um jeito de viabilizar a manutenção da Azul em PLU a trabalhar nos A320neo da empresa. Não teria como fazer tais manutenções se as aeronaves não pudessem pousar no aeroporto.

Pra fazer manutenção não tinha problema, essa certificação vale pros voos regulares apenas.

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Mas as operações até onde eu sabia eram restritas à aeronaves A318 e 737-700, isso englobando todas as operações, inclusive por isso que até hoje a Azul tinha que ficar mandando os neos dela pra fazer manutenção no GIG. Claro, isso é o que eu entendi da situação anterior, posso estar enganado, mas ainda acredito que era o caso.

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Pra fazer manutenção não tinha problema, essa certificação vale pros voos regulares apenas.

Também estranhei isso... eu mesmo já vi os A320neo umas duas ou três vezes parados no hangar da Azul na Pampulha.

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Mas as operações até onde eu sabia eram restritas à aeronaves A318 e 737-700, isso englobando todas as operações, inclusive por isso que até hoje a Azul tinha que ficar mandando os neos dela pra fazer manutenção no GIG. Claro, isso é o que eu entendi da situação anterior, posso estar enganado, mas ainda acredito que era o caso.

 

Nada a ver, a GOL ja meteu 737-800 em fretamento da CBF em PLU quando a portaria limitava operações REGULARES a aviões menores. voo de manutenção não tem nadica a ver com voo regular, é um traslado, onde nem comissário tem! A ida para o GIG era por outra conveniência da empresa. Quando a TRIP operava em PLU e a ANAC barrou até o ATR72, os E175, E190 e ATR72 iam a PLU só para manutenção.

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SLOTS distribuídos pela Anac (W18). Somente 4 pares para AD, G3, LA, e O6.

 

AD2227 28OCT30MAR 1234567 106E90 VIXVIX2145 J

HAD2252 28OCT30MAR 1234567 106E90 VIXVIX0740 J

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H AD2363 28OCT30MAR 1234567 106E90 1825GYNGYN J

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H AD2443 29OCT30MAR 1234560 106E90 0930VIXVIX J

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Não entendi. Os voos regulares para fora de MG foram autorizados novamente?

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Se o TCU liberar os voos, Pampulha volta com tudo. A ANAC só está esperando o ok do Tribunal

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Esses slots já constam no sistema desde o inicio do ano.

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Li em algum lugar que o CIAAR já vai ser transferido mesmo pra Lagoa Santa e o espaço entregue à Infraero. Confere?

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Eu também lembro de ter lido algo parecido há alguns meses. Parece que vão fazer um estacionamento e algum tipo de ampliação do SBBH na área do CIAAR.

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