Jump to content
Sign in to follow this  
ptmzq

Tripulação esquece de pressurizar cabine em voo na Índia

Recommended Posts

2018-09-20t151943z-1316017683-rc1452d7c5

Máscaras de oxigênio são liberadas após uma queda de pressão na cabine em voo da Jet Airways, em Mumbai, na Índia, na quinta-feira (20) — Foto: Melissa Tixiera via Reuters

Um avião da companhia aérea indiana Jet Airways foi forçado nesta quinta-feira (20) a retornar ao aeroporto de origem minutos depois da decolagem após a tripulação ter esquecido de ligar o sistema automático de pressurização da cabine. O voo fazia a rota entre Mumbai e Jaipur, na Índia.

Por causa da súbita perda de pressão na cabine momentos depois da decolagem, mais de 30 passageiros começaram a apresentar sangramentos nas orelhas e narizes e tiveram que receber tratamento médico após a aeronave retornar a Mumbai. Cinco pessoas apresentaram leve surdez e foram levadas a um hospital.

A empresa aérea afirmou que o incidente ocorreu depois de os pilotos falharem em pressurizar a cabine do avião. A tripulação do voo "foi afastada das tarefas programadas e aguarda a investigação", diz a empresa na nota, acrescentando que cooperará totalmente com a agência reguladora de aviação da Índia na apuração do incidente.

O Boeing 737-800, que transportava 166 passageiros e cinco tripulantes, atingiu a altitude de 3.350 metros antes de retornar a Mumbai. Fotos e vídeos feitos pelos passageiros a bordo logo chegaram às redes sociais. "Situação de pânico devido a uma falha técnica no @jetairways 9W 0697 indo de Mumbai para Jaipur", tuitou Darshak Hathi.

Outro passageiro disse à rede de notícias NDTV, da Índia, que o piloto não fez nenhum anúncio, exceto para afirmar que o voo estava retornando para Mumbai: "Eu estava na classe executiva e a máscara de oxigênio caiu de repente."

O incidente é o mais recente de uma série de constrangimentos para Jet Airways, e vem no momento em que a empresa está lutando para cortar custos e se vê envolvida numa disputa salarial com seus funcionários.

A companhia, que pertence parcialmente à Etihad Airways, anunciou neste verão europeu que sofreu prejuízo de cerca de US$ 190 milhões no trimestre de abril a junho. Em janeiro, dois pilotos receberam punição por brigar e deixar o cockpit durante o voo entre Mumbai e Londres.

Problemas de pressurização em uma aeronave podem ser fatais. Em 2005, um avião da companhia cipriota Helios Airways, que saiu de Larnaca, no Chipre, com destino à Praga, na República Tcheca, foi perdendo oxigênio à medida que subia de altitude até todos os ocupantes, com exceção de dois, ficarem inconscientes. O avião se chocou contra uma montanha a 40 quilômetros de Atenas, matando todos os 121 ocupantes.

Pra mim ainda não consegue ser mais absurdo do que aquele voo que os pilotos ficaram quebrando a cabeça pra entender uma vibração estranha e depois viram QUE ESQUECERAM DE RECOLHER O TREM DE POUSO.

A Índia meus amigos...

Edited by A350XWB
  • Like 5

Não rola um alerta na cabine?

Claro que rola, mas como disse o amigo ali em cima: "A Índia meus amigos..."

Pra mim ainda não consegue ser mais absurdo do que aquele voo que os pilotos ficaram quebrando a cabeça pra entender uma vibração estranha e depois viram QUE ESQUECERAM DE RECOLHER O TREM DE POUSO.

A Índia meus amigos...

Será que esse pessoal anda dormindo o suficiente?

• Like 2

Não rola um alerta na cabine?

Tem sim. Quando a altitude da cabine fica elevada, ao menos no 737, uma luz fica acesa no overhead panel, seguida de um alarme sonoro e acendimento da Master Warning.

Não sei quanto ao 777, mas creio que deve ser algo semelhante por conta da filosofia da Boeing .

• Like 1

Deveriam colocar a aviação indiana em Category III, estão abusando da sorte.

Lembre de por na conta um certo país da América Central que teve um incidente recente com perda do equipamento.

Rumores da turma lá gostar de uma bebidinha...

Lembre de por na conta um certo país da América Central que teve um incidente recente com perda do equipamento.

Améroca Central?

Acho que ta falando do Ejet da AM, não? Disseram por aqui que houve boatos que a alcoolemia dos tripulantes estava alterada.

Acredito que esteja se referindo ao acidente em Cuba.

Mas a aeronave e tripulação eram mexicanas!

Apenas quis esclarecer, pois se for o México, fica na América do Norte.

• Like 5

Neste caso José (seja em Cuba ou México), eu vejo mais como exceções do que regra.

Já a Índia, é diversos incidentes por coisas bizarras: pilotos que brigam no ar, que esquecem trem de pouso, de pressurizar a cabine, etc. etc.

Eles estão abusando da sorte. E o pior que isso é a forma de operação do país como um todo, não só aéreo.

2018-09-20t151943z-1316017683-rc1452d7c5

Máscaras de oxigênio são liberadas após uma queda de pressão na cabine em voo da Jet Airways, em Mumbai, na Índia, na quinta-feira (20) — Foto: Melissa Tixiera via Reuters

Um avião da companhia aérea indiana Jet Airways foi forçado nesta quinta-feira (20) a retornar ao aeroporto de origem minutos depois da decolagem após a tripulação ter esquecido de ligar o sistema automático de pressurização da cabine. O voo fazia a rota entre Mumbai e Jaipur, na Índia.

Meus prezados

https://twitter.com/twitter/statuses/1042588121634951170

Edited by jambock

Neste caso José (seja em Cuba ou México), eu vejo mais como exceções do que regra.

Já a Índia, é diversos incidentes por coisas bizarras: pilotos que brigam no ar, que esquecem trem de pouso, de pressurizar a cabine, etc. etc.

Eles estão abusando da sorte. E o pior que isso é a forma de operação do país como um todo, não só aéreo.

A referência foi ao México, troquei as bolas nas Américas do Norte com Central.

• Like 1

Alguns anos atrás, teve aquele caso de um 777 que perdeu 6000FT porque descobriram que um deles estava concentrado no tablet e não muito nos parâmetros de vôo... Discutimos aqui no FCR também...

Welcome to India!

Se vocês convivessem com indianos todos os dias veriam que o que acontece lá é até pouco perto do que poderia acontecer.

Welcome to India!

Se vocês convivessem com indianos todos os dias veriam que o que acontece lá é até pouco perto do que poderia acontecer.

Já me falaram que é bem por ai. Não só em aviação, mas em todos os aspectos.

Já me falaram que é bem por ai. Não só em aviação, mas em todos os aspectos.

Sim, todos os aspectos, o que ocorre na aviação é apenas um reflexo do resto.

Adoram um papel, burocracia monstruosa pra manter a máquina de empregos rodando, mas na hora do vamos ver, se mudar a cor do capim todo mundo morre de fome.

Meus prezados

Que eu saiba a trip tem que fazer duas checagens: uma antes do backtrack e outra na cabeceira da pista antes da decolagem. Em que momento o controle da pressurização é feito?

Meus prezados

Que eu saiba a trip tem que fazer duas checagens: uma antes do backtrack e outra na cabeceira da pista antes da decolagem. Em que momento o controle da pressurização é feito?

No 737 faz no prefilght checklist

• Like 1

No 737 faz no prefilght checklist

Pressurização é checada no B737:

- Preflight;

- Before taxi;

- After take-off;

- 10.000ft checks

Para chegar na situação das mascaras caírem, todos estes cheques não foram propriamente feitos.

• Like 1

Pressurização é checada no B737:

- Preflight;

- Before taxi;

- After take-off;

- 10.000ft checks

Para chegar na situação das mascaras caírem, todos estes cheques não foram propriamente feitos.

Nossa, muito desleixo por parte da tripulação então

Eu gostaria muito de ler o resultado final da investigação.
Uma coisa me deixou encucado. Muita gente teve sangramento no nariz e ouvido. Nunca ouvi falar de avião que não pressuriza e pessoas têm sangramentos. As pessoas perdem a consciência etc, mas sangramentos? Seria novidade, ao menos para mim.
Me parece que algo muito mais estranho aconteceu. Eles perderam a pressurização de forma abrupta. É a única maneira que consigo para explicar os sangramentos em tanta gente assim.

• Like 1