Jump to content

Incident: LATAM A321 at Sao Paulo on Sep 26th 2018, landed on wrong runway


gusdalcolmo

Recommended Posts

Do AvHerald: http://avherald.com/h?article=4be5a587&opt=2048

 

Incident: LATAM A321 at Sao Paulo on Sep 26th 2018, landed on wrong runway

By Simon Hradecky, created Sunday, Sep 30th 2018 13:56Z, last updated Sunday, Sep 30th 2018 14:04Z

A LATAM Brasil Airbus A321-200, registration PT-MXH performing flight JJ-4627 from Fortaleza,CE to Sao Paulo Guarulhos,SP (Brazil) with 184 passengers and 8 crew, was cleared to land on Guarulhos' runway 27L, however, touched down on runway 27R and rolled out without further incident. The aircraft taxied to the apron.

The airline confirmed the occurrence and advised an investigation by authorities is in progress.

Brazil's CENIPA reported the aircraft landed on runway 27R although having been cleared to land on runway 27L. The occurrence was rated a serious incident and is being investigated.

Metars:
SBGR 261700Z 31010KT CAVOK 32/17 Q1013=
SBGR 261600Z 32009KT CAVOK 32/18 Q1014=
SBGR 261500Z 34008KT CAVOK 31/18 Q1015=
SBGR 261400Z 06004KT CAVOK 28/20 Q1016=
SBGR 261300Z 08005KT CAVOK 24/19 Q1017=
SBGR 261200Z 06008KT 9999 SCT009 21/18 Q1017=

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 84
  • Created
  • Last Reply

Cacetada... Para leigos é quase impensável que ainda possam ocorrer acidentes como esse com tanto Safety.

 

É a velha história do lençol. Cobre aqui, descobre lá...

 

O pessoal ainda esquece que não adianta "tanto safety", não adianta um monte de coisas, se o cara na boléia estiver CANSADO!!!

 

A Safety Culture atingiu todos os setores das empresas, mas existe um setor que é lacrado e intocável, e que pode colocar tudo a perder: Escala.

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa que colabora muito para esse tipo de erro é o comandante entrar no "modo automático" e fazer o de sempre quando a torre instruí algo fora do comum.

 

Como o colega falou acima, o cansaço costuma causar isso.

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa que colabora muito para esse tipo de erro é o comandante entrar no "modo automático" e fazer o de sempre quando a torre instruí algo fora do comum.

 

Como o colega falou acima, o cansaço costuma causar isso.

Mas o modo automático em GRU operando pela 27 não é pousar na 27L e decolar da 27R?
Link to comment
Share on other sites

O que manda lembrancas e o bom senso de julgar sem saber o que aconteceu ou todos os fatos....

 

Aproveitando, o coorporativismo também manda lembranças...

Link to comment
Share on other sites

 

Falando nisso, GRU opera com as pistas em simultâneo?

Não opera, mas frequentemente uma aeronave já está alinhada em uma das pistas aguardando o pouso de outra na pista ao lado.

 

Minha dúvida é se estavam realizando o ILS para a 27L e realizaram Side Step para a 27R ou se estavam aproximando visual.

Link to comment
Share on other sites

 

É a velha história do lençol. Cobre aqui, descobre lá...

 

O pessoal ainda esquece que não adianta "tanto safety", não adianta um monte de coisas, se o cara na boléia estiver CANSADO!!!

 

A Safety Culture atingiu todos os setores das empresas, mas existe um setor que é lacrado e intocável, e que pode colocar tudo a perder: Escala.

Ah a escala, a toda poderosa, aquela que pode tudo, inclusive botar a vida alheia em risco. E se der #####, a responsabilidade é do tripulante, você que devia ter reportado a fadiga. Fazer predição de fadiga na confecção da escala? Isso é coisa de outro planeta.

Link to comment
Share on other sites

Mais importante do que ver o METAR do momento, pra mim, é a escala dos últimos 5 dias...

 

 

E respondendo: se a pista não estivesse livre eles provavelmente veriam e arremeteriam a pista livre, no caso, os impediu de perceber o mau julgamento.

 

Grave é importante ver o que ocorreu, vamos acompanhar.

 

Enquanto isso nos deliciamos com um monte de gente que nunca deu start num avião queimando os aviadores em praça pública.

 

Como disse um candidato dia desses A democracia uma delicia mas tem certos custos

Link to comment
Share on other sites

Um adendo: comando gente finíssima, com experiência tendo voado Fokker, copilo e safety inexperientes também com fadiga. Madrugadas e perdias seguidos. É a realidade atual cada vêz mais cruél.

Como disse um colega um pouco antes, mais importante que o metar é a escala dos últimos 5 ou 6 dias, mesmo com todos os avanços contra sequências de madrugada na regulamentação as empresas dão um jeito de burlar a regra e entubar de forma legal programações que não dão oportunidade de sono pro tripulante. Transferem pra gente a responsabilidade de identificar a fadiga, mas nem sempre isso é possível. As vezes você acha que tá bem, mas tá exausto. E aí, o erro acontece. E melhor, se você identifica a fadiga, pede pra sair da programação mas o povo do safety acha que sua programação não se encaixa naquilo que eles acham que é fadiga, você ainda sofre punição.

Link to comment
Share on other sites

Como disse um colega um pouco antes, mais importante que o metar é a escala dos últimos 5 ou 6 dias, mesmo com todos os avanços contra sequências de madrugada na regulamentação as empresas dão um jeito de burlar a regra e entubar de forma legal programações que não dão oportunidade de sono pro tripulante. Transferem pra gente a responsabilidade de identificar a fadiga, mas nem sempre isso é possível. As vezes você acha que tá bem, mas tá exausto. E aí, o erro acontece. E melhor, se você identifica a fadiga, pede pra sair da programação mas o povo do safety acha que sua programação não se encaixa naquilo que eles acham que é fadiga, você ainda sofre punição.

Muito bem observado

Link to comment
Share on other sites

Ah a escala, a toda poderosa, aquela que pode tudo, inclusive botar a vida alheia em risco. E se der ######, a responsabilidade é do tripulante, você que devia ter reportado a fadiga. Fazer predição de fadiga na confecção da escala? Isso é coisa de outro planeta.

Também existe a máxima da escala quando ela analisa seu reporte de fadiga.

Sua escala é imoral, porém ela é legal.

Link to comment
Share on other sites

Calma gente.

Brasil tem a melhor regulamentação do planeta.

Imagine a putaria que era antes da atual regulamentação, com a atual já entubam sequência de madrugadas, antes era um Deus nos acuda.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade